domingo, 18 de novembro de 2018

CRISE DE ROMA E IMPÉRIO BIZANTINO

DESAGREGAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO
A crise do Império romano foi prolongada - ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.
Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da  capital para Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império - veja o mapa acima por Teodósio. 
Germanos - Vários povos que genericamente eram chamados de 'bárbaros', pois não falavam o latim e não tinham os costumes dos romanos. Eram: alamanos, francos, godos, jutos saxões, vândalos e visigodos (entre outros) - chegaram no Império Romano entre os séculos I e IV como soldados no exército romano, como lavradores, como comerciantes ou por meio do casamento. 
Em 476 os germanos conquistaram Roma e puseram fim ao Império Romano Ocidente. Era o fim da Idade Antiga e início da Idade Média. 
O Império Romano do Oriente resistiu por mais mil anos, com o nome de Império Bizantino. 

IMPÉRIO BIZANTINO 

Este foi um extenso império que abrigava muitas línguas, mas a língua oficial era o GREGO. Ficava na entrada para o Mar Negro, entre a Europa e Ásia, passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e Ocidente. Constantinopla era conhecida como a "Porta do Oriente".
O maior imperador foi Justiniano que ligou todo o império a religião cristã, ou seja, para os bizantinos o imperador era um representante de Deus na terra. 
Era o imperador quem escolhia o patriarca (cargo mais alto da Igreja Bizantina, depois do Imperador ele tinha o cargo mais alto no império e era ele quem aconselhava o imperador.
JUSTINIANO
Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império (veja o mapa acima), conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.
Com Justiniano tinha muitos gastos, começou a cobrar impostos e a população se revoltou.
Revolta de Niké  - ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla, quando a população se colocou contra Justiniano, o povo gritou "vitória" - Niké em grego; Justiniano ameaçado fugiu, mas aconselhado por sua esposa, acabou resistindo e sufocando esta revolta.
Justiniano - criou o Código de Justiniano - Corpus Juris Civilis (;Corpo do Direito Civil), onde reuniu todas as leis romanas em um único livro.Essa obra possibilitou o conhecimento do Direito Romano e é base de vários códigos civis para muitos países ate para o Brasil.
Religiosidade bizantina - Os bizantinos eram cristãos, a religiosidade era forte, inclusive a pessoas fazia aniversário duas vezes no ano: no dia do seu nascimento e a outra no dia do santo cujo nome a pessoa adotou. Quem faltasse a missa por três domingos seguidos era expulso da Igreja.
A maior Igreja de Bizantina era a Santa Sofia (veja em outra postagem - Conhecendo o Império Bizantino). Esta Igreja foi destruída em 532 e foi reconstruída por Justiniano.
Os Ícones (imagens pintadas e esculpidas de Cristo, da Virgem Maria e dos Santos) eram muitos usados no Império Bizantinos.
Em 726, o Papa Leão XII proibiu o culto às imagens e ordenou a destruição de ícones em todo o Império Bizantino. a população reagiu aos iconoclastas (quebradores de imagem), ocorre uma guerra até que em 843 a Imperatriz Irene restabeleceu o direito de culto à imagem. 
Cisma do Oriente 
Em 1054 ocorre a primeira divisão da Igreja Cristã: a Igreja Católica Apostólica Romana - liderada pelo Papa de Roma e a Igreja Cristã Ortodoxa Grega dirigida pelo Patriarca de Constantinopla. 
Arte - expressão máxima da arte bizantina foram os mosaicos.
Mosaico bizantino retratando Justiniano e Teodora 

Após Justiniano o Império Bizantino começou a declinar, até que em 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, usaram canhão e puseram fim ao Império Bizantino. Isto marca a passagem da Idade Média para a Moderna. Não esqueça que hoje Constantinopla se chama Istambul, capital da Turquia. 
Istambul atual.. sempre Igreja de Santa Sofia (hoje é um museu) aparece... 

ATIVIDADE - Atenção alunos dos sextos anos - façam esta atividade e postem aqui para receber notas, não copie as respostas: 

1) Como ocorreu a desagregação do Império Romano e quais foram as soluções encontradas para resolver a crise neste Império?

2) Por que se afirma que Constantinopla era a porta do oriente?

3) Que ligação existe entre Justiniano e o Império Romano?

4) Observe os dois mapas que são apresentados neste conteúdo e faça uma ligação entre os dois mapas, não esqueça de observar os títulos dos mesmos. 

5) Escreva um pequeno texto, com sentido histórico, utilizando as seguintes palavras: Germanos - Roma - Papa - Patriarca - Niké - Teodora - Cisma - Istambul 



108 comentários:

  1. nome: Felipe dos santos silva
    escola: José martins flores
    serie:6 ano D

    1Rdepois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de 1R: sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.
    Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital para Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império - veja o mapa acima por Teodósio.


    2R: Constantinopla, era uma antiga colônia grega chamada Bizâncio.
    Constantinopla tinha uma localização geográfica privilegiada ficava na entrada do mar negro, entre a Europa e a Ásia, e era passagem obrigatória de importantes rotas comerciais que ligavam o oriente ao Ocidente.

    3R:conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.
    Com Justiniano tinha muitos gastos, começou a cobrar impostos e a população se revolto

    4R: degradaçao do imperio romano fala sobre como que ele começou a decair e como muitos imperador tentaram erguer o imperio de volta e nao conseguiam mapa: imperio bizantino mostra muitos estados e sobre a entradas do mar negro que mostra claramente ai

    5R:Vários povos que genericamente eram chamados de 'bárbaros', pois não falavam o latim e não tinham os costumes dos romanos. Eram: alamanos, francos, godos, jutos saxões, vândalos ele moravam em roma,proibiu o culto às imagens e ordenou a destruição de ícones em todo o Império Bizantino. a população reagiu aos iconoclastas (quebradores de imagem), ocorre uma guerra até que em 843 a Imperatriz Irene restabeleceu o direito de culto à imagem, liderada pelo Papa de Roma e a Igreja Cristã Ortodoxa Grega dirigida pelo Patriarca de Constantinopla, teodora era mulher de teodoro que foi um grande imperador dividiu o imperio bizantino em 2 parte o oriente e o ocidente, cisma ocorreu Em 1054 ocorre a primeira divisão da Igreja Cristã: a Igreja Católica Apostólica Romana,isto marca a passagem da Idade Média para a Moderna. Não esqueça que hoje Constantinopla se chama Istambul, capital da Turquia.



    ResponderExcluir
  2. Maria Eduarda santos silva
    série 6anoC

    1R ocorreu com a chegada dos germanos com o processo de realização que quer dizer implantação do colonato
    1R as soluções encontradas foram a tetrarquia,
    a nova roma Constantinopla e a desagregação do
    império romano

    2R a porta do Oriente a cidade era o ponto de encontro das pessoas e mercadorias de várias partes do mundo.

    3R a ligação de Justiniano e o império romano
    e que Justiniano era o imperador do império bizantino.

    4R o primeiro mapa está falando da desagregação do império romano
    e o segundo mapa está falando do império
    bizantino
    a ligação entre os mapa que eles estavam em
    épocas iguais e as situações diferentes.

    5R os povos chamados germanos que não tinham costume do povo da Roma e nem falava a mesma língua e que também acabaram por conquistar a
    roma.
    O patriarca considerava se dirigente supremo
    da cristandade e rejeitava,portanto a autoridade do papa.
    depois dos povos terminar a manifestação,a população marchou sobre o Palácio imperial aos grito Vitória Vitória ( a palavra em grego é Niké, dai o nome a revolta de Niké.
    a esposa teodora de Justiniano aconselhou para ele não fugir.
    a divisão da igreja católica apostólica romana
    e da igreja cristã ortodoxa grga a divisão dessas igrejas ficou conhecida como cisma do Oriente.
    istambul é hoje o nome do império romano

    ResponderExcluir
  3. hoje nos visitamos o blog do professor mestre ciro toaldo e gostei aprendi que ocorreu o progesso de ruralizasao a invasao dos germanos e aumento de impostos e houve a revolta de nike houve o cisma do oriente que e a divisao das igreja catolicas o ortodoxas as ascatolicas comandadas pelo paapa e as ortodoxas pelo patriarca de constamntinoplae

    ResponderExcluir
  4. r1 ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terraTetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital para Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império - veja o mapa acima por Teodósio.R2poe seu intenso comercio a cidADE ERA ponto de encontro de pessoas e mercadorias de varias parte do mundo.R3 Justiniano tinha muitos gastose a população se revolto conquistou terras no norte da África. R4 degradaçao do imperio romano fala sobre como que ele começou a decairimperio bizantino mostra muitos estados e sobre a entradas do mar negro-.R5 Vários povos que genericamente eram chamados de 'bárbaros', pois não falavam o latim e não tinham os costumes dos romanos. Eram: alamanos, francos, godos, jutos saxões, vândalos e visigodos (entre outros) - chegaram no Império Romano entre os séculos I e IV como soldados no exército romano, como lavradores, como comerciantes ou por meio do casamento.
    Em 476 os germanos conquistaram Roma e puseram fim ao Império Romano Ocidente. Era o fim da Idade Antiga e início da Idade Média. Após Justiniano o Império Bizantino começou a declinar, até que em 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, usaram canhão e puseram fim ao Império Bizantino. Isto marca a passagem da Idade Média para a Moderna. Não esqueça que hoje Constantinopla se chama Istambul, capital da Turquia. Em 726, o Papa Leão XII proibiu o culto às imagens e ordenou a destruição de ícones em todo o Império Bizantino. a população reagiu aos iconoclastas (quebradores de imagem), ocorre uma guerra até que em 843 a Imperatriz Irene restabeleceu o direito de culto à imagem.Revolta de Niké - ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla, quando a população se colocou contra Justiniano, o povo gritou "vitória" - Niké em grego; Justiniano ameaçado fugiu, mas aconselhado por sua esposa, acabou resistindo e sufocando esta revolta a o imperador quem escolhia o patriarca (cargo mais alto da Igreja Bizantina, depois do Imperador ele tinha o cargo mais alto no império e era ele quem aconselhava o imperador Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império (veja o mapa acima), conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.

    ResponderExcluir
  5. Número 1: Ocorre o colonato, ou seja, colono, que era um trabalhador que cultivava um grande pedaço de terra que era do proprietário, entre sua parte, o pagamento pelo uso da terra. A solução encontrada pra esse problema da crise, foi a tetrarquia (Diocleciano); transferência da capital da cidade de Constantinopla (Constantino) e por fim a divisão do império.
    Número 2: Constantinopla (Constantino) era muito conhecida a “Porta do oriente”. Tudo por que, era a entrada do Mar Negro, que ficava entre a Europa e a Ásia, e também era a passagem obrigatória de rotas comerciais entre o oriente e o ocidente.
    Número 3: Maior imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu terras no norte da África e Europa. Já no governo de Justiniano foi criando o corpo do direito civil, onde reuniu todas as leis romanas em um único livro.
    Número 4: O primeiro mapa fala sobre a degradação do império, e já no segundo mapa fala sobre o império bizantino a ligação que podemos fazer, é que todos estavam em épocas iguais e algumas situações totalmente diferente.
    TEXTO:
    Número 5: Germanos: Vários povos que geralmente eram chamados de “BARBAROS”, pois não falavam o latim, e também não tinha os mesmos costumes dos romanos. Em 476 os germanos conquistaram a Roma e puseram fim ao império romano ocidente. Era fim, da idade antiga, e o início da idade média.
    O Papa Leão XII proibiu o culto as imagens, ordenou a destruição dos ícones em todo o império bizantino. A população que reagiu aos iconoclastas (que são os quebradores de imagens), ocorre uma guerra até que em 843 a imperatriz chamada Irene, restabeleceu o culto a imagem.
    Niké ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla quando a população se colocou contra Justiniano, e o povo gritou “VITÓRIA”- NIKÉ EM GREGO.
    A Cisma do oriente – Ocorre a primeira divisão da igreja cristã: a Igreja Apostólica Romana liderada pelo Papa de Roma, e a Igreja Cristã Ortodoxia Grega dirigida pelo patriarca de Constantinopla.
    Istambul – após Justiniano, o império bizantino começou a declinar, até que 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, usaram canhão e puseram finalmente fim ao império bizantino. Não se pode esquecer que hoje Constantinopla se chama Istambul, a capital da Turquia.

    ResponderExcluir
  6. Aluno: Luiz Fernando Moraes Schmidt Dias e Maycon Ramos Santos
    Série: 6° C

    1R:Entre os séculos II e III o Império começou a sentir os sinais da crise.
    A diminuição do número de escravos, as rebeliões nas províncias, a
    anarquia militar e as invasões bárbaras. Com relação as invasões é
    importante notar que a região européia do império passou a ser
    ocupada por povos nômades, de diferentes origens e em alguns casos,
    que realizavam um processo de migração, ou seja, sem a utilização de
    guerra contra os romanos. A crise econômica determinada pela crise
    do modo de produção escravista determinou um acentuado processo
    de ruralização populacional, determinando novas formas de
    organização sócio econômica, baseada no trabalho do colono e no
    desenvolvimento da Villae, grande propriedade que tendeu a auto-
    suficiência e a uma economia natural.
    O enfraquecimento e descentralização da economia determinaram a
    decadência do poder central e, a fragmentação do império do
    Ocidente, substituído por diversos Reinos Bárbaros.

    2R: Ficava na entrada para o Mar Negro, entre a Europa e Ásia, passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e Ocidente.

    3R: Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império (veja o mapa acima), conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.

    4R: Luiz Fernando: Os dois mapas mostram o mesmo local (Império Romano), mas em situações diferentes.

    5R: TEXTO
    Como nós estudamos, os Germanos eram um povo que para os romanos, eram barbaros.
    Interessados nas terras e tesouros dos romanos, os germanos multiplicaram seus ataques à Roma.
    O Cisma do oriente ocorreu no oriente romano. O patriarca considarava-se dirigente supremo da cristandade e rejeitava, portanto, a autoridade do papa. Este, por sua vez, não abria mão de seu poder. As relações entre o patriarca e o papa pioraram a tal ponto que, em 1054, a igreja cristã dividiu-se em duas: a Igreja Católica Apostólica Romana, liderada pelo papa, e a Igreja Cristã Ortodoxa Grega, dirigida pelo patriarca.
    Milhares de pessoas iam ao hipódromo de Constantinopla todos os donidomi assistir às corridas de carros puxados por cavalos. No intervalo entre uma corrida e outra, os verdes aproveitaram para fazer uma manifestação contra os impostos elevados e o aviso de autoridade dos funcionários do governo. E para a surpresa do imperador, os azuis aderiram à manifestação. A população marchou sobre o palácio imperial aos gritos de "Vitória, Vitória" (palavra que em grego significa NIKÉ, daí o nome "revolta revolta de niké"). Vendo-se ameaçado, Justiniano decidiu fugir, levando consigo todo o tesouros real. Depois, aconselhado por sua exposa Teodora, voltou atrás e ordenou uma violenta repressao, que fez milhares de mortos e pôs fim à revolta
    Tudo isso ocorreu em Constantinopla, hoje chamada de Istambul, capital da Turquia

    ResponderExcluir
  7. Nome: Graziela Rodrigues Bruno 6D
    Escola :José Martins flores

    1) R : Foi uma crise prolongada que surgiu devido os invações bárbaras germanos também o aumento dos impostos, gastos p/ Manter o império.solução p/ resolver crise : tetrarquia 4 imperadores - Diocleciano, transferência capital Roma p/ Constantinopla Constantino e divisao 2 partes e Teodósio.

    2)R:Pois era a entreda do mar negro, entre a Europa e Ásia passagem obrigatório de rotas comerciais entre o Oriente e ocidente. 3)R: justiliano um grande imperador Bizantino fez guerras, dominador terras e Tentou unir o império romano pela religião, mas não consegue pois ocorreu a separação do cristianismo em duas igreja .

    4)R:O 1 mapa é sobre o desagregacão do imperio romano e o 2 mapa sobre o império Bizantino ambos mostram o império romano mas diferente momento.

    5) R :O IMPÉRIO ROMANO cujo, foi dominada Roma. O Papa não estava gostado da forma que estava sendo pregado o cristianismo e por rizo ocorreu o cisma que é a divisão da religião do imperio romano o ou entre estava sendo conandado pelo patriarcas e o ocidente pelo papa.ocorreu Nike e justiliano quis fugir mas sua esposa, Teodósio não deixou isso aconteceu e na cidade de Constantinopla que hoje é Istambul.

    ResponderExcluir
  8. Nome:Ricardo Alves Gabriel
    Turma:6 ano B
    Escola:Jose Martins Flores

    1)A crise prolongadas,fatores interno e externo,a invasão dos germanos é um fator externo,internamente é o gasto crescente do império Romano,aumento dos impostos e as soluções foram tretarquia,capital e divisão.

    2)Porque ela era passagem obrigatoria do comércio entre o oriente e ocidente deveriam passar por contantinopla.

    3)Justiniano foi o maior imperador do império Bizantino e tentou unificar o império.

    4)O primeiro mapa era sobre a desagregação do império Romano e o segundo mapa era sobre império Bizantino,os dois mapas era o mesmo mas mudou com o tempo

    5)Os germanos dominaram a Roma,as suas igrejas não se davam bem(uma falava que tinha q rezar em Latim e a outra em grego).
    Justiniano começou a cobrar a população e a população se revoltou e começou a gritar a palavra grega Niké,e Justiniano queria fugir da cidade,mas sua esposa Teodora não deixou e lutou contra o povo,e ganhou,se não ia perder seu reinado .A antiga Constantinopla virou hoje em dia a capital Istanbul na Turquia.

    ResponderExcluir
  9. 1 A crise do Império romano foi prolongada - ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização
    Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital para Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império
    2)Ficava na entrada para o Mar Negro, entre a Europa e Ásia, passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e Ocidente. Constantinopla era conhecida como a "Porta do Oriente".
    3)3R:conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.
    Com Justiniano tinha muitos gastos, começou a cobrar impostos e a população ficaram enfurecida e formaram a revolta de nike
    4)os dois são os memsmos mas em tempos diferentes
    5)Germanos - Vários povos que genericamente eram chamados de 'bárbaros', pois não falavam o latim e não tinham os costumes dos romanos.as igrejas de roma teve uma divisao porque o papa que comandava a igreja catolica eo patriarca que comandava a igrja cristã ortodoxia e isso aconteceu dentro de roma,e que foi chamada de crisma do oriente.a revolta de nike foi que comandada pelo povo de constatinopla contra justiniano que tentou fugir mas sua esposa teodora não o deixou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A desagregação de Roma aconteceu por vários fatores uns deles foi o ataque dos germanos aumento dos impostos e etc.As soluções para resolver o problema foi primeiramente com Diocleciano com a tretarquia,Constantino mudou a capital Roma para a chamada Constantinopla,e por fim Teodósio dividiu o Império Romano em 2 partes. 2R:Porque todas os caminhos de comércio passavam por Constantinopla para passar do mar negro até o mar mediterrâneo era por lá Constantinopla era uma cidade portuária. 3R:Justiniano foi muito bom para o império conquistou várias terras mas, começou a cobrar impostos das pessoas e surgiu a revolta de niké. 4R:Justiniano queria unir o Império através da religião. 5R:O império roma


      Excluir
  10. 5R:os germanos não sabiam falar latim eram chamados de bárbaros em roma,houve uma divisão no cristianismo entre duas igrejas uma do império bizantino e outra do império romano isso foi chamado de cisma do oriente o papa e o patriarca não se entendiam,teve a revolta de niké Justiniano começou a cobrar impostos do povo e com isso se deu uma revolta Justiniano tentou fugir mas,sua esposa Teodóra impediu,o império bizantino foi conquistado em 1.453 pelos turcos com o uso de canhões.Hoje Constantinopla se chama Istambul na Turquia.

    ResponderExcluir
  11. Claudemir Simões Junior 6°C
    José Martins Flores

    Respostas:

    1:O Império começou a sentir os sinais de crise entre os séculos 2 e 3.Como(a diminuição de escravos,rebeliões nas províncias,e invasões dos Germanos.As soluções encontradas foram a tetrarquia e a desagregação do Império.
    2:Porque era a rota obrigatória para comerciantes entre o Oriente e o Ocidente.Constantinopla era conhecida como a Porta do Oriente.
    3:Foi com Justiniano que o Império conseguiu maior expansão,conquistando terras na África,Ásia e Europa.
    4:Os 2 são os mesmos porém em tempos diferentes.
    5:Os Germanos eram povos que eram chamados de bárbaros pois não falavam latim e não tinham costumes dos romanos.As igrejas de Roma tiveram divisão,pois o papa que comandava a igreja católica e o patriarca que comandava a igreja cristã ortodoxia,e isso aconteceu dentro de Roma,E que foi chamada de crisma do Oriente.A revolta de Niké foi que comandava pelo povo de Constantinopla contra Justiniano que tentou fugir e foi impedido pela sua esposa Teodora.

    ResponderExcluir
  12. 1imperio começou a sentir a crise ente 2e3 2 era uma rota que se passava por oriente e ociente e contantinolpa era a porta do oriente3e foi com Justino que o império teve sua maior extensão e ele foi conquistando africa asia e Europa 4 eles 2 são iguais só que em tempo diferentes 5 os povos geramnos rq um povo que. Não sabia o latim eas igrejas romana eram as igreja de Santa Sofia e cristã a igrejapax romana e teve a revolta de nike

    ResponderExcluir
  13. Nome:Gustavo Oliveira Silva
    6°C

    1 R: Ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital para Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império.

    2 R: Ficava na entrada para o Mar Negro, entre a Europa e Ásia, passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e Ocidente. Constantinopla era conhecida como a "Porta do Oriente".

    3 R: Justiniano que ligou todo o império a religião cristã, ou seja, para os bizantinos o imperador era um representante de Deus na terra. Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império, conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa. Essa foi a ligação de Justiniano com o império romano.

    4 R: Que no segundo mapa(IMPÉRIO BIZANTINO), mostra a extensão do império romano, o que já estava conquistado e o que Justiniano conquistou no período em que ele era imperador. Já no primeiro mapa(CRISE DE ROMA E IMPÉRIO BIZANTINO) mostra a parte oriental de roxo mostra a capital Constantinopla e na parte ocidental de laranja capital Roma e mostra as principais cidades, semelhança que os dois falam sobre o Império romano.

    5 R: Germanos - Roma - Papa - Patriarca - Niké - Teodora - Cisma - Istambul. Como estudamos nos capítulos recentes os Germanos eram conhecidos como os (Bárbaros); ou seja aqueles que não tinham os costumes romanos e não falavam o Latim. Roma teve sua maior extensão quando Justiniano tomou posse do Império Romano As igrejas de Roma tiveram divisão,pois o papa que comandava a igreja católica e o patriarca que comandava a igreja cristã ortodoxia, e isso aconteceu dentro de Roma, e que foi chamada de Cisma do Oriente. Revolta de Niké - ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla, quando a população se colocou contra Justiniano, o povo gritou "vitória" - Niké em grego; Justiniano ameaçado fugiu, mas aconselhado por sua esposa(Teodora), acabou resistindo e sufocando esta revolta. Hoje Constantinopla se chama Istambul na Turquia.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. NOME:Ana Beatriz Orneles
    SÉRIE:6:D
    1: Ocorre o colonato, ou seja,"COLONO", que era um trabalhador que cultivava um grande pedaço de terra que era do PROPRIETÁRIO, entre sua parte, o pagamento pelo uso da terra. A solução encontrada pra esse problema da crise foi à tetrarquia (Diocleciano); transferência da capital da cidade de Constantinopla (Constantino), e por fim a divisão do império.
    2: Constantinopla (Constantino) era muito conhecida a “Porta do oriente”. Tudo por que, era a entrada do Mar Negro, que ficava entre a Europa e a Ásia, e também era a passagem obrigatória de rotas comerciais entre o oriente e o ocidente.
    3: Maior imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu terras no norte da África e Europa. Já no governo de Justiniano foi criando o corpo do direito civil, onde reuniu todas as leis romanas em um único livro.
    4: Que o primeiro mapa fala sobre DESAGREGAÇÃO DO IMPÉRIO ROMANO, e o outro fala sobre IMPÉRIO BIZANTINO .A ligação entre esses mapas é que estão na mesma época só que estão em situações diferentes.
    5: Germanos: Vários povos que geralmente eram chamados de “BÁRBAROS”, pois não falavam o latim, e também não tinha os mesmos costumes dos romanos. Em 476 os germanos conquistaram a Roma e puseram fim ao império romano ocidente. Era fim, da idade antiga, e o início da idade média.
    O Papa Leão XII proibiu o culto as imagens, ordenou a destruição dos ícones em todo o império bizantino. A população que reagiu aos iconoclastas (que são os quebradores de imagens), ocorre uma guerra até que em 843 a imperatriz chamada Irene, restabeleceu o culto a imagem.
    Niké ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla quando a população se colocou contra Justiniano, e o povo gritou “VITÓRIA”- NIKÉ EM GREGO.
    A Cisma do oriente – Ocorre a primeira divisão da igreja cristã: a Igreja Apostólica Romana liderada pelo Papa de Roma, e a Igreja Cristã Ortodoxia Grega dirigida pelo patriarca de Constantinopla.
    Istambul – após Justiniano, o império bizantino começou a declinar, até que 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, usaram canhão e puseram finalmente fim ao império bizantino. Não se pode esquecer que hoje Constantinopla se chama Istambul, a capital da Turquia.

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Saulo
    Série 6C
    Escola :José Martins Flores

    1: ocorreu com a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização.
    solução para tirar o império romano da crise foi a Tetrarquia,Divisão do Império e Transferência da Capital.
    2:Ficava na entrada para o Mar Negro, entre a Europa e Ásia, passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e Ocidente. Constantinopla era conhecida como a "Porta do Oriente".
    3: Justiniano que ligou todo o império a religião cristã, ou seja, para os bizantinos o imperador era um representante de Deus na terra,Conseguiu expandir o império, conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa. Essa foi a ligação de Justiniano com o império romano.
    4:Que no segundo mapa(IMPÉRIO BIZANTINO), mostra a extensão do império romano, o que já estava conquistado e o que Justiniano conquistou no período em que ele era imperador. Já no primeiro mapa(CRISE DE ROMA E IMPÉRIO BIZANTINO) mostra a parte oriental de roxo mostra a capital Constantinopla e na parte ocidental de laranja capital Roma e mostra as principais cidades, semelhança que os dois falam sobre o Império romano.
    5:Germanos- Eram conhecidos como Bárbaros porque não sabiam falar latim que era a língua dos romanos.as igrejas de roma teve uma divisao porque o papa que comandava a igreja catolica eo patriarca que comandava a igrja cristã ortodoxia e isso aconteceu dentro de roma,e que foi chamada de crisma do oriente.Niké foi que comandava pelo povo de Constantinopla contra Justiniano que tentou fugir e foi impedido pela sua esposa Teodora.

    ResponderExcluir
  17. Aluna:Ana Karla
    Série:6D



    1:ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.
    Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital para Constantinopla (Constantino)


    2:Constantinopla era muito conhecida a “Porta do oriente”. Tudo por que, era a entrada do Mar Negro, que ficava entre a Europa e a Ásia, e também era a passagem obrigatória de rotas comerciais entre o oriente e o ocidente.

    3:Maior Imperador Bizantino, junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império, conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.
    Com Justiniano tinha muitos gastos, começou a cobrar impostos e a população se revoltou.


    4:o primeiro mapa está falando da desagregação do império romano
    e o segundo mapa está falando do império
    bizantino
    a ligação entre os mapa que eles estavam em
    épocas iguais e diferentes situações


    5:Estamos estudando sobre Roma, que foi dominada pelos germanos.
    O papa não tava gostando da forma em que estava sendo empregado o cristianismo e por isso,ocorreu o cisma que é a divisão da religião do império romano,O Oriente estava sendo comandado pelos patriarcas e ocidente pelo papa.
    Ocorreu nike e Justiniano quis fugir mas,sua esposa Teodora não deixou isso acontece por isso aconteceu na cidade de Constantinopla que hoje é Istambul,capital da Turquia

    ResponderExcluir
  18. Escola:José Martins Flores
    Aluno:Guilherme Finoto Viana
    Série:6c

    1:Ocorreu que os povos germanos aumentaram sua pressão sobre as
    fronteiras do Império Romano,gerando pânico entre a população e
    muitos moradores das cidades foram no campo;as cidades se
    esvaziaram ,e a Europa viveu um processo de rulalização. Solução
    Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital para
    Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império.
    2:Constantinopla era o ponto de encontro de pessoas e mercadorias
    de várias partes do mundo e por isso tem o nome de Porta do Oriente
    3:Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa
    Teodora. Conseguiu expandir o império (veja o mapa acima),
    conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.
    Com Justiniano tinha muitos gastos, começou a cobrar impostos e a
    população se revoltou.
    Revolta de Niké - ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla,
    quando a população se colocou contra Justiniano, o povo gritou
    "vitória" - Niké em grego; Justiniano ameaçado fugiu, mas
    aconselhado por sua esposa, acabou resistindo e sufocando esta
    revolta.
    4:É que os dois mapas são os mesmos mais em tempos diferentes.
    5:Germanos vários povos que genericamente eram chamados de
    'bárbaros', pois não falavam o latim e não tinham os costumes dos
    romanos. Eram: alamanos, francos, godos, jutos saxões, vândalos e
    visigodos (entre outros). Cisma do Oriente
    Em 1054 ocorre a primeira divisão da Igreja Cristã: a Igreja
    Católica Apostólica Romana - liderada pelo Papa de Roma e a Igreja
    Cristã Ortodoxa Grega dirigida pelo Patriarca de
    Constantinopla.Revolta de Niké - ocorreu em 532 no hipódromo de
    Constantinopla, quando a população se colocou contra Justiniano, o
    povo gritou "vitória" - Niké em grego; Justiniano ameaçado fugiu,
    mas aconselhado por sua esposa, acabou resistindo e sufocando esta
    revolta. Após Justiniano o Império Bizantino começou a declinar,
    até que em 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla,
    usaram canhão e puseram fim ao Império Bizantino. Isto marca a
    passagem da Idade Média para a Moderna. Não esqueça que hoje
    Constantinopla se chama Istambul, capital da Turquia.

    ResponderExcluir
  19. Aluno:Ryan 6 B José Martins Flores 1R:Com a invasão dos Germanos,a crise sendo prolongada,os moradores da cidade indo para o campo.E a solução era a tetrarquia e Constantinopla. 2R:Porque ela tinha uma ligação com o mar Mediterraneo que era passagem obrigatória de lugares de comércio. 3R:Ele tentou unificar o Império Bizantino,com o Império Romano. 4R:Um é a crise do Império Romano separada do Império Bizantino.E a outra é as conquistas de Justiniano no Império Bizantino. 5R:Os Germanos eram um povo que não gostavam dos romanos,por isso,eles dominaram Roma em 453.Mas sobrou o Ipério Bizantino,que a capital era Constantinopla,a atual Istambul.A Cisma do Oriente foi a separação da Igrja Apostólica Romana,liderada pelo Papa,e a Igraja Ortodoxa Grega,liderada pelo Patriarca.Justiniano foi o maior imperador do Império Bizantino,mas quando ele foi em uma corrida de cavalos,as pessoas começaram a gritar a palavra Niké,que significa vitória .O imperador queria fugir da revolta contra ele,mas a esposa dele,Teodora,disse para ele lutar,e ele foi para a luta e matou 30 mil pessoas.

    ResponderExcluir
  20. nome: beatriz e maria laura
    serie:6 b
    resposta das atividades.
    1-crise prolongada, fatores internos e externos, invasão dos germanos e gasto crescente do império romano , as soluções foram: tetrarquia, construção da nova roma e a divisão do império.

    2-pois era passagem obrigatória de rotas comerciais que passão entre dois continentes o oriente e o ocidente que deviam passar por Constantinopla.

    3-justiniano, o maior imperador bizantino tentou reunificar o império romano pela religião cristã mais não conseguiu.

    4-os dois mapas o primeiro que é da divisão do império bizantino ambos representam sobre o império romano em dois momentos históricos diferentes.

    5-os germanos aumentaram suas pressões sobre as fronteira do império romano, causando pânico na população, roma é a capital do império romano do ocidente. O cisma do oriente e conhecido como a divisão das duas igrejas (a igreja católica apostólica romana e a igreja cristã ortodoxa grega).a igreja católica apostólica romana era comandada pelo papa e a igreja cristã ortodoxa grega era comandada pelo patriarca . a população marchou até o palácio imperial aos gritos de "vitória !vitória ! "( que em grego é niké ) ,Teodora era a esposa de Justiniano que ajudou ele quando ele queria fugir da população, istambu é a atual cosntantinopla foi em 1.453 que istambu foi saquiada .

    ResponderExcluir
  21. Nome EriC RAFAEL
    6 ANO B

    2=Pois era a passagem obrigatória de rota comercial entre o oriente e o ocidente que deveriam passar por Constantinopla

    3=Justiniano,o maior Império Bizantino,tentou,REUVIFICAR o Império Romano pela a RELIGIÃO CRISTÃ,mas NÃO CONSIGUIL [CISMA DO ORIENTE]

    4=OS DOIS mapas[1]da divisão do Império]e[2]do Império Bizentino] Ambos retratam sobre oImpério Romano em dois momento histórica diferente

    ResponderExcluir
  22. Escola:José Martins Flores
    Alunas:Ana Clara e Vitória
    6°B

    1R: Na crise ocorreu a saída da cidade para o campo dos Germanos a solução foi transferir a capital Constantinopla e a divisão do império.
    2R: Por que ficava na entrada do Mar Negro entre a Europa e a Ásia passagem obrigatória de rotas comerciais entre Oriente e ocidente ou seja os caminhos comerciais levavam a Constantinopla.
    3R: Justiniano o maior Imperador Bizantino tentou reunir ficar o império romano pela religião Cristã Mas não consegui .
    4R: Os dois mapas (primeiros a divisão do império e segundo do Império Bizantino) ambos retratam o sobre o império romano empois momentos históricos diferentes.
    5 TEXTO : Os Germanos não falavam latim e também não tinha os mesmos costumes que os romanos então eram chamados de Bárbaros o Papa comandava a igreja católica e o patriarca Igreja Ortodoxa essas igrejas eram uma só mas foram divididas isso em Roma e recebeu o nome de cisma do oriente Nick foi a revolta comandada pelo povo de Constantinopla contra Justiniano, que pensou em fugir mas Teodora sua esposa o impediu .

    ResponderExcluir


  23. 1.NA CRISE OCORREU A SAIDA DA CIDADE PARA O CAMPO DOS GERMANOS A SOLUCAO FOI A CAPITAL CONSTANTINOPLA E A DIVISAO DO IMPERIO

    2.POR QUE FICAVA NA ENTRADA DO MAR NEGRO ENTRE A EUROPA E a asia pasagem obrigatoria de rotas comerciais entre o oriente e o ocidente ou seja os camminhos comerciais levavam a constantinopla

    3.justiano o maior imperador bizntino tentou reunir fic ar o imperio
    romano mpela religiao crista mas nao conseguiu.

    4.os dois mapas[primeiros a divisao do imperio bizantino]ambos retratam sobre o imperiop ramano empois momentos historicos diferentes

    5.os germanos nao falavam latinos e tambem naqo tinha os mesmos costumes que os romanos entao erem chamados de barbaros o papa comandava a igeja catolica e o patriarca a igreja ortodoxa nicke foi a revolta comandada pelo mo povo de copnstantinopla contra o imperador justiniano que tentou fujir mas sua esposa teodora impediu

    aluno carlos eduardom talarico lucindo 6b

    ResponderExcluir
  24. Kerolin 6B
    1. Com a invasão dos germanos e o colonato as soluções foram a tetrarquia com Deocleciano a transferência de capital para Constantinopla por Constantino e a Divisão do Império Romano.

    2. Ficava na entrada do Mar Negro onde era obrigatória o passagem para todas as rotas comerciais entre Europa e Ásia.

    3. Justiniano foi o maior imperador e ligou todo o império Romano pela religião cristão era o representante de Deus na terra.

    4. Um mostra a desagregação do Império Romano do Ocidente e o Império Romano dividido.O segundo mostra o império bizantino e as conquistas de Justiniano.

    5. Os germanos eram um povo que não tinha os costumes romanos e não falavam Latim eles chegaram no império como lavradores e comerciantes e conquistaram Roma. O cisma do Oriente foi quando estava tendo uma grande discussão sobre regras na igreja cristã do lodo Ocidental o Papa e do lado oriental o Imperador discutiam sobre o assunto até que a igreja foi dividida em duas a Igreja católica apostólica romana governada pelo Papa e com sede em Roma e a Igreja Cristã Ortodoxa Grega em Constantinopla governada pelo patriarca. A revolta de Niké é uma palavra grega com o significado de Vitória que o povo de Constantinopla gritou no Hipódromo da cidade contra Justiniano que tinha a idéia de fugir mas aconselhado por sua esposa a Imperatriz Teodora resolveu ficar e abafar a revolta . Istambul e a atual Constantinopla esse nome foi dado quando os Turcos seguidores de Maomé invadiram Constantinopla jogando pólvora com um canhão nas muralha.

    ResponderExcluir
  25. nome:Enzo Gabriel da silva Kaiser
    Ano:6C

    1 R: Ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital para Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império.

    2 R: Ficava na entrada para o Mar Negro, entre a Europa e Ásia, passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e Ocidente. Constantinopla era conhecida como a "Porta do Oriente".

    3 R: Justiniano que ligou todo o império a religião cristã, ou seja, para os bizantinos o imperador era um representante de Deus na terra. Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império, conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa. Essa foi a ligação de Justiniano com o império romano.

    4 R: Que no segundo mapa(IMPÉRIO BIZANTINO), mostra a extensão do império romano, o que já estava conquistado e o que Justiniano conquistou no período em que ele era imperador. Já no primeiro mapa(CRISE DE ROMA E IMPÉRIO BIZANTINO) mostra a parte oriental de roxo mostra a capital Constantinopla e na parte ocidental de laranja capital Roma e mostra as principais cidades, semelhança que os dois falam sobre o Império romano.

    5 R: Germanos - Roma - Papa - Patriarca - Niké - Teodora - Cisma - Istambul. Como estudamos nos capítulos recentes os Germanos eram conhecidos como os (Bárbaros); ou seja aqueles que não tinham os costumes romanos e não falavam o Latim. Roma teve sua maior extensão quando Justiniano tomou posse do Império Romano As igrejas de Roma tiveram divisão,pois o papa que comandava a igreja católica e o patriarca que comandava a igreja cristã ortodoxia, e isso aconteceu dentro de Roma, e que foi chamada de Cisma do Oriente. Revolta de Niké - ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla, quando a população se colocou contra Justiniano, o povo gritou "vitória" - Niké em grego; Justiniano ameaçado fugiu, mas aconselhado por sua esposa(Teodora), acabou resistindo e sufocando esta revolta. Hoje Constantinopla se chama Istambul na Turquia.

    ResponderExcluir
  26. Aluno:João Pedro Vieira Reis Dos Santos 6ºc

    Respostas das perguntas de 1 á 5.

    1)R= ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário,Transferência da capital para Constantinopla (Constantino) e a divisão do Império - veja o mapa acima por Teodósio.
    2)R= era uma antiga colônia grega chamada Bizâncio.
    Constantinopla tinha uma localização geográfica privilegiada ficava na entrada do mar negro, entre a Europa e a Ásia, e era passagem obrigatória de importantes rotas comerciais que ligavam o oriente ao Ocidente.
    3)R=JUSTINIANO
    Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império (veja o mapa acima), conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.
    4)R=Que no segundo mapa(IMPÉRIO BIZANTINO), mostra a extensão do império romano, o que já estava conquistado e o que Justiniano conquistou no período em que ele era imperador.Já no primeiro mapa(CRISE DE ROMA E IMPÉRIO BIZANTINO) mostra a parte oriental de roxo mostra a capital Constantinopla e na parte ocidental de laranja capital Roma e mostra as principais cidades, semelhança que os dois falam sobre o Império romano.
    5)R=Os germanos habitavam a região da Europa situada além das fronteiras do Império, entre os rios Reno, Danúbio e Vístula e os mares do Norte e Báltico, denominada Germânia.Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália.O Papa Leão XII proibiu o culto as imagens, ordenou a destruição dos ícones em todo o império bizantino. A população que reagiu aos iconoclastas (que são os quebradores de imagens), ocorre uma guerra até que em 843 a imperatriz chamada Irene, restabeleceu o culto a imagem., ocorre uma guerra até que em 843 a Imperatriz Irene restabeleceu o direito de culto à imagem, liderada pelo Papa de Roma e a Igreja Cristã Ortodoxa Grega dirigida pelo Patriarca de Constantinopla,Com Justiniano tinha muitos gastos, começou a cobrar impostos e a população se revoltou.
    Revolta de Niké - ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla, quando a população se colocou contra Justiniano, o povo gritou "vitória" - Niké em grego; Justiniano ameaçado fugiu, mas aconselhado por sua esposa, acabou resistindo e sufocando esta revolta.Maior Imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu expandir o império (veja o mapa acima), conquistou terras no norte da África, Ásia e Europa.Em 726, o Papa Leão XII proibiu o culto às imagens e ordenou a destruição de ícones em todo o Império Bizantino. a população reagiu aos iconoclastas (quebradores de imagem), ocorre uma guerra até que em 843 a Imperatriz Irene restabeleceu o direito de culto à imagem.
    Cisma do Oriente
    Em 1054 ocorre a primeira divisão da Igreja Cristã: a Igreja Católica Apostólica Romana,Após Justiniano o Império Bizantino começou a declinar, até que em 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, usaram canhão e puseram fim ao Império Bizantino. Isto marca a passagem da Idade Média para a Moderna. Não esqueça que hoje Constantinopla se chama Istambul, capital da Turquia.

    ResponderExcluir
  27. Aluno: Matheus, Caio Bertachini Mineiro
    Serie: 6 B

    1- Crise prolongada fatores internos e externos, gastos cresentes do Inperio romano e o aumento de inpostos e a invasão dos germanos.
    Soluções: tretarquia, construsão da nova roma e a divisão do inperio.

    2- Pois era a passagemobrigatoria de rotas comerciais entre o oriente eocidente que devia passar por costantinopla.

    3- Justiniano , maior inperador Bizantino, tentou reunificar o inperio Romano pela religião cirstã, mas não conseguiu.

    4- Os dois mapas (1 da divisão do iperio e o 2 do inperio Bizantino ) anbos retratam sob o inperio romano en dois momentos historicos diferentes.

    5- Os Germanos aumentaram sua pressão sobre as fronteiras do inperio Romano, gerando pânico entrea população. O papa é quem lidera a igreja romana ja o patriarca é quem comanda a igreja grega.Teodora é a esposa de justiniano, o cisma do oriente é a divisão das duas igrejas, Istatambul atual capital da turquia. "vitoria! vitoria!" que em grego significa niké.

    ResponderExcluir
  28. Aluno: Matheus, Caio Bertachini Mineiro
    Serie: 6 B

    1- Crise prolongada fatores internos e externos, gastos cresentes do Inperio romano e o aumento de inpostos e a invasão dos germanos.
    Soluções: tretarquia, construsão da nova roma e a divisão do inperio.

    2- Pois era a passagemobrigatoria de rotas comerciais entre o oriente eocidente que devia passar por costantinopla.

    3- Justiniano , maior inperador Bizantino, tentou reunificar o inperio Romano pela religião cirstã, mas não conseguiu.

    4- Os dois mapas (1 da divisão do iperio e o 2 do inperio Bizantino ) anbos retratam sob o inperio romano en dois momentos historicos diferentes.

    5- Os Germanos aumentaram sua pressão sobre as fronteiras do inperio Romano, gerando pânico entrea população. O papa é quem lidera a igreja romana ja o patriarca é quem comanda a igreja grega.Teodora é a esposa de justiniano, o cisma do oriente é a divisão das duas igrejas, Istatambul atual capital da turquia. "vitoria! vitoria!" que em grego significa niké.

    ResponderExcluir
  29. Maria Clara 6d
    1-ocorreu por causa das invasões dos hermanos , aumento de impostos e a solução:tetrarquia,mudança da capital (Roma para Constantinopla)e a divisão do Império

    2-porque era a entrada para o mar Negro,entre Europa e Ásia,uma passagem que era obrigatória de rotas de comércio entre oriente e ocidente

    3-foi um grande imperador de Bizâncio ,fez guerras,dominou terras e tentou unir o império pela religião,mas,porque aconteceu a divisão do cristianismo em duas partes

    4-ambos mostram o império Bizantino,mas, em diferentes epocas .O primeiro é sobre a desagregação e o segundo é sobre o império Bizantino

    5 . Problemas e conquistas dos romanos
    Estamos estudando sobre o império romano,cuja capital é Roma que foi dominada pelos germanos em 476.
    Justiniano tentou unir o império pela religião,mas ocorreu o cisma (divisão da religião).A religião do ocidente foi comandada pelo papa e do oriente pelo patriarca.
    Ele tentou fugir pois estava ocorrendo a Niké (revolta contra os altos impostos)mas,sua esposa Teodora não o deixou fugir,depois ele matou todos os participantes da revolta,na cidade de Constantinopla que hoje é Istambul

    ResponderExcluir
  30. Nome:Ruan Henrique Pecini Matias
    Série:6°C
    Escola: José Martins Flores.

    Número 1: Ocorre o colonato, ou seja, colono, que era um trabalhador que cultivava um grande pedaço de terra que era do proprietário, entre sua parte, o pagamento pelo uso da terra. A solução encontrada pra esse problema da crise, foi a tetrarquia (Diocleciano); transferência da capital da cidade de Constantinopla (Constantino) e por fim a divisão do império.

    Número 2: Constantinopla (Constantino) era muito conhecida a “Porta do oriente”. Tudo por que, era a entrada do Mar Negro, que ficava entre a Europa e a Ásia, e também era a passagem obrigatória de rotas comerciais entre o oriente e o ocidente.

    Número 3: Maior imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu terras no norte da África e Europa. Já no governo de Justiniano foi criando o corpo do direito civil, onde reuniu todas as leis romanas em um único livro.

    Número 4: O primeiro mapa fala sobre a degradação do império, e já no segundo mapa fala sobre o império bizantino a ligação que podemos fazer, é que todos estavam em épocas iguais e algumas situações totalmente diferente.

    TEXTO:

    Número 5: Germanos: Vários povos que geralmente eram chamados de “BARBAROS”, pois não falavam o latim, e também não tinha os mesmos costumes dos romanos. Em 476 os germanos conquistaram a Roma e puseram fim ao império romano ocidente. Era fim, da idade antiga, e o início da idade média.
    O Papa Leão XII proibiu o culto as imagens, ordenou a destruição dos ícones em todo o império bizantino. A população que reagiu aos iconoclastas (que são os quebradores de imagens), ocorre uma guerra até que em 843 a imperatriz chamada Irene, restabeleceu o culto a imagem.
    Niké ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla quando a população se colocou contra Justiniano, e o povo gritou “VITÓRIA”- NIKÉ EM GREGO.
    A Cisma do oriente – Ocorre a primeira divisão da igreja cristã: a Igreja Apostólica Romana liderada pelo Papa de Roma, e a Igreja Cristã Ortodoxia Grega dirigida pelo patriarca de Constantinopla.
    Istambul – após Justiniano, o império bizantino começou a declinar, até que 1453 os turcos otomanos conquistaram Constantinopla, usaram canhão e puseram finalmente fim ao império bizantino. Não se pode esquecer que hoje Constantinopla se chama Istambul, a capital da Turquia.

    ResponderExcluir
  31. 6C
    1 OCORREU COM UMA CRISE PROLONGADA COM FATORES INTERNOS E EXTERNOS GASTOS CRESCENTES IMPOSTOS AUMENTADOS E POPULAÇÃO POBRE AS SOLUÇOES FOI A .TETRARQUIA (4 IMPERADORES )
    .A TRANFERENCIA DA CAPITAL PARA CONSTANTINOPLA
    .DIVISÃO DO IMPERIO ROMANO EM DUAS PARTES

    2 PORQUE LIGAVA O MAR NEGRO AO MEDITERRANEO E TAMBEM O ORIENTE COM O OCIDENTE E ASSIM TODAS AS ROTAS DE COMERCIO PASSAVAM POR LA

    3 FOI O MAIOR IMPERADOR E TENTOU UNIR O IMP. ROMANO DO OCIDENTE COM O DO ORIENTE ATRAVES DA RELIGIAO

    4 OS MAPAS RETRATAM O IMPERIO ROMANO SO QUE EM EPOCAS E SITUAÇOES DIFERENTES

    ResponderExcluir
  32. 1r Ocorrel a saida da cidade para o campo com a chegada dos germanos PROVESSO DE RURALISAÇÃO depois COLONATO, ou seja,o ColonO que era um trabalhdor que cultivava um pedaço de terras do proprietário entregava parte de sua colheita como uso de pagamentos pelos uso da terra. SOLUÇÕES ENCONTRADAS PARATIRAR O IMPERIO ROMANO DA CRISE: TETRARQUIA. (DIOCLECIANO) TRANSFERENSIA DA CAPITAL PARACOSTANTINOPLA (CONSTANTINO) E A DIVISÃO DO IMPERIO

    2R Porque ficava na entrada para o MAR NEGRO, entre a EUROPA e aÁSIA, passagens obrigatorias de rotas comerciais entre o ORIENT e oOCIDENTE.

    3R Justiniano maior imperador Bizantino(527-565), junto com sua esposa Teodora.Conseguiu expandir o imperio.
    Conquistu terra no norte da ÁFRICA, ÁSIA e EUROPA

    4R Que no segundo mapa(IMPERIO BIZANTINO) mostra a extensão do imperio Romano,o que já estava conquistado.
    Já no primeiro mapa(CRISE DE ROMA E O IMPERIO BIZANTINO)MOSTRA A PARTE Orintal roxo e capital Constantinopla e na parte Ocidental de laranja a capital Roma e mostra as prinsipais cidades

    5R Germanos um povo genericamente eram chamados de bárbaros pois não .falavam olatime não tinham os costumes dos romanos.
    Chegaram no imperio romano entre o ceculo 1e2e em 476 os Germanos conquistaram ROMA que é a cpital da Italia.
    No imperio Bizantino os bizantinos eram cristãos, a religiosidade era forte inclusive a pessoa fasia aniversario duas veses no ano:? No dia do mascimentoe o tro no dia do santo cujo nome da pessoa adotou.
    Quem fautar três domingos segidos eram espulso da igreja.A maior igreja éra .SANTA SOFIA .
    O CISMA em 1054ocorreu a primeira dibisão da igreja cristâ:
    Que comandava a igreja catolica apostolica romana era o (PAPA DE ROMA) E A igreja crista ortodoxa Grega era o (PATRIARCA).
    A revolta de NIKÉ- ocorreu em 532 no hipodromo de Constantinopla, quando a população se colocou contraJustiniano
    , o povo gritou (VITORIA)NIKÉ EM GREGO) JUSTINIANO ameasou fujir mas aconselhado por sua esposa Teodora, acabou resitindo e sufocando esta revouta.
    Agora costantinopla é ISTAMBUL A CAPITAL DA TURQUIA.

    ResponderExcluir
  33. Descupa esse de cima é do

    ALUNO=NICOLAS EMANUEL
    6ANOB

    ResponderExcluir
  34. 6c
    Escola=José Martins flores.
    1Ocorreu a saida da cidade para o campo com a chegada dos germanos-Depois ocorre COLONATO,ou seja,un jcolono que era un trabalhador que cultivava um pedaço de terra do propietario,entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.
    Soluções encontradas para tirar o Imperio romano da crise:TETRARQUIA (diocleciano)-transferencia da capital para Constantinopla (Constantino)
    2 CONSTANTINOPLA ERA muito conhecida A "porta do oriente".Tudo por que , era a entrada do mar negro,que ficava entra a Europa e a Asia, e tambem era a passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e ocidente.
    3 maior Imperador Bizantino , junto com sua esposa Teodora . Conseguiu expandir o império, conquistou terras no norte da África ,Ásia e Europa.
    4 o primeiro mapa está falando da desagregação do império romano e o segundo mapa está falando do Império Bizantino e a ligação entre os dois mapas é que eles estavam em épocas iguais e diferentes situações.
    5 Estamos estudando sobre o império romano que foi dominada pelos Germanos
    O papa não estava gostando da forma em que estava sendo empregado o cristianismo e por isso ocorreu o cisma que é divisão da religião do Império Romano Oriente estava sendo comandado pelos patriarcas e ocidente pelo Papa.

    ResponderExcluir
  35. Nome:Felipe
    Serie:6c

    1-Crise prolongada fatores internos e externos,gastos crescente e aumento de impostos. As soluções foi tretarquia,contrusao da nova Roma e a divisão do império.

    2-Era a passagem de rotas comerciais do ocidente e do oriente que passava por constantinopla.

    3-Justiniano tentou runificar o imperim com o cristianismo mas não consegui.

    4- O primeiro mapa e da divisão do império e o segundo mapa é as conquistas de Justiniano mas os dois são ligados a roma.

    ResponderExcluir
  36. 1:OOCORREU COM UMA CRISE PROLONGADA COM FATORES INTERNOS E EXTERNO GASTOS CRESCENTE IMPOSTOS AUMENTADOS E POPULAÇÃO POBRE AS SOLUÇÕES FOI A TETRAIQUIA (4IMPERADORES)
    A TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL PARA CONSTATINOPLA
    DIVISÃO DO IMPÉRIO ROMANO EM DUAS PARTES

    2:PORQUE LIGAVA O MAR NEGRO AO MEDITERRÂNEO E TAMBEM O ORIENTE E OCIDENTE E ASSIM TODAS AS ROTAS "COMERCIAIS" PASSAVAM POR LA

    3:FOI O MAIOR IMPERADOR E TENTOU UNIR O IMP.ROMANO DO OCIDENTE COM O DO ORIENTE ATRAVÉS DA RELEGIÃO

    4:OS MAPAS REPRESETAM O IMPÉRIO ROMANO SO EM ÉPOCAS E SITUAÇÕES
    DIFERENTES

    ResponderExcluir
  37. Respostas
    1. Aluno:Lucas
      Serie:6D


      1;ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.
      Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital


      2:PORQUE LIGAVA O MAR NEGRO AO MEDITERRANEO E TAMBEM O ORIENTE COM O OCIDENTE E ASSIM TODAS AS ROTAS DE COMERCIO PASSAVAM POR LA

      3:Maior imperador Bizantino (527-565), junto com sua esposa Teodora. Conseguiu terras no norte da África e Europa. Já no governo de Justiniano foi criando o corpo do direito civil, onde reuniu todas as leis romanas em um único livro.

      4:Os dois mapas (1 da divisão do iperio e o 2 do inperio Bizantino ) anbos retratam sob o inperio romano en dois momentos historicos diferentes.


      5:Estamos estudando sobre o império romano que foi dominada pelos Germanos
      O papa não estava gostando da forma em que estava sendo empregado o cristianismo e por isso ocorreu o cisma que é divisão da religião do Império Romano Oriente estava sendo comandado pelos patriarcas e ocidente pelo Papa.

      Excluir
  38. Isso ajudará muito na prova valeu professor.
    Respostas das atividades
    1-Foi uma crise prolongada que surgiu devido as invasões bárbaras(germanos); também o aumento dos impostos(gastos para manter o império).
    2-Pois era a entrada do mar Negro,entre a Europa e Ásia,passagem obrigatória de rotas comerciais entre o oriente e ocidente.
    3-Justiniano:foi um grande imperador bizantino,fez guerras,dominou as terras e tentou unir o império romano pela religião,mas não conseguiu,pois ocorreu a separação do cristianismo em duas igrejas.
    4-O 1 mapa é sobre a desagregação do império romano e o 2 mapa sobre o império bizantino,ambos em diferentes momentos.
    Nome:Cauãn Santos Da Silva
    Escola:José Martins Flores
    Série:6 D

    ResponderExcluir
  39. Nome: Guilherme Silva Lopes
    Ano:6 D
    Perguntas:
    1- Essa crise foi prolongada que surgiu devido às invasões bárbaras (germanos), também os aumento dos impostos que são os gastos para o império. Tetrarquia governo de 4 imperadores, a transferência da capital Roma para Constantinopla , divisão d o império em duas partes divididos por Teodósio .

    2-pois era a passagem do mar negro do mediterrâneo entre a Europa e Ásia passagem obrigatória de rotas de comercias entre o Oriente e Ocidente .


    3-Justiliano um grande imperador bizantino, ele fez guerra,ele dominou terras e tentou unir o império pela religião, mas não conseguiu , poisocorreu a separação do cristianismo em duas igrejas.

    4-O 1 mapa é sobre a desagregação do Império Romano e o 2 sobre o império bizantino ,ambos mostram o Império Romano,mas em diferente momentos.

    Texto:
    Os bárbaros (germanos) , que finalmente conquistaram Roma, os romanos não gostavam dos bárbaros por causa que não falava o latim é os costumes.
    Em 1054 ocorreu a cisma do oriente onde ocorreu a divisão das duas igrejas, a de Roma que era comandada pelo papa Leão três e a do Oriente que era comandada pelo patriacaque era tipo um pai da igreja .
    Mas teve a revolta de niké que ocorre em 532 ,que ficaram contra Justiniano que tentou fugir,mas sua esposa Teodora não o deixou fugir e tudo isso que aconteceu na cidade de Constantinopla que em hoje em dia é Istambul.


    ResponderExcluir
  40. Nome Éric Rafael
    6 ANO B

    1=A partir do século 3,no entanto, uma CRISE PROLONGADA,motivada por fatores internos e externos,desorganizou o Império Romano e contribuiu para a sua desagregação.

    ResponderExcluir
  41. Nome Kauan junior
    Série 6D

    1 ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.
    Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital

    2 Porque ficava na entrada para o MAR NEGRO, entre a EUROPA e aÁSIA, passagens obrigatorias de rotas comerciais entre o ORIENT e oOCIDENTE.

    3 maior Imperador Bizantino , junto com sua esposa Teodora . Conseguiu expandir o império, conquistou terras no norte da África ,Ásia e Europa.

    4 O 1 mapa é sobre a desagregação do Império Romano e o 2 sobre o império bizantino ,mostram o Império Romano,mas em diferente momentos.

    5 :os germanos não sabiam falar latim eram chamados de bárbaros em roma,houve uma divisão no cristianismo entre duas igrejas uma do império bizantino e outra do império romano isso foi chamado de cisma do oriente o papa e o patriarca não se entendiam,teve a revolta de niké Justiniano começou a cobrar impostos do povo e com isso se deu uma revolta Justiniano tentou fugir mas,sua esposa Teodóra impediu,o império bizantino foi conquistado em 1.453 pelos turcos com o uso de canhões.Hoje Constantinopla se chama Istambul na Turq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome kevyn de lima trindade série 6d

      1:a partir do terceiro século d.c ,o império romano iniciou sua fase de declinio e decadência,que acabou resultando na fragmentação de sua parte ocidental.

      2:a cidade era famosa por suas obras primas .

      3:em seu reinado ,procurou reviver a gradeza do estado e reconquistar o inpimpé romano.

      4:a relação entre os dois que um precisa ajudar o outro porque a altitude saosnetros ,e a densidade demográfica saoshabitantes tem uma porçao de metrô por isso que eu preciso do outro.

      5:germanos habitavam a região da Europa situada além das fronteiras do império,entre os rios Reno Danúbio e vistulaVe os mares do norte .roma e a capital do paispda provicip homonima e tambem da região do Lácio .com 2,8 milhões de habitantes em 1285,3km de area .papa uma palavra carinhosa para paie o bispo de Roma ,como tal ,e o kiderlmundial da igreja católica apostólica romana.patriarca , originalmente,era uma pessoa que exercia uma pessoa que exercia um autoridade autocratica no papel de paterbfamilias sobre um família estendida.niké era uma deusa grega que personificava a vitória,força e velocidade,representadapor uma mulher alada ,filha de palas e estinge.teodora foi uma imperatriz bizantina que reinou justamente com seu marido também imperador ,justiniano.cisma o grande cisma foi o evento que causou a ruptura da igreja separando a em duas : igreja católica apostólica romana e igreja católica apostólica ortodoxa .Istambul a antiga Bizâncio e constantinopCo,e a maior cidade da Turquia ,a quarta maior do mundo ,rivalizando em Londres como a mais populosa da Europa ,com 13 120 596 habitantes na sua área metropolitana.

      Excluir
  42. Nome: Kaio e Carlos
    Série:6 D

    1R-Foi uma crise prolongada que surgiu devidos as invasões do bárbaros (germano)também o aumento dos impostos e as soluções foram tetrarquia,transferência e divisão.

    2R-Pois era a entrada do mar negro entre a Europa e Ásia ,passagem obrigatória de rotas comercias entre oriente e ocidente.

    3R-Justiniano um grande imperador bizantino, fez guerras,dominou terras e tentou unir o império romano pela religião, mas não conseguiu, pois ocorreu a separação do cristianismo em duas igrejas.

    4R-O primeiro mapa é sobre a a desagregação do império romano e o segundo sobre o império bizantino ,ambas mostram o império Romano, mas em diferentes momentos.

    5R-Roma uma linda cidade que foi dominada pelos grrmanos em 476.
    Entretanto em Constantinopla também teve a Cisma onde dividiu as igrejas onde em Roma se usa o papa e em Constantinopla se usa o patriarca.
    A revolta de niké aconteceu pois o imperador bizantino elevou os impostos e o povo não gostou.
    O imperador Justiniano tinha sua esposa Teodora que não deixou ele fugir e Justiniano acabou resistindo e sufocando esta revolta.
    Constantinopla hoje se conhece como Istambul.

    ResponderExcluir
  43. 1r foi a invasão dos bárbaros dentro de Roma
    2r passagem do grego na Ásia e também rotas comerciais
    3r Justiniano fez muitas guerras e tentou unir o império pela religião
    4r mostra o império romano em diferentes momentos primeiro mapa desagregação do império romano e o segundo sobre o império bizantino
    5r a Roma é um linda cidade que foi dominada pelos bárbaros. E também teve o cisma que dividir as igrejas.

    ResponderExcluir
  44. 1a ivasao dos barbaros dentro de roma

    2passagem dos gregos na asia e rotas comerciais

    3justinianofez muitas guerras e criou regras importantes

    4mostra o imperio romano em diferentes momentos da divisao do mimperio romano

    5a roma e uma linda e importante cidade e foi invadida pelos barbaros assim tendo sua divisao e tambem levou ao cisma que foi a divisoes de igrejas e religioes

    carlos eduardo talarico
    6b

    ResponderExcluir
  45. ALUNO:ANA CAROLINA BRITO NEVES
    SERIE:6ANO D

    1 R:Foi uma crise prolongada que surgiu devido as invasões Bárbaras (germanos)também o aumento dos impostos,gastos, para manter o império
    Soluções para resolver crise:
    Tertaquia (4 imperadores)Diocleciano
    Transferência capital Roma
    Divisão:segunda parte Teodósio

    2 R:Porque ficava na entrada para o mar negro,Europa e Ásia,passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e o Ocidente

    3 R: Justiniano foi o maior imperador bizantino que conseguiu ter a maior expansão do Império Bizantino e tentou unir o império do Oriente e o Ocidente

    4 R: O primeiro mapa fala sobre a desagregação do Império Romano e o segundo sobre o império Bizantino Só que mostram o império Romano em diferentes épocas(momentos)

    5 TEXTO:
    OS germanos são vários povos que geneticamente eram chamados de "bárbaros" por que eles não falavam Latin e não tinha os mesmos costumes que os romanos O Papa Leão XII proibiu o culto as imagens ordenou a destruição dos ícones em todo o império Bizantino.
    O cisma ocorre a divisão da igreja Cristã:A igreja católica apostólica liderada pelo papa de Roma e a igreja Cristã ortodoxia dirigida pelo patriarca de Constantinopla.
    Istambul após Justiniano o império Bizantino começou a declarar.
    Niké ocorreu em 532 no hipódromo de Constantinopla o povo gritou"vitoria" Niké grego Justiniano fugia aconselhando pela sua Esposa Teodora

    ResponderExcluir
  46. Pedro Henrique Ferreira santos 6 d

    1-foi uam crise prolongada que surgiu devido as invasões bárbaras germanos também o aumento dos impostos gastos para manter o império
    2-pois era a entrada do mar negro e Ásia Europa passagem obrigatória de rotas comerciais entre o ocidente e o oriente
    3-conquistou o norte da África Ásia e Europa
    4-o primeiro está falando da desagregacao do império romano e o outro o império bizantino
    5-texto
    Os germanos eram genericamente eram chamados de bárbaros porque não falavam latim Roma antiga foi uma civilização itálica que surgiu no século VIII a.c localizada ao longo do mar mediterrâneo em 1054 ocorreu uma divisão das igrejas . O papa leão xII proibiu o culto as imagens e ordenou a destruicde de ícones em todo o império bizantino igreja católica e a igreja cristã os patriarcas o cargo mais alto da igreja bizantina a cisma é o papa governa uma e o patriarca outra . Niké Justiniano ameaçado fugiu ,mas aconselhado por sua esposa, acabou resistindo e sufocante revolta teodora impedio que Justiniano fugice e estanbu capital da Turquia.

    ResponderExcluir
  47. 1R)foi a invasao dos barbaros dentro de roma
    2R)a cidade era famosa por suas obras primas
    3R) foi o maior imperador e tentou unir o imperio romano do ocidente com o do oriente pelas suas religioes
    4R) os dois mapa (1da divisao do imperio
    2 do imperio bizantino) anbos retrataretratam sob o imperio romano em dois momentos
    5r a Roma é um linda cidade que foi dominada pelos bárbaros. E também teve o cisma que dividir as igrejas.
    aluno fabricio ferreira da silva
    serie 6ªD
    escola jose martins flores

    ResponderExcluir
  48. 1Soluções encontradas para tirar o Império Romano da Crise: Tetrarquia (Diocleciano) - Transferência da capital para Constantinopla (Constantino)
    2 a divisão do Império entre a Europa e Ásia, passagem obrigatória de rotas comerciais entre o Oriente e Ocidente. Constantinopla era conhecida como a "Porta do Oriente".
    3O maior imperador foi Justiniano que ligou todo o império a religião cristã, ou seja, para os bizantinos o imperador era um representante de Deus na terra.
    4ocorreu a divizao no imperio romano ocidental e oriental

    ResponderExcluir
  49. Aluna:Gabrieli de Oliveira Alves
    Série: 6d
    1r:ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos - processo de ruralização; - depois ocorre o colonato, ou seja, o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário, entreva parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.
    2r:-pois era a entrada do mar negro e Ásia Europa passagem obrigatória de rotas comerciais entre o ocidente e o oriente
    3r:Justiniano foi o maior imperador do Império bizantino com sua esposa Teodora e conseguiu a maior expansão
    4r:-O primeiro mapa é sobre a a desagregação do império romano e o segundo sobre o império bizantino ,ambas mostram o império Romano, mas em diferentes momentos.
    5r:Problemas e conquistas dos romanos
    Estamos estudando sobre o império romano,cuja capital é Roma que foi dominada pelos germanos em 476.
    Justiniano tentou unir o império pela religião,mas ocorreu o cisma (divisão da religião).A religião do ocidente foi comandada pelo papa e do oriente pelo patriarca.
    Ele tentou fugir pois estava ocorrendo a Niké (revolta contra os altos impostos)mas,sua esposa Teodora não o deixou fugir,depois ele matou todos os participantes da revolta,na cidade de Constantinopla que hoje é Istambul

    ResponderExcluir
  50. Nome.bruno Renner do nascimento Silva 6b

    1r foi as crises internas e externas as invasões bárbaras e os gastos e imposto eram cobrados em altíssimo preço e as soluções foram a tetrarquia a divisão do império e mudando a capital

    2r constantinopla era porta do oriente porque ela fazia parte de dois continentes e era a entrada do mar negro e era uma rota comercial

    3r ele foi a maior imperador dos bizantino seu reimare dourou 38 anos e nisso ele comquiconq muitas terras e tentou reunificar o império pela religião

    4r no primeiro mapa está o império dividido e no segundo está uma parte do império do ocidente com alguns lugares conquistados pelos bárbaros

    5r os gemarnos foram o povo que dominou Roma
    E o papa era o chefe da igreja pastolica e o patriarca o chefe da igreja ortodoxa as revoltas de Nike foram contra Justiniano e Teodora era a esposa de Justiniano e cisma foram as separações da igrejas e Istambul e a capital da Turquia

    ResponderExcluir
  51. 1)Foi a invasão dos germanos na roma
    2)era passagem de comerciante tanto do Ocidente e do Oriente
    3)Justiniano tentou reunir o império com o cristianismo mas não consegui
    4)os dois mapas o primeiro que é da divisão do império bizantino ambos representam sobre o império romano em dois momentos históricos diferentes
    5)
    5)O IMPÉRIO ROMANO cujo, foi dominada Roma. O Papa não estava gostado da forma que estava sendo pregado o cristianismo e por rizo ocorreu o cisma que é a divisão da religião do imperio romano o ou entre estava sendo conandado pelo patriarcas e o ocidente pelo papa.ocorreu Nike e justiliano quis fugir mas sua esposa, Teodósio não deixou isso aconteceu e na cidade de Constantinopla que hoje é Istambu

    NOME:João Victor Valansuelo Ribeiro
    Ano:6-B

    ResponderExcluir
  52. Aluna:Leticia Molina 7°A

    1)R:A decadência do Império Romano estava relacionada,primeiramente,com a crise do sistema escravista,iniciada na transição do século II d.C.Esse sistema era parte essencial da economia romana,Que contava com a renovação da população de escravos do Império por meio das guerras de conquista e expansão,típicas da história romana.No entanto,essas guerras de conquista não aconteciam desde o século II d.C. com a última grande Vitória romana contra os dacios em 106 d.C..

    2)R:as relações econômicas que vigorava entre as nações europeias baseavam-se no mercantilismo,cuja base eram o comércio internacional uma maior quantidade de produtos manufaturados,impondo pesadas taxas de impostos aos produtos importados

    3)R:Apesar de pertencer uma família de origem humilde,Que se crê ser de origem lírica. Foi nomeado cônsul ligado ao trono por seu tio Justino, a quem sucedeu,após a morte deste(527) sendo o cognome justinianus,que este adoptou mais tarde,um indicativo da sua adopção pelo seu tio Justino...

    4)R:crise de Roma e Império bizantino,A crise do Império Romano foi prolongada ocorreu a saída da cidade para o campo com a chegada dos germanos processo de ruralizacao depois ocorre o colonatos,ou seja,o colono que era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário,entrega parte de sua colheita como parte de pagamento pelo uso da terra.este foi um extenso Império que abrigava muitas línguas,Mas a língua oficial era o grego. Ficava na entrada para o Mar negro,entre a Europa e Ásia,passagem obrigatória de todas comerciais..

    5)R:Em 726,o papa Leão XII proibiu o culto as imagens e ordenou a destruição de ícones em todo o Império bizantino a população reagiu aos inconoclastas (quebradores de imagem),ocorre uma guerra até que em 843 a Imperatriz irene estabeleceu o direito de culto a imagem.. após Justiniano o Império bizantino começou a declinar,até que em 1453 os turcos otomanos conquistaram contaninopla..

    ResponderExcluir
  53. Respostas do aluno Maicon Bergamo 6B
    1.Ocorreu perincipalmente pelo ataque dos bárbaros (germanos) e alta dos impostos. Soluções: Separação do Império Romano, construção da Nova Roma em Constantinopla e estabelecimento da tetrarquia.
    2. Porque as rotas de comércio eram obrigadas a passar por este porto que ligava o mar Mediterrâneo ao Negro, ou seja, o Ocidente ao Oriente.
    3. Justiniano foi o maior imperador romano e estabelecendo a maior extensão do Império Bizantino e tentou unir este império romano pela religião
    4. O primeiro mapa é ligado ao Império Romano do Ocidente e o segundo ligado ao Império Bizantino, ou seja, os dois mapas retratam o Império Romano em diferentes momentos históricos.
    5.Bom sobre o texto tem várias palavras, uma delas é do cisma que foi a separação das igrejas cristãs, criando a igreja de roma que era católica era chefe papa e da igreja ortodoxa era o patriarca o chefe. Teve Justiniano que era chefe bizantino que quase foi derrubado em uma revolta chamada de Niké, mas mulher dele, Teodora, deu força para ele não fugir e enfrentar a revolta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aluno Maicon 6B esteve na sala de tecnologia no período da tarde do dia 30 de novembro e colocou as respostas suas na minha conta... pois estava com problema em sua conta eletrônica, parabéns pelo esforço e empenho Maicon em buscar resolver seus problemas.
      Nota 4,5 pelas respostas.

      Excluir

MEU AMIGO DORVALINO!

                                                             AO MEU AMIGO DORVALINO! Professor Me. Ciro José Toaldo                 Na...