quarta-feira, 27 de junho de 2018

OS FENÍCIOS - 6º ANO E 1º ANO DO ENSINO MÉDIO



ALUNOS DO 6º ANO E ENSINO MÉDIO, APRESENTO MAIS UMA CIVILIZAÇÃO ANTIGA: OS FENÍCIOS. ASSISTA E APÓS COLOCAR SEU COMENTÁRIO. BOM ESTUDO!

"O IMPÉRIO PERSA" -ALUNOS DO 6º ANO E 1º ANO DO ENS. MÉDIO



ALUNOS DO 6º ANO E 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - ASSISTAM ESTE DOCUMENTÁRIO E DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS.. BONS ESTUDOS!

OS HEBREUS - 6º ANO E 1º ANO DO ENS. MÉDIO



Caros alunos assistam este vídeo sobre o povo Hebreu e deixem postado o que entenderam, lembre-se que os fundamentos desta civilização estão presentes em nossa sociedade.

A ERA VARGAS 1930-1945 TERCEIRO ANO ENS. MÉDIO

ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, ASSISTAM ESTE VÍDEO SOBRE A ERA VARGAS (1930-1945) E ESCREVAM A RESPEITO DE GETÚLIO VARGAS. LEVEM EM CONSIDERAÇÃO OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE DEBATEMOS EM SALA. CONTO COM A COLABORAÇÃO DE TODOS E ESPERO QUE AS PONTUAÇÕES FEITAS NESTE DOCUMENTÁRIO ESTEJAM PRESENTES NO TRABALHO QUE DEVERÁ SER ENTREGUE. BOM ESTUDO!

terça-feira, 26 de junho de 2018

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Este é mais um vídeo sobre o EGITO ANTIGO, especificamente sobre mumificação, explica um pouco como ela era feita. Assista e deixe seu comentário! Bom estudo.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

REINO DE KUSH - 6º ANO e 1º ANO ENSINOMEDIO




                                                             REINO DE KUSH

O Reino de Kush, antigo reino africano, ao sul do Egito (na atual Núbia, Sudão), que se destacou pela sua cultura rica, influência egípcia e poder militar. Foi uma civilização agrícola e comercial, conhecida por dominar o Egito entre os séculos VIII e VI a.C., período em que seus reis se tornaram faraós negros. Sua história é marcada por cidades importantes como Kerma, Napata e Meroé, e pela sua queda em 325 d.C., após ser invadido pelo Reino de Axum.

      As suas características maiores são: como era uma colônia do Egito, absorveu a cultura egípcia; havia abundância em ouro, utilizavam o Rio Nilo e estradas para o seu escoamento.

Esta civilização é mais conhecida como a dinastia dos faraós negros no século VIII a.C., conquistaram o Egito, governando-o por alguns séculos como faraós negros. Centros importantes: As principais cidades do reino foram Kerma, Napata e Meroé, que foi a última capital e um grande centro metalúrgico. A sociedade era uma sociedade hierárquica, com a rainha e outros papéis femininos importantes na política e economia, ou seja, nesta sociedade a mulher tinha enorme valor e prestígio.

Quanto a religião era politeísta e adorava deuses semelhantes aos do Egito, como o deus do sol. 

Quanto ao declínio: O reino enfraqueceu com a perda do controle de rotas comerciais e entrou em declínio após a invasão do Reino de Axum em 325 d.C.



As lutas sociais e a crise da República Velha - História - 3º Ano Ensino Médio



Alunos do 3º Ano, estamos estudando a República Velha, especificamente sobre as revoltas sociais deste período, neste documentário você verá as revoltas que aconteceram no meio urbano e rural e conhecerá vários de seus pontos, dentre eles: questão da chegada dos imigrantes, movimento operário, revolta da vacina, contestado e canudos, tenentismo, coluna prestes e um pouco da Revolução de 30, Júlio Prestes e Vargas. Assista ao vídeo e deixe seu contundente comentário. Conto com vocês!


terça-feira, 5 de junho de 2018

A Contrarreforma



Concílio de Trento - 1545 - 1563. 


CONTRARREFORMA RELIGIOSA
 

 

A Contrarreforma, também conhecida na história da Europa Ocidental,  como Reforma Católica, foi um movimento liderado pela Igreja Católica no século XVI como resposta à crescente expansão do protestantismo na Europa. Teve como principais objetivos conter a perda de fiéis, poder político e econômico, e reestruturar e moralizar a Igreja internamente. 

Principais Medidas e Características

As ações da Contrarreforma foram formalizadas principalmente durante o Concílio de Trento (1545-1563) e incluíram: 

Concílio de Trento: Reunião de autoridades católicas que reafirmou dogmas e a autoridade papal, rejeitando as doutrinas protestantes da justificação pela fé e da predestinação.

Reativação da Inquisição: O Tribunal do Santo Ofício foi reativado para julgar e punir hereges (protestantes e outros acusados de desviar da fé católica).

Criação do Index Librorum Prohibitorum: Uma lista de livros cuja leitura era proibida aos católicos, visando controlar a disseminação de ideias consideradas heréticas.

Companhia de Jesus: Fundação de novas ordens religiosas, com destaque para os jesuítas, em 1540. Conhecidos como "soldados de Cristo", dedicaram-se à expansão da fé católica e à catequese de povos em novas terras, como os indígenas no Brasil, além de fundarem colégios.

Reforma Interna do Clero: Estabelecimento de seminários para melhorar a formação dos padres, combate à venda de indulgências (prática de venda do perdão dos pecados) e a manutenção do celibato clerical.

Reafirmação Doutrinária: Manutenção de práticas como o culto aos santos, a importância das obras para a salvação e a autoridade da Vulgata (versão em latim da Bíblia). 

A Contrarreforma conseguiu revitalizar o catolicismo e impedir o avanço protestante em algumas regiões, mas não restaurou a unidade cristã na Europa, resultando em conflitos religiosos violentos.

 

ATIVIDADE:

 

1)      Definir o que foi a Contrarreforma?

2)      Qual a diferença entre Reforma e Contrarreforma?

3)      Quais as principais características da Contrarreforma?

4)      Que ligação há entre Contrarreforma e a História do Brasil Colonial?

5)      Complete: A) Os soldados de Cristo eram os ________________; B) Principal Concílio da Contrarreforma foi o de _______________; C)  A contrarreforma foi uma ação que ocorreu dentro da Igreja __________________.  

A Reforma Protestante para os alunos do sétimo ano



Caros alunos para aprofundar um pouco o capitulo 8 sobre a Reforma, assista este pequeno vídeo e deixe seu comentário a respeito deste assunto. Conto com vocês.

ALUNOS DO 7º ANO - RENASCIMENTO



Caros alunos do 7º Ano,  este documentário é sobre o Renascimento, assista e poste seu comentário, sobre o que entendeu e destacando a importância deste movimento para o início da Idade Moderna. Conto com vocês.

O SIGNIFICADO DO NATAL!

  O SIGNIFICADO DO NATAL! Professor Me. Ciro José Toaldo Paulo Henrique e Ciro (Curitiba PR)   No sentido amplo da palavra, Natal ...

As mais vistas