ROMA ANTIGA, segue um esquema para ser estudado:
* Duas versões da origem de Roma: Lendária - ligada a Rômulo e Remo e a Histórica ligada aos latinos que criaram um forte aos margens do Rio Tibre para se proteger dos sabinos,assim fundaram Roma.
* Três períodos da História Romana: Monarquia - República e Império.
* Monarquia - reis etruscos - último Tarquínio , o soberbo - derrubados pelos Patrícios que em 509 a.C implantaram a República. Lembrando que com os etruscos os romanos aprenderam a fazer as grandes obras de engenharia, inclusive os aquedutos que levavam água para as casas dos romanos.
Sociedade na época da Monarquia - Patrícios (únicos cidadãos) - Plebeus (maioria do povo) - clientes (servem os Patrícios) - escravos (poderiam vir das guerras, divididas ou condenados pela justiça).
Na monarquia havia o rei, mas também o Senado que era formado pelos patrícios.
* República - maior instituição é o Senado - formado pelos patrícios e também o Exército era outra instituição importante na Republica.
A república era governada por magistrados e o Senado: Cônsul - presidia o Senado; Pretor - responsável pela justiça; Questor - arrecadação dos impostos; Edis - responsáveis pelo policiamento; Censor - Contagem da população. Senado formado por 300 membros vitalícios.
As mulheres e escravos eram excluídos da politica.
As lutas sociais na República ocorreram ente Patrícios e Plebeus. Os Plebeus conquistaram z Lei do Tribuno da Plebe; a Lei Canuleia (casamento entre patrícios e plebeus), lei das doze tábuas (primeiras leis escritas) e a lei licínia-séxtia (eleger o cônsul plebeu).
Roma após conquistar Cartago, nas Guerras Púnicas, passou a dominar o Mar Mediterrâneo.
Com estas conquistas surgiu o enriquecimento do Estado Romano, os cavaleiros, aumento do escravizam e a concentração de terras nas mãos de poucos.
Espártaco - Promoveu uma rebelião com mais de 100 ex-escravos, poi queria a liberdade para eles, mas foi uma rebelião sufocada;
Os irmãos Graco (Tibério e Graco) lutaram pela reforma agrária - mas também foram mortos;
O primeiro triunvirato - formado por senadores como Julio César, Pompeu e Crasso - quem se destacou foi Julio César que se aproximou do povo, mas foi assassinado pelo Senado.
O segundo triunvirato - formado por senadores como Otávio, Marco Antônio e Lépido - Otávio se tornou o primeiro Imperador de Roma, dando inicio ao período do Império.
Não esquecer que o Coliseu romano foi um grande anfiteatro onde aconteciam os espetáculos públicos. Que a língua falada pelos romanos falavam o latim, deixaram como grande legado o Direito. Também quanto a religião eles eram politeístas, mas na época dos romanos nasceu Jesus Cristo que criou o cristianismo, uma religião de perseguida, tornou-se a religião oficial.
O Coliseu