domingo, 18 de novembro de 2018

ECONOMIA E SOCIEDADE COLONIAL AÇUCAREIRA - 7º ANO Último conteúdo

Alunos do sétimo ano, este é o nosso conteúdo final deste ano escolar, apresento o esquema para vocês poderem estudar para a avaliação final, lembro que o conteúdo foi estudado em sala:
Brasil século XVII maior produtor de açúcar do mundo

Economia açucareira: 
* Açúcar - feito da cana - tinha bom preço na Europa - solo e clima eram favoráveis e os portugueses tinham produção nas Ilhas da Madeira e Cabo Verde.
* Dinheiro - dos primeiros engenhos vinha do governo português, dos holandeses e italianos e depois com capital próprio.
* Mão de obra - primeiro foi com os índios, considerados escravos, eram chamados de "bárbaros" e eram capturados. Durante o século XVI eram a maioria nos engenhos do nordeste.  Na passagem do século XVI para o XVII os índios são substituídos pelos africanos, pois, havia falta de índios, tinha envolvimento do tráfico de africanos no Atlântico e a experiência dos africanos na produção de açúcar nas plantações portugueses das Ilhas de Cabo Verde e Madeira.

Engenho no Brasil Colônia 

Engenho - Veja na postagem anterior (Título Vamos conhecer a História de nosso País - tem uma imagem sobre o Engenho)    -  na imagem se explica todo o contexto do que era o engenho; inclusive como era o trabalho no engenho.

* Outros produtos - Fumo, junto com a cachaça era muito consumido. Algodão - usado pelos índios para fazer redes e depois passou a ser vendido para as fábricas da Inglaterra (século XVIII) e drogas do sertão (guaraná, cacau, anil, castanha, baunilha, salsa). Gado - importante para o engenho e alimento; a pecuária era setor importante.  Os mais pobres plantavam mandioca, milho e feijão. 
* Pacto Colonial - era relação entre Colônia (Brasil) e a Metrópole (Portugal) - Brasil só podia vender ou comprar através de sua metrópole, assim, quem lucrava era Portugal.  --- Os estudos de historiados mais recentes afirmam que os colonos do Brasil, ignoravam o Pacto Colonial, ou seja, faziam comercio com o Rio da Prata, Africa e Asia, além de ganhar fortunas com o tráfico dos escravos africanos no Atlântico. 

Pacto colonial 


Trafico Negreiro - questionamento - Comerciantes do Brasil faziam este tipo de tráfico 
(ignoravam o Pacto colonial) 

Sociedade açucareira - Topo da pirâmide social estavam os senhores de terras (eram os senhores  de engenho, de gado e de escravos); na base da pirâmide estavam os escravos que não eram donos de si. O Senhor de Engenho era poderoso, pois mandava em tudo que havia no engenho, moravam na casa grande e tinha domínio absoluto de sua família. Haviam comerciantes (comercializavam escravos, produtos europeus (tecidos e ferramentas) e produtos locais (animais e alimentos). Muitos usavam o dinheiro do comércio para comprar terra e outros usavam o casamento como "escada", pois se casavam com filhas de famílias senhoriais e conseguiam entrar no mundo dos senhores de engenho.  Escravos vindos da África e do trabalho deles dependia a economia colonial - 80% deles trabalhavam no campo, 10% na produção do açúcar e os demais faziam trabalhos domésticos, artesãos e eles moravam nas senzalas. Havia o trabalho assalariado - Feitor (administrava o engenho), Mestre de açúcar (controlava a produção do açúcar), Purgador (purgava o açúcar), Caldeireiro (caldeiras), Oficial de Açúcar  (auxiliava o mestre de açúcar) e Feitor de Campo (vigiava e castigava os escravos).

*Holandeses no Brasil 
* Em 1580 - ocorre a União Ibérica - por 60 anos a Espanha mandou em Portugal, que se assume ao trono de Portugal e Felipe II (rei da Espanha) se torna rei de Portugal e Espanha.
A Holanda era dominada pela Espanha e devido as imposições espanholas,os holandeses conseguem sua emancipação - o rei Felipe II proíbe que a Holanda faça comércio com Portugal. Os holandeses reagem e invadem o Brasil para continuar a lucrar com o açúcar e invadem também a África para lucrar com a venda de escravos. Essas invasões foram organizadas pela Companhia das Índias Ocidentais (fundada em 1621 pela Holanda). Primeira tentativa dos holandeses no Brasil foi a de invadir a Bahia (1624), mas a Espanha envia uma esquadra de 12 mil homens, onde os holandeses recuaram e deixaram a Bahia.
Em 1630 os holandeses invadem Pernambuco e conquistam Olinda e Recife. Matias de Albuquerque retira-se para interior e funda o Arraial do Bom Jesus, principal forte de resistência luso-brasileira. Mas com apoio de moradores da região, como Domingos Fernandes Calabar, os holandeses conquistam a região. Calabar era um proprietário de engenho que lutou ao lado das forças portuguesas; entretanto, por conhecer a região, aliou-se aos holandeses, afirmando que o fez para fugir da tentativa de portugueses e espanhóis de escravizar a colônia, o contrário do que supostamente queriam os holandeses, assim conhecido na história oficial como traidor! Mas os portugueses executaram Calabar. 
+ Nassau   - Administrador do Brasil holandês - dava empréstimo aos senhores de engenho; promovia a tolerância religiosa e melhorou Recife. Trouxe cientistas e artistas para o Brasil holandês como o pintor Frans Post que vive com Nassau no Brasil entre 1637 e 1644.

Holandeses no Brasil - Nassau - Navio da Cia das Índias Ocidentais e Batalha de Guararapes 

Restauração - Em 1640 Portugal retoma o trono com D. João IV e fez acordo com os holandeses. 
Em 1644 - Nassau, pressionado pela Companhia das Índias Ocidentais que exigiu a cobrança dos empréstimos dos senhores de engenho, deixou o Brasil. Os novos governantes passam a confiscar terras e escravos dos senhores de engenho que não conseguem saldar as dívidas - tem início a Insurreição Pernambucana (luta das tropas luso-brasileiras contra os holandeses, sendo a principal Batalha a de Guararapes de 1648 e 1649 que foram vencidas pelos luso-brasileiros. Os holandeses se retiraram em 1654. E a partir dai começou a queda nos preços do açúcar, pois os holandeses começam a produzir açúcar nas Antilhas. 
Guerra dos Mascates - Com a queda do preço do açúcar, na segunda metade do século XVII, os senhores de engenho de Olinda contraíram dívidas com os comerciantes de Recife que eram chamados de mascates, estes se enriqueciam e os senhores de engenho se endividavam e começa rivalidade entre estes dois grupos. 
Os mascates não tinham poder político, os senhores de engenho mandavam em Olinda e Recife. Os comerciantes do Recife conseguem, em 1710, elevar Recife a categoria de Vila e ter sua própria Câmara Municipal, erguendo o pelourinho (coluna de pedra erguida em praça pública que servia para indicar que determinado local possuía autonomia e também era usado para castigar os escravos publicamente). Inconformados, os proprietários de Olinda, invadem Recife, destruindo  o pelourinho, dando início a Guerra dos Macates (1710-1711). Portugal interveio em favor dos mascates e Recife se confirmou como vila independente. 
Recife Século XVIII - Esta cidade foi o grande palco da Guerra dos Mascates

Atenção alunos do sétimo ano: em sala abordaremos este assunto, mas vocês precisam fazer a atividade proposta aqui. Não deixe de fazer, postando as respostas, podem fazer em duplas: 

ATIVIDADE AVALIATIVA: (lembrem-se, tendo respostas idênticas, valerá a de quem postou primeiro, SÓ SERÃO ACEITAS AS POSTADAS AQUI.

1. Qual a nova versão que os historiadores apresentam a respeito do Pacto Colonial existente entre Portugal e Brasil? Em que ela entra em contradição com a visão oficial?

2. Por quais razões se afirma que a produção do açúcar no Brasil Colonial foi mais um empreendimento holandês do que português?

3. Faça uma análise da ação de Calabar e argumente se este deve ser considerado um traidor ou um herói! Apresente uma justificativa para sua análise. 

4. Ao se estudar a respeito da produção açucareira no Brasil Colonial, deve-se ter em mente alguns aspectos: experiência portuguesa, papel dos escravos, importância dos holandeses, a questão da União Ibérica e ação da Companhia das Índias Ocidentais. Com base neste cinco tópicos, escreva um texto que tenha sentido histórico relacionado com a produção açucareira no Brasil Colonial.

NOTA: Este trabalho dever ser postado até 30 de novembro, após esta data não terá validade, pois as nossas médias anuais estarão sendo fechadas. 






96 comentários:

  1. Resposta
    1-Dizem que os colonos da época ignoravam esse pacto colonial e faziam comércio com o Rio da Prata,África e Ásia.E lucravam com o tráfico de escravos africanos no Atlântico.

    2-Pois os holandeses invadindo o Brasil descobriram a técnica portuguesa de produção e então começaram a utilizar ela nas Antilhas e a vender por um preço menor na Europa, conseguindo obter mais lucro.

    3-Traidor,pois traiu o Brasil pensando em maior fortuna se ajudasse a Holanda.

    4-A produção açúcareira foi importante para a economia e riqueza de Portugal, e fez com que Portugal conseguisse manter a colônia ativa.Mas a união Ibérica trouxe alguns problemas,fez com que a Holanda invadisse o Brasil e outras colônias portuguesas e utilizando a técnica de produção açúcareira em outros locais,como no Caribe.

    Nome:Danillo Marques Spinelli
    Série:7B

    ResponderExcluir
  2. BRUNO SEVERO 7°ANO A

    1 faziam comercio com o Rio da Prata, Africa e Asia, além de ganhar fortunas com o tráfico dos escravos africanos no Atlântico.

    2 lucro a os Holandês e a Europa

    3 traidor

    4 a cana-de-açúcar um produto que popularizou o Brasil pelos Portugueses mudou a convivência entre os índios e os portugueses

    ResponderExcluir
  3. 1-tipo assim , o pacto colonial foi muito comum nos séculos 16 e 18 mas em 1808 os colonos começaram a ignorar esse pacto e fazer comércio com rio prata,Ásia e África e ganhavam dinheiro com vendas de escravos africanos no Atlântico
    2- português não tendo todo capital exigido para o negócio contou com auxílio de banqueiros europeus que financiavam um boa parte desse empreendimento dentre esses financiadores se destacavam os banqueiros holandeses que com o passar do tempo passaram também a intermediar a negociação do produto em diferentes pontos da Europa assumindo o papel de atravessadores acabavam abocanhando uma boa parcela dos lucros .
    3- traidor , porque era ganancioso e traiu o Brasil para ajudar a Holanda e lucrar mais dinheiro
    4-a economia açucareira foi bem importante principalmente para portugual que lucrou muito com isso acabou tendo algumas confusões durante o tempo pois os holandeses copiaram sua prática de produção lucrando mais
    Lorena Candido 7b
    José martins flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOrena, as respostas estão dentro do contexto, apenas veja o que escreveu veja o que escreveu na três e a quarta poderia ser melhor. NOta 4,0

      Excluir
  4. Soluçoes:
    1-Dizemos que entre os seculos 16 e 18, os colonos nao se importavam muito com a questão do pacto colonial...pois lucravam com Rio Da Prata,Africa e Asia, alem da venda de negros como escravos...

    2-Em tais razoes na qual holandeses invadiram o Brasl Secretamente,roubaram a técnica portuguesa e a implantaram na Europa,assim lucrando mais que o Brasil e Portugal...

    3- Traidor...Pois alem de ser muito ganacioso so pensava no dinheiro em seu bolso... é um traidor pois traiu o Brasil ajudando os holandeses com a tecinica portuguesa, assim lucrando mais que o Brasil...

    4-A economia acúcareira foi muito imporatante para Portugal,assim como as especiarias indianas e a escravisação dos negros para seu plantio, porem por devido falta de atenção grupos de Ibéricos e holandeses invadiram o Brasil secretamente para o roubo da tecnica portuguesa, implantando na Europa, lucrando mais que o Brasil...

    Aluno: Pedro Henrique De Souza Ribeiro 7 B
    Número: 28
    Escola: Jose Martins Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, as suas respostas estão dentro do que estudamos, rever as questões três e a quarto, nota 4,0

      Excluir
  5. 1-O chamado Pacto Colonial foi como ficou conhecido a relação de comércio entre a metrópole e suas colônias no período das colonizações europeias...os colonos não se importavam muito com o pacto colonial pois lucravam muito com o rio da prata,africa e asia. alem da venda de escravos.

    2-os holandeses e a europa lucrando com esse motivo.

    3-traidor por ter traido o brasil.

    4-A economia acúcareira foi muito imporatante para Portugal,pois eles lucraram muito com a revenda de cana-de-açucar...

    NOME: ALYX MATHEUS PEREIRA MARTINS
    NUMERO:1
    SERIE: 7A
    ESCOLA:JOSE MARTINS FLORES

    ResponderExcluir
  6. 1-O pacto colonial era comum nos séculos 16 e 18 mas em 1808,os colonos começaram a ignorar esse pacto e fazer comércio com rio prata,Ásia e África e lucravam com vendas de escravos africanos no Atlântica.
    2-situações em qual holandeses invadiam o Brasil Secretamente,roubaram a técnica portuguesa e a implantaram na Europa,assim lucrando e tendo varias vantagens a mais que o Brasil e Portugal.
    3-Traição,pois ele traiu o Brasil,atras de riquezas,e vendendo a forma para os holandeses,lucrando cada vez mais.
    4-A economia açucareira foi muito importante para o desenvolvimento a Portugual,juntamente assim como especiarias,lucrando e tendo muitas confusões,durante algum tempo.

    Lukas Mariano-7°A
    Escola:José Martins Flores.

    ResponderExcluir
  7. 1 Pode ser definido como um conjunto de regras,leis e normas q as metrópoles impunham as colônias durante o período colonial

    2 Holandeses invadiram o Brasil,roubaram a técnica portuguesa e implantaram na Europa,e lucrando mais q Brasil e Portugal

    3 Foi um traidor. Ele foi um proprietário de terras nordestino q apoiou os invasores holandeses em Pernambuco e foi acusado de traição pelas autoridades coloniais portuguesas

    4 A economia açucareira foi muito importante principalmente para Portugal q lucrou bastante,com isso acabou tendo algumas confusões durante o tempo porque os holandeses copiaram sua prática de produção e lucraram mais

    Aluna:Déborah Gomes
    Série:7B
    Escola:José Martins Flores

    ResponderExcluir
  8. 1 faziam comércio com o rio da Prata a Assis.lucravam com escravos africanos

    2o holandeses invadiram o Brasil e descobriram a técnica portuguesa de produção

    3traidor pois traiu o Brasil pensando em fortuna

    4 Portugal conseguisse manter a colônia ativa.Mas a união Ibérica trouxe alguns problemas,fez com que a Holanda invadisse o Brasil e outras colônias portuguesas e utilizando a técnica de produção açúcareira em outros locais,como

    ResponderExcluir
  9. eu achei que que tava muito bom essa materia final

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1:o pacto colonial foi obedecido pelos portugueses por algum tempinho mais depois em 1808 eles desobedeceram lucrando com o Rio da Prata África e Ásia

      2:os holandeses se infriutaram com alguns traidores de Portugal e com isso eles lucraram bem mais que Portugal

      3:esse homem foi um dos traidores de Portugal ele era um nobre pois tinha terras no Nordeste e com isso os holandeses invadiram o brasil sem nem Portugal penssa que eles viriam

      4:Portugal foi muito bem no Brasil colonial mais com alguns incidentes deixaram de lucra mais que a Holanda

      Vinicius Martins Nunes

      Excluir
    2. Vinicius, como disse aos demais as questões 3 e 4 poderiam ser melhores 4,0

      Excluir
  10. oi professor cira sou o andre da escola jose martins flores eu vou responder as perguntas no caderno eu achei interessante o texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, precisa postar as respostas no blog foi o combinado em sala. Vou aguardar. Professor Ciro

      Excluir
  11. 1:de que não só os colonos faziam negócios no Brasil mas os traficantes que detinham o monopolio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2:os propósitos dos holandeses era lucrar com o açúcar e eles lucraram de todas as formas com a escravidão pois eles envadiram a África com o propositores de escravizar os africanos.
      3:calabar realmente é um herói para mim pois calabar devia ter se perguntado se com os portugueses está ruim com os holandeses não ficara mal eu acho que calabar é um herói com fasse de traidor.

      Excluir
    2. Bruno Poderia ter feito as respostas em um único comentário.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Bruno Poderia ter feito as respostas em um único comentário. E as demais questões Bruno?

      Excluir
  13. 1:historiados mais recentes afirmam que os colonos do Brasil, ignoravam o Pacto Colonial, ou seja, faziam comercio com o Rio da Prata, Africa e Asia.


    2:pois os holandeses investiam muito na cana-de-açucar e começaram a lucrar,mais depois de serem proibidos de negócios com o Brasil o que foi lucrado foi perdido então eles tiveram que invadir o Brasil

    3:A ação de Calabar foi de um herói pois ele queria somente lucrar com os holandeses como muito faziam,mais depois de serem proibidos de negóciar com o Brasil não lucravam mais.

    4:A economia social açucareira,foi de muito agrado a Portugal e Holanda até o ano de 1580 onde ocorreu a união iberica que ocorreu apos o rei Felipe segundo se tornar rei de Portugal e Espanha.Após isso acontecer Holanda que era dominada pela Espanha consegui sua emancipação então o rei Felipe segundo proibe a Holanda de fazer negocios com Portugal ou seja com o brasil,entao a Holanda decide invadir o Brasil essas invasões eram organizadas pela companhia das índias ocidentais.As invadoed do pararam após um acordo feito por D joão IV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisam colocar o nome, pelo que conversamos em sala se trata de trabalho de Gustavo P. e Gustavo S. do 7A Escola Flores. Nota cinco

      Excluir
  14. Aluna:Ellen Vasconcelos Pinheiro
    José Martins Flores

    1: A nova versão dos historiadores é de que a ideia de "pacto colonial" foi infringida, pois os colonos do Brasil comercializavam diretamente com outras regiões.

    2: Quando o rei Felipe II proibiu Portugal e suas colônias de comerciarem com os holandeses, o governo da Holanda decidiu por invadir o Brasil para continuar com seus lucros com o açúcar brasileiro, assim roubaram a técnica portuguesa e a introduziu na Europa, tendo assim um maior lucro sobre o Brasil do que os portugueses tinham. Por isso pode se dizer que a produção de açúcar no Brasil foi mais um lucro pros holandeses do que pros portugueses.

    3:A figura polêmica de Domingos Fernandes Calabar é o personagem mais importante do período Holandês no Brasil. Ele foi considerado traidor na época por ter desertado do lado português para o holandês. Calabar foi preso em uma emboscada em julho de 1635 e acabou sendo enforcado e teve o corpo esquartejado pelas ruas históricas de Porto Calvo. No século XX, alguns historiadores passaram a considerá-lo herói por ter tido a visão que o domínio holandês seria melhor para o Brasil. Mas então fica a questão: HERÓI OU TRAIDOR? Bom, pra mim, Calabar pode ter percebido que os holandeses tinham um projeto de colonização muito mais avançado e ético do que o dos portugueses. Por isso, não contou conversa: passou para o lado dos holandeses. Eu não considero Calabar um traidor, e sim, UM HERÓI! Naquela época, o Brasil ainda não era uma pátria!
    Mas ele deixou bem patente em sua carta de testamento, que preferia derramar seu sangue por uma causa justa, que ele abraçou, do que viver sob o domínio mesquinho dos portugueses, que só queriam mesmo explorar os brasileiros. Na Holanda, ele é um herói, mas aqui no Brasil, é visto como traidor, pois na nossa história temos somente o ponto de vista dos portugueses!

    4: Os colonizadores que começaram a chegar no Brasil a partir do século XVI eram portadores de uma cultura e se pautavam por ela, a cultura portuguesa. Possuíam leis, tradição, família e uma
    religião oficial. Chegados na colônia, já tinham decidido pelo modo de produção:
    desenvolveriam grandes lavouras de cana e produziriam em seus engenhos o açúcar,
    utilizando para isso do trabalho escravo. Em meados do século XVI, quando a cana-de-açúcar começou a substituir o pau-brasil como o principal produto da Colônia, desenvolveram-se primeiramente tentativas de escravizar os índios. Entretanto, diversos fatores concorreram para o fracasso desse empreendimento: em primeiro lugar, o trabalho intensivo, regular e compulsório não fazia parte da cultura indígena, acostumado a fazer somente o necessário para a sua sobrevivência, através da coleta, da caça e da pesca. Em segundo lugar, ocorria uma contradição de interesses entre os colonizadores e os missionários cristãos, que visavam catequizar os índios e se opunham à sua escravização. Entretanto, os portugueses já contavam com uma outra alternativa em matéria de trabalho escravo. Desde a colonização da costa africana, no século XV, os portugueses já haviam redescoberto o trabalho escravo que desaparecera da Europa na Idade média, mas que continuava a existir nas sociedades existentes na África. Desse modo, os portugueses já haviam montado uma rede de comércio negreiro, utilizando-se de escravos negros nas plantações de cana-de-açúcar em suas ilhas do Atlântico (Açores, Madeira).
    No Brasil colonial, existiram várias regiões econômicas e diversas "sociedades", que tinham duas características comuns: a escravidão e uma hierarquia rígida. Depois de que a Holanda conseguiu se libertar da Espanha, começou assim, uma "guerra por açúcar e escravos". Com isso o rei Felipe II proibiu Portugal e suas colonias de comerciarem com os holandeses (foi aí, onde ocorreu a invasão). E quase ao mesmo tempo, os holandeses invadiram também a África, a fim de lucrar com a venda dos africanos para o Brasil. Essas invasões foram organizadas pela COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS, uma empresa fundada pelos holandeses em 1621.

    ResponderExcluir
  15. 4:a experiência portuguesa ja vinham das ilhas da madeira,Índia,África, etc com as suas capitanias hereditária ou seja o modo de governo.o papelo dos escravos vem com o objetivo trabalho a força "mas o Brasil dependendi dela" não é o bastante para falar que o Brasil "foi o último país a abolila" em 1888, mas o trabalho de escravos era a economia colonial e imperial no Brasil. Com os holandeses o brasil teve grande avanço principalmente no nordeste. A união ibérica com ela o brasil tevê grande avantagem na agricultura, na arquiteturas ,etc...
    Sem as companhia das Índias ocidentais a Holanda não seria um pais perfeito se os lurros.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. 1 o pacto colonial era ignorado pelos colonos do Brasil e faziam comércio com: Rio da Prata,África e Ásia,já ganhando fortuna com o tráfico dos escravos africanos no Atlântico.

    2 Açúcar era da Holanda ai os portugueses meio que trouxeram a muda para o Brasil ai ela é mais holandesa doque brasileira

    3 traidor,pois ele era muito ambicioso
    Emanuely 7ºB

    ResponderExcluir
  18. Nome: Gilnei Henrique Soares . Jose Martins Flores 7A

    Respostas:

    1.
    era relação entre Brasil e a Potugal - Brasil só podia vender ou comprar através de sua metrópole, assim, quem lucrava era Portugal.E Portagal ignorava o Pacto Colonial, ou seja, faziam comercio com o Rio da Prata, Africa e Asia, além de ganhar fortunas com o tráfico dos escravos africanos no Atlântico.

    2
    Por causa do holandeses começam a produzir açúcar nas Antilhas.

    3
    Heroi.Pois ajudou os holandeses , mas para os portugueses ele foi considerado um traidor.

    ResponderExcluir
  19. lucas andrade 1-Dizem que os colonos da época ignoravam esse pacto colonial e faziam comércio com o Rio da Prata,África e Ásia.E lucravam com o tráfico de escravos africanos no Atlântico.

    2-Pois os holandeses invadindo o Brasil descobriram a técnica portuguesa de produção e então começaram a utilizar ela nas Antilhas e a vender por um preço menor na Europa, conseguindo obter mais lucro.

    3-Traidor,pois traiu o Brasil pensando em maior fortuna se ajudasse a Holanda.

    4-A produção açúcareira foi importante para a economia e riqueza de Portugal, e fez com que Portugal conseguisse manter a colônia ativa.Mas a união Ibérica trouxe alguns problemas,fez com que a Holanda invadisse o Brasil e outras colônias portuguesas e utilizando a técnica de produção açúcareira em outros locais,como no Caribe.

    ResponderExcluir
  20. 1.Que foi os portugueses que descobriram o Brasil mais foram os indíos.

    2.Por que foram os horlandeses que comessaram com a produção de açucar.

    3.Um traidor.

    4.Engenho de açucar no brasil colonial ou seja ,eram as fazendas que resentaram a unidade de produção de açucar.

    alunos:luis gustavo e matheus pereira
    serie:6 c
    escola;José martins flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, alunos do sexto procurando estudar a História do Brasil.. Parabéns aos alunos Luis Gustavo e Matheus P.

      Excluir
  21. Sou Juliano do 7 B

    1-Era relação entre a colônia (Brasil) e a metrópole (portuguesa) ou seja só fazia comércio para Portugal

    2-Sim pois para eles foi muito bom desempenhar

    3-Herói, pois ele era contra a escravidão

    4-Topo da pirâmide social estavam os senhores terra que eram muito ricos

    ResponderExcluir
  22. Bremer Emanuel Albino dos santos 7 A
    NUMERO-3

    1-A versao dos historiadores e que o pacto foi quebrado pelo colonos do Brasil

    2-Por que quando a holanda conseguiu invadir o Brasil ela continuou com a produçao de açucar o continuar seus lucros

    3-Heroi para mim por que ele as vezes estava em uma mal situaçao financeira e os holandeses deviam ter oferecido uma quantia boa.mas para a historia ele acaba sendo um traidor

    4-Quando portugal chegou no Brasil começou a economia da cana-de-açucar mas os holandeses acabaram invadindo Pernambuco e acabou lucrando mais



    ResponderExcluir
  23. Nome:gabriel gouvêa de oliveira e victor sabino

    1)A filosofia iluminista possibilitou,no seculo XVIII,o surgimento do despotismo esclarecido, praticado por monarcos e principes destacamendo destacamendo-se Frederico II e josé II, respectivamento na Prússia

    2) os holandeses reagem e ainda invandem o brasil pra continuar a lucrar continuar invadem tambem a africa pra lucrar em vendas de escravos

    3)traidor por que ele fugiu ao lados dos portugueses e se aliou ao outro lado que sao os holandeses. Pra nao cair na escravidao a colonia supostamente do que os holandeses queriam

    4)feito da cana tinha um bom preço na Europa solo e clima eram favoraveis para açucareira assim fazendo a ficar mais sasaboraveis, Sociedade açucareira - Topo da pirâmide social estavam os senhores de terras (eram os senhores de engenho, de gado e de escravos); na base da pirâmide estavam os escravos que nao eram donos de si,Muitos usavam o dinheiro do comércio para comprar terra e outros usavam o casamento como "escada", pois se casavam com filhas de famílias senhoriais e conseguiam entrar no mundo dos senhores de engenho O Senhor de Engenho era poderoso, pois mandava em tudo que havia no engenho, moravam na casa grande e tinha domínio absoluto de sua família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel G. e Victor, as respostas estão dentro do contexto, mas penso que a resposta da três deveria ser mais pensada. 4,0

      Excluir
  24. Nome: Samuel R. Coelho 7 B

    1 Os colonas do Brasil iguinoravam o pacto colonial.

    2 Os Holandeses descobriram a técnicas Portuguesas de produção e começaram a utilizar antilhas e começaram a vender mais barato na Europa.

    3 Traidor porque ajudou os holandeses.

    4 O açucar foi muito importante para a economia de Portugal,Mas a união iberica trouxe alguns poplemas,fez que aconteceu que a holanda invadisse o brasil.

    ResponderExcluir
  25. 1:Os colonos do Brasil faziam comercio com rio da prata africa e Asia,alem de ganhar muito com o trafego dos escravos africanos.
    Os colonos iguinoravam o pacto colonial.

    2:Os holandese emprestavam dinheiro a portugal e compravam o açucar por preço baixo e vendiam na europa e isso dava muito lucro para os holandeses.

    3:Calabar dono de engenho e conhecedor da regiao alinhou se aos holandeses para fujir da escravidão do regime da epoca, ao contrario do que pregavam os holandeses. entao com essa atitude ele foi um heroi para a colonia na epoca.

    4:Com a experiencia portuguesa na ilha da madeira com a cana de açucar trouxe para o brasil essa cultura, e concequentimente veio muitos escravos africanos para fazer o trabalho, portugual recebia finaciamento holandes e tambem vendia seu produto para os mesmos, com a uniao iberica e o anexos do reino de portugal ao reino da espanha, que por sua vez proibiu portugual de fazer comercios com a holanda,os holandeses por ja posuir um comercio forte com portugal se revoltaram e criaram a companhia das indias em 1621 que envadiu Brasil e a africa.


    Aluno:MATHEUS MELO 7 A

    ResponderExcluir
  26. 1:metropole x colonia, lenbrando que esta relaçao é uma relaçao de monopolio pois estamos num periodo mercantilista onde e uma via de momdubo a colonia tem obrigações com a metropoli e a metropoli com a colonia,a obrigação da colonia é fornecer especiarias e a função da metropoli é fornecer manufaturas lenbrando que graças ao monopolio quem esconhe o preço é a metropoli,vou pagar o menor valor possivel nas especiarias e revender-las pelo maior valor possivel assim comseguindo o lucro maximo. * 2:Os horlandeses davam dinheiro para os portugueses e eles compravam o açucar por preço barato para revender por preços caros e nisso temdo muito lucro. * 3:Ele é tridor por que fugio com os portugueses e se ajuntou depois com os holandeses pra não ser escravisado. * 4:Para a economia de Portugal o açucar foi muito importante,mas acomteceu um ploplema a união iberica trouxe um grande ploplema,fez que acomtecesi que a Holanda invadise o Brasil. * * ALUNO:Guilherme Pereira Arias SERIE:7a

    ResponderExcluir
  27. oi sou o andre do 7 b resposta 1 o brasil so podia vender ou comprar de portugal 2 oa horlandeses tinham mais interece e tambein rendia mais para os horlandeses do que os portugueses 3 ele era um heroi por que ele nao queria que ecravizacem a colonia 4 os portugueses ja tinham experiencia na ilha da madeira e cabo verde em logo em seguida precisavam de escravos primeiro foram os indios e depois foram os escravos depois da cana de açucar vieram os horlandeses la em portugal a uniao iberica mandou felipe 2 para portugal se tornando rei e depois foi a açao da companhia das indias

    ResponderExcluir
  28. 1- Naquela época não se importaram com o Pacto Colonial. E começaram a fazer comercio com o Rio Prata e assim a África e a Ásia lucraram com vendas de escravos.

    2-Os holandeses invadiram o Brasil e roubaram a técnica portuguesa e implantaram na Europa,conseguindo obter mais lucro.

    3- Traidor.Pois traiu o Brasil pensando somente na furtuna.

    4-A economia social açucareira,foi de muita importância a Portugal e Holanda até o ano de 1580.O rei Felipe II proibiu Portugal e suas colônias de comerciarem,e assim ocorreu a União Ibérica (invasão).E com isto os holandeses acabaram invadindo outras colônias portuguesas.


    Escola:José Martins Flores
    Nome:Maria Vitória Polini
    Série:7°B

    ResponderExcluir
  29. 1) que ele não estava sendo respeitado e estavam vendendo PARA outros países. Ja na visão oficial colônia (Brasil) só podia vender para metrópole (Portugal) e na nova versão isso é respeitado
    2) pois eles investirão para trabalhar pelo contrário de Portugal e Espanha
    3) pela minha análise ele é um herói pois ele se une aos holandeses que não apoia a escravidão e também os holandeses iam ivestir e ele estava sem dinheiro
    4) os portugueses tiam experiência pois já fazia isso antes na ilha madeira e Cabo Verde os escravos sabiam de muitas coisas por participar nas ilhas por isso cada um tinha sei papel (trabalho doméstico, plantar e etc...) OS holandeholandeses eram muito importante posso sua experiência e por ser criado a companhia das Índias ocidental que foi usadas para invadir Pernambuco antes disso ocorreu a União Ibérica que foi o rei da Espanha se tornar também rei de Portugal

    ResponderExcluir
  30. Aluna:Elisangela Luzzi 7B
    1: A nova versão dos historiadores é de que a ideia de "pacto colonial" foi infringida, pois os colonos do Brasil comercializavam diretamente com outras regiões.

    2: Quando o rei Felipe II proibiu Portugal e suas colônias de comerciarem com os holandeses, o governo da Holanda decidiu por invadir o Brasil para continuar com seus lucros com o açúcar brasileiro, assim roubaram a técnica portuguesa e a introduziu na Europa, tendo assim um maior lucro sobre o Brasil do que os portugueses tinham.
    3-Ele foi considerado traidor na época por ter desertado do lado português para o holandês. Calabar foi preso em uma emboscada em julho de 1635 e acabou sendo enforcado e teve o corpo esquartejado pelas ruas históricas de Porto Calvo.
    4: Os colonizadores que começaram a chegar no Brasil a partir do século XVI eram portadores de uma cultura e se pautavam por ela, a cultura portuguesa. Possuíam leis, tradição, família e uma
    religião oficial. Chegados na colônia, já tinham decidido pelo modo de produção:
    desenvolveriam grandes lavouras de cana e produziriam em seus engenhos o açúcar,
    utilizando para isso do trabalho escravo

    ResponderExcluir
  31. 1- afirmam que os do Brasil,ignoravam o pacto colonial,ou seja,faziam comércio com o rio prata,África e Ásia, isso além de ganhar fortunas com o tráfico dos escravos africanos no atlântico.

    2-a produção açucareira exigia uma complexa infraestrutura que envolvia o uso de grandes propriedades, a farta disponibilidade de mão de obra entre outros,Portugal contou com o auxílio de banqueiros europeus que financiavam uma parte do empreendimento

    3-foi considerado um traidor por ter desertado lado português ao holandês. foi preso em julho de 1635 e acabou sendo enforcado e esquartejado por Porto Calvo

    4-os portugueses ja tinham uma experiência na minha ilha da madeira de cabo verde pois logo em seguida precisavam de escravos, que sendo os primeiros foram os índios e em seguida escravos após a cana-de-açúcar, vieram holandeses em portugal para a união ibérica mandou para portugal felipe 2, tornando rei e logo apôs foi a ação da companhia das índias



    aluna: maria luiza dos santos
    série: 7B

    ResponderExcluir
  32. 1-O Pacto Colonial pode ser definido como um conjunto de regras, leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comprassem e vendessem produtos de sua metrópole.
    2-por que os portugueses presiram de ajuda de portugal para melhorar o plantio de cana de açucar no brasil
    3-um heroi pois salvo varias pessoas da escravidao
    4-os portugueses tinham muita experiencia pois ja tinham muitos plantios de cana na ilha da madeira em cabo verde e logo apos isso trouseram a cana de açucar para o brasil como nao tinham mao de obra usaram os idios que abitavam o brasil.


    aluno-guilherme otavio silva de oliveira 7 ano B

    ResponderExcluir

  33. Nome:Gabriela da Silva Trindade
    7 ano B


    1-pode ser definido como um conjunto de regras, leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comprassem e vendessem produtos de sua metrópole.

    2-Pois os holandeses invadindo o Brasil descobriram a técnica portuguesa de produção e então começaram a utilizar ela nas Antilhas e a vender por um preço menor na Europa, conseguindo obter mais lucro.

    3- Um herói, mas pelos Portugueses foi considerado um Traidor.

    4-foi de muito agrado a Portugal e Holanda até o ano de 1580 onde ocorreu a união iberica que ocorreu apos o rei Felipe segundo se tornar rei de Portugal e Espanha.Após isso acontecer Holanda que era dominada pela Espanha consegui sua emancipação então o rei Felipe segundo proibe a Holanda de fazer negocios com Portugal ou seja com o brasil,entao a Holanda decide invadir o Brasil essas invasões eram organizadas pela companhia das índias ocidentais.As invadoed do pararam após um acordo feito por D joão IV.

    ResponderExcluir
  34. 1-Que eles não ligavam para o pacto colonial e começaram a fazer comercio com o Rio prata a África e a Ásia e também ganhando fortunas com o trafico de africanos da atlântico

    2-pois o holandeses queriam continuar lucrando com o açúcar e vieram para o brasil ,quando invadiram roubaram a técnica portuguesa introduzindo na Europa assim tendo mais lucro no Brasil do que os portugueses

    3-Traidor, pois ele pensou nos lucros de ajudar a Holanda, no caso as fortunas traindo o Brasil

    4- a produção açucareira foi muito importante pra a riqueza e economia de Portugal ,fizendo a colonia de portugal se mantendo na ativa, mas com a união ibérica vieram algulns problemas,como fazendo a holanda invadir o brasil com outra colonias e a utilização da técnica de produção açucareira em outro locais



    Aluna:Emily Marques Nonato
    Série: 7A

    ResponderExcluir
  35. 1a versão nova foi que os colonos comercializavam diretamente com outras regiões eles ainda iguinoravam o pacto colonial faziam comercio com o rio prata Ásia e África e pelo o lucro de traficar escravos africanos.

    2 os holandeses invadiram o Brail para roubar as técnicas portuguesas e introduzir na Europa isso pode se dizer que a produção de acaçúc no Brasil diminuiu emquaenq os holandeses lucraram mais que os portugueses.

    3 ele foi considerado traidor pois ele se aliado com os holandeses foi considerado traidor por portugueses que já estavam colonizados no Brasil por ter se aliado com os holandeses que também queriam invadir nosso território ele foi atras dos holandeses que também queria colonizar o pais em troca de Resende vantagens pessoais isso teria facilitadores fato a entrada da Holanda em solo brasileiro.

    4 o rei de Portugal D.joão terceiro teve de enfrentar três plobemas ao escolher o que produzir o produto a cana de açúcar ,o dinheiro aplicado por primeiros engenho por portugueses e a mão de obra foi utilizados os índios capitulados e postos para trabalhar como escravos desde do momento em que a produção de açúcar, apartir do cultivo da cana de açúcar impôs como o primeiro produto econômico da colocol, os escravos negros foi que apartir do momento em que colônia portuguesa estabeleceu a necessidade de um grande número de trabalhadores para ocuparem em princípios as grandes fazendas produtoras de açúcar.
    No Brasil então a Colônia portuguesas as invasões holandesas consentiram no maior conflito político-militaros holandeses consiguiram estabelecer no nordeste brasileiro tendo como governador Maurício de Nassau tais invasões ocorreram na fase chamada união Ibérica foi a unificação das coroas espanholas e portuguesas apartir da crise de sucessão decretou afim da Espanha como rei Felipe sengundo tanto de Portugal quanto da Espanha.
    A companhia dos indíos ocidental foi uma empresa que comerciou holandeses com os objetivos de promover um guerra econômica contra a Espanha e Portugal das navegações e do comércio com as Américas e a África ocidental chegando a conquistar parte do Brasil.

    Aluna Nicoli de Lima Gomes 7 ano A
    José Martins flores

    ResponderExcluir
  36. 1-A versão atual é que o Pacto Colonial foi violado, porque os colonos do Brasil comercializavam com outros países.

    2-O expressivo papel desempenhado pelos holandeses na consolidação da empresa açucareira foi de grande importância para a expansão da classe mercantil daquele país. Além disso, o ritmo de exploração e desenvolvimento dos centros de produção no Brasil provavelmente não teria alcançado o mesmo ritmo sem essa mesma participação do capital holandês. Apesar do bom relacionamento comercial que se desenvolvia entre Portugal e Holanda, essa parceria tomou outros rumos no final do século XVI.

    3-Traidor. Ele apoiou os homens holandeses que invadiram Pernambuco. Ele também só pensava nele, ou seja, dinheiro no próprio bolso, etc.

    4- A produção açucareira foi importante para a economia e riqueza de Portugal, e fez com que Portugal conseguisse manter a colônia ativa. Mas a união Ibérica trouxe alguns problemas,fez com que a Holanda invadisse o Brasil e outras colônias portuguesas e, utilizando a técnica de produção açucareira em outros locais, como no Caribe.

    Escola: José Martins Flores
    Alunas: Flavia Roberta e Maria Eduarda Duarte --7*A

    ResponderExcluir
  37. 1Poderia ser decidido em um morte de regras,leis , as metrópoles coloca as colônias no tempo do período clonial

    2Holandeses ivadiram o Brasil e descobri a técnica dos portugueses no Brasil,roubaram técnica e colocaram na Europa,lucrando mais que os portugueses no Brasil.

    3Traudor,porque ele ajudou os holandeses a invadir o Brasil

    4Economia açucareira era bastante importante para os portugueses lucrando e tendo muitas confusões, durante um tempo.

    Aluno:Cauã Vinícius 7°A

    ResponderExcluir
  38. 1- Ignoraram o Pacto Colonial e fizeram comercio com o Rio Prata, Ásia e África e além disso ganharam fortunas com o tráfico de escravos africanos no Atlântico.

    2- Invadiram o Brasil, roubaram sua técnica e fizeram na Europa assim eles lucraram mais do que o Brasil.

    3-Traidor porque ele foi para o lado dos holandeses só para lucrar mais. Mas, por outro lado herói porque ele não concordou com a ideia dos escravos.

    4- Com a experiência Portuguesa na ilha da madeira com a cana de açúcar trouxe para o Brasil essa cultura, e consequentemente vieram uma grande quantidade de escravos africanos para fazer todo o trabalho, Portugal recebia financiamento Holandês e também vendia seus produtos para os mesmos, com a União Ibérica e os anexos do reino de Portugal ao reino da Espanha, que por sua vez proibiu Portugal de fazer comercializar com a Holanda, os holandeses por já possuir um comércio forte com Portugal se revoltaram e criaram a companhia das Índias em 1621 que invadiu o Brasil e a África.

    nome: Carla Patrícia Simei Da Silva
    série: 7°A

    ResponderExcluir
  39. Escola José Martins Flores
    Aluno: Guilherme Frederichi N°16 7°A

    1- Pacto Colonial foi muito comum entre os séculos XVI e XVIII. As metrópoles proibiam totalmente o comércio de suas colônias com outros países ou criavam impostos tão altos que inviabilizava o comércio fora do pacto. Outro método, que inclusive foi utilizado na relação entre Portugal e Brasil, foi a proibição de estabelecimento de manufaturas em solo brasileiro. Desta forma, o Brasil ficou durante grande parte da fase colonial totalmente dependente dos manufaturados portugueses. O Pacto Colonial só foi quebrado em 1808, com a vinda da família real portuguesa ao Brasil. Nesta ocasião, D. João VI promoveu a abertura dos portos às nações amigas (Reino Unido). E entram em contradição na parte de que eles acreditavam que o comércio era apenas entre Portugal e Brasil (colônia), mas na verdade como está dizendo os novos estudos o comércio deles se estendia até o Rio de Prata, África e Ásia.

    2- Pois naquela época não tendo todo o capital exigido para o negócio, Portugal contou com o auxílio de banqueiros europeus que financiavam uma considerável parte deste empreendimento. Dentre esses financiadores se destacavam os banqueiros holandeses, que, com o passar do tempo, passaram também a intermediar a negociação do produto em diferentes pontos da Europa. Assumindo o papel de atravessadores, acabavam abocanhando uma considerável parcela dos lucros.

    3- Calabar na minha opinião foi um herói pois ele tentou ligar na tentativa de evitar a escravidão da colônia e os povos indígenas e africanos.

    4- A produção açucareira no Brasil colônia teve suas vantagens e desvantagens, como por exemplo uma vantagem para os portugueses foi que eles lucraram absurdamente devido a alta produção de cana de açúcar, uma desvantagem foi que com o crescimento das indústrias açucareiras a escravidão aumentou significativamente assim fazendo com que, mais índios e africanos fossem escravizados.
    O lado bom para os portugueses foi que eles já tinham experiência com a cana de açúcar nas ilhas da Madeira e Cabo Verde. O papel dos escravos nessa trama foi simplesmente o trabalho duro apesar de que também haviam brancos assalariados juntos aos negros.
    Os holandeses foram importantes pois inicialmente financiaram os engenhos de açúcar sendo também que depois os donos dos engenhos começaram a financiar seus engenhos eles mesmos com seus lucros.
    A união Ibérica trouxe ao Brasil colônia na experiência açucareira lucros para cada vez mais engenhos. E a companhia das índias ocidentais favoreceu com a produção de outros produtos.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  40. 1_Que os colonos do Brasil ignoravam o pacto colonial. Faziam comércio com outros países a não ser Portugal. E além de lucrar com o tráfico dos escravos africanos.

    2_Porque os holandeses se infiltraram no Brasil. Roubando a técnica dos portugueses e levando para a europa. Deste modo eles lucraram mais que os portugueses.

    3_No meu ponto de vista Calabar foi herói. Porque pelo aucontrario dos portugueses ele não queria escravizar a colônia. Por isso ele se aliou com os holandeses.

    4_A economia açucareira foi sim muito importante para os portugueses trazendo lucro a eles, mas também trouxe alguns atritos como a invasão dos holandeses que roubaram o modo com ele produziam o açúcar.

    Aluna:Thaiane Micaeli 7°B
    José Martins Flores

    ResponderExcluir
  41. 2. Para que o caule da cana fosse transformado no açúcar a ser consumido em diferentes partes da Europa, era necessário que várias instalações fossem construídas. Mais conhecidos como engenhos, tais localidades eram compostas por uma moenda, uma casa das caldeiras e das fornalhas e a casa de purgar.
    Engenho de Açúcar

    ResponderExcluir
  42. 1 Pacto Colonial pode ser definido como um conjunto de regras, leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comprassem e vendessem produtos de sua metrópole

    ResponderExcluir
  43. 3 Domingos Fernandes Calabar. ... Domingos Fernandes Calabar (Porto Calvo, 1609 — Porto Calvo, 1635) foi um senhor de engenho nascido na então Capitania de Pernambuco, em área que corresponde ao atual estado de Alagoas. Aliou-se aos holandeses que invadiram o Nordeste do Brasil

    ResponderExcluir
  44. Professor essas três resposta ta tudo baralhado porque deu bug no meu cel
    Mariellen 7A

    ResponderExcluir
  45. 1- na época os colonos ignoravam esse pacto colonial e faziam comércio com o Rio da Prata,África e Ásia.E também lucravam com os tráficos de africanos pelo Atlântico.

    2- Os holandeses adentraram o brasil com alguns traidores de Portugal e comisso eles lucraram bem mais que Portugal por descobrirem sua técnicas e utilizá-las e vender por um preço bem menor.

    3-traidor,por cer ganancioso e pensar que ajudando os holandeses receberia muitas riquezas.

    4-A produção açucareira foi importante para a economia e riqueza de Portugal, e fez com que Portugal conseguisse manter a colônia ativa.Mas como Felipe II tornou-se rei de Portugal e da Espanha criaram a união Ibérica que trouxe alguns problemas,fez com que a Holanda invadisse o Brasil e outras colônias portuguesas e utilizando a técnica de produção açucareira em outros locais,como no Caribe.

    Nome:Diogo Ferreira Barquilha e Gabriel Souza
    Serie:7ºA

    ResponderExcluir
  46. 1- Os colonos ignoravam o pacto colonial e faziam comércio com o Rio da Prata,África e Ásia e assim eles ganhavam fortunas com o tráfico de escravos africanos.

    2- Os Holandeses davam seu dinheiro para Portugal, compravam o açúcar por um preço baixo e vendiam na Europa. Isso dava bastante lucro aos holandeses.

    3- Acho que traidor,pois traiu o Brasil pensando em mais riquezas se ajudasse os holandeses.

    4- A produção de açúcar foi algo muito importante para a economia e riqueza de Portugal, e isso fez com que Portugal permanecesse com a colônia ativa. Mas a união Ibérica trouxe problemas,fez com que os holandeses invadissem o Brasil e outras colônias de Portugal. E utilizou a técnica de produção de açúcar em outros locais.

    ALUNA: Vitória Letícia
    SÉRIE: 7°B






    ResponderExcluir
  47. 1-Que foi os portugueses que descobriram o brasil mais foram os índios.

    2-Por que foram os holandeses que arremessaram com a produção de açúcar.

    3-Um traidor

    4-Engenho de açúcar no brasil colonial ou seja , eramos as fazendas queres presentaram a unidade de produção de açúcar.

    nomes:luis Gustavo da silva Cezario
    serie:6 c

    ResponderExcluir
  48. Respostas
    1-Que foi os portugueses que descobriram que descobriram o Brasil mais foram os índios.
    2-Porque foram os holandeses que arremessaram com a produção de açúcar.
    3-UM traidor
    4-Engenho de açúcar no Brasil colonial ou seja,eramos as fazendas queres presentaram a unidade de produção de açúcar.
    NOME:CAUÃN SANTOS DA SILVA
    SÉRIE:7anoC

    ResponderExcluir
  49. 1-Dizemos que entre os seculos 16 e 18, os colonos nao se importavam muito com a questão do pacto colonial...pois lucravam com Rio Da Prata,Africa e Asia, alem da venda de negros como escravos...

    2-Em tais razoes na qual holandeses invadiram o Brasl Secretamente,roubaram a técnica portuguesa e a implantaram na Europa,assim lucrando mais que o Brasil e Portugal...

    3um traidor

    4-Engenho de açúcar no Brasil colonial ou seja,eramos as fazendas queres presentaram a unidade de produção de açúcar.

    ESCOLA:JOSÉ MARTIBS FLORES
    NOME:*FABRICIO FERREIRA DA SILVA*
    SERIE:7.B

    ResponderExcluir

MEU AMIGO DORVALINO!

                                                             AO MEU AMIGO DORVALINO! Professor Me. Ciro José Toaldo                 Na...