Acabamos de revisar a respeito dos conteúdos do sexto ano do Ensino Fundamental, inclusive estudamos o período medieval e as consequências do Feudalismo na Europa Ocidental; daremos continuidade neste estudo, terminando o período medieval e iniciando o contexto moderno, ou seja, as mudanças em torno da transição do Feudalismo e a consolidação do sistema Capitalista.
Esta transição levará em torno de trezentos anos, até a implantação definitiva do capitalismo. As fases deste sistema econômico e as mudanças (politicas, sociais, religiosas e culturais) vão efetivar novos focos, sobretudo na economia, tanto na Europa como em outras partes do mundo (elas também serão estudadas), sempre na perspectiva observar-se os avanços e recuos.
Essa é uma boa imagem para perceber um recuo (ERRO) encontrado na História do Brasil.
No período moderno, temos as mudanças sociais. Um grupo chama atenção, pois dentro do Feudalismo se desponta; são os habitantes dos burgos vindos do comércio. Os habitantes destes locais lutam pelas Cartas de Franquias e surgem às primeiras cidades, seus moradores eram chamados de burgueses. Estes irão lutar pelo fim das interferências da Igreja e dos nobres. Será um grupo que terá muita interferência na História Moderna.
Outro movimento é o Renascimento, primeiro movimento moderno que muda a mentalidade e o homem passa a ser condutor de sua própria história, sem intervenção da Igreja. Os inúmeros nomes de artísticas, escritores e intelectuais deste movimento, contribuíram para que os resquícios medievais fossem colocados em xeque.
No contexto religioso a Reforma Religiosa abalou as estruturas de poder, sobretudo da Igreja Católica, que NÃO fica calada frente aos avanços reformistas; reis e grupos sociais passam a ter interesse nesta Reforma, mas sempre focados na questão do poder.
O surgimento de dinastias com o surgimento do Absolutismo, bem como a criação dos Estados Modernos, sistematizam nova forma de poder político e a centralização na figura do rei. No Feudalismo a figura do senhor feudal era descentralizada e o contexto moderno buscava uma centralização de poder. Os teóricos do Absolutismo escrevem para ascender à figura do rei, dentre estes se destacaram Hobbes e Bossuet.
A questão econômica, mencionada anteriormente, ligada as fases do sistema Capitalista, passando pelo comercial e mercantilista, conduzem ao advento da revolução industrial, com o capitalismo industrial e posteriormente o financeiro, permitem grandes mudanças no cenário mundial, sobretudo na Europa; mas tais transformações estão no contexto de outra fase da história com que irão configurar o mundo contemporâneo.
Estudar a história moderna é aprofundar-se no contexto histórico do Brasil, neste período os portugueses se encontram com os índios e há passamos interferência portuguesa nas terras brasileiras. Essa relação foi de exploração, uma vez que a metrópole visava apenas explorar sua colônia. Em que pese às várias revoltas que existiram no período colonial, demorou a aparecer os ideais de liberdade, mas eles irão surgir. Algo que não deve ser esquecido são dos índios e negros que no Brasil foram massacrados e continuam sendo esquecidos e desprezados.
O desafio foi lançado - estude história - mas para ser um cidadão consciente, tenha a noção que historiador (escreve a história), em muitos momentos comprometeram-se com os poderosos. Cabe aos que desejam viver em um país livre, com vontade de aprimorar seus estudos, com noção de cidadania ter vontade de ver, contar e registrar a história, onde todos têm vez e voz.
Um dia todos irão ter vez e voz e saberão o valor da LIBERDADE...
Um dia todos irão ter vez e voz e saberão o valor da LIBERDADE...
Deixe seu comentário registrado abaixo, se você for o primeiro clique em nenhum comentário, abrirá uma janela, escreva seu comentário (cuide com os erros de português) e depois clicar em publicar. Pronto seu comentário esta publicado e você receberá uma nota de participação em História. Conto com seu comentário. Obrigado. Professor Ciro. (Por favor, identifique-se, colocando seu ano escolar e a sua escola).