sábado, 5 de maio de 2018

2º BIMESTRE - MALBA TAHAN


PROFESSOR BRASILEIRO FEZ A DIFERENÇA
NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
ATENÇÃO ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ MARTINS FLORES, NESTA SEMANA SE COMEMORA A SEMANA DA MATEMÁTICA.. VAMOS APROVEITAR PARA CONHECER A HISTÓRIA DO BRASILEIRO CÉLEBRE QUE DEDICOU-SE MUITO A ESSA CIÊNCIA. LEIA E DEIXE SEU COMENTÁRIO.  

Júlio César de Melo e Sousa, professor de matemática,  nasceu no Rio de Janeiro, em 6/5/1895, vindo de uma família de oito filhos, criados com dificuldade pelos pais.
O escritor árabe Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan - mais conhecido como Malba Tahan-, nasceu dez anos antes, em 1885, na Península Arábica. Ele realizou seus estudos em Constantinopla e no Cairo; com 27 anos se tornou detentor de grande herança paterna e passou a viajar pelo Japão, Rússia e Índia. Malba faleceu em 1921.
O comum entre Júlio César, o matemático brasileiro, e Malba Tahan, o escritor árabe é que se trata mesma pessoa. Malba Tahan é o pseudônimo de que se vale o professor para criar suas histórias. Tamanha é a sua criatividade que ele mesmo inventou sua biografia fictícia. Aproveitando o contexto, ele também disseminou amplamente a Matemática através de suas obras. O escritor recebeu inclusive a concessão especial do Presidente Getúlio Vargas para ter seu heterônimo impresso em sua carteira de identidade.
Júlio cresceu na pequena cidade paulista chamada Queluz, revelando precocemente sua natureza criativa e única. Em 1905 ele voltou para sua terra natal para estudar e se tornar professor. Ele transformava sua sala de aula em palco e atuava de forma brilhante, conquistando a atenção dos alunos com sua metodologia voltada para o aprendizado concretizado. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, ele apresenta, por meio das proezas de um personagem persa que se devota aos cálculos matemáticos, uma infinidade de questões e desafios matemáticos, seguindo o estilo das narrativas de Mil e Uma Noites. Monteiro Lobato foi um dos grandes escritores que se apaixonaram por este livro, profetizando sua imortalidade na história da literatura.
Os contos de Malba se passavam no Oriente. O matemático e escritor estava sempre à frente de seu tempo, sendo muitas vezes incompreendido. No esforço de reconhecimento da sua obra, foi fundado o Instituto Malba Tahan, em 2004, na cidade de Queluz. Também em sua honra o dia 6 de maio, que marca seu nascimento, foi estabelecido como o Dia da Matemática pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.
Júlio César morreu no dia 18/06/1974, de ataque cardíaco no hotel em que se encontrava hospedado, no Recife, depois de uma palestra. Como arremate final de sua imaginação, deixou prescritas várias orientações para a realização de seu enterro: queria um caixão de terceira classe, flores enviadas por alguém desconhecido, oculto no anonimato, sem coroas, luto ou discursos.

20 comentários:

  1. ele nasceu em 6/5/1895sendo criado pelos pais com dificuldade ele cresceu na cidade paulista chamda Queluz, e em 1905 ele voltol para sua cidade natal para ser professor.Um dos escritores mais famosos do mundo como monteiro lobato ele morreu em 18 6 1974 querendo um interro sem luxo com um interro de 3 classe.
    nome carlos eduardo
    escola jose m flores
    6c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Eduardo o que mais você achou interessante nesta história deste importante matemático brasileiro?

      Excluir
  2. Escola José Martins Flores
    Série:6c
    Aluno:Guilherme Finoto Viana

    Júlio César de Melo e Sousa, professor de matemática, nasceu no Rio de Janeiro, em 6/5/1895, vindo de uma família de oito filhos, criados com dificuldade pelos pais.O escritor árabe Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan - mais conhecido como Malba Tahan-, nasceu dez anos antes, em 1885, na Península Arábica. Ele realizou seus estudos em Constantinopla e no Cairo; com 27 anos se tornou detentor de grande herança paterna e passou a viajar pelo Japão, Rússia e Índia. Malba faleceu em 1921.O comum entre Júlio César, o matemático brasileiro, e Malba Tahan, o escritor árabe é que se trata mesma pessoa.Júlio cresceu na pequena cidade paulista chamada Queluz, revelando precocemente sua natureza criativa e única. Em 1905 ele voltou para sua terra natal para estudar e se tornar professor. Ele transformava sua sala de aula em palco e atuava de forma brilhante, conquistando a atenção dos alunos com sua metodologia voltada para o aprendizado concretizado. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, ele apresenta, por meio das proezas de um personagem persa que se devota aos cálculos matemáticos, uma infinidade de questões e desafios matemáticos, seguindo o estilo das narrativas de Mil e Uma Noites.Monteiro Lobato foi um dos grandes escritores que se apaixonaram por este livro, profetizando sua imortalidade na história da literatura.Júlio César morreu no dia 18/06/1974, de ataque cardíaco no hotel em que se encontrava hospedado, no Recife, depois de uma palestra. Como arremate final de sua imaginação, deixou prescritas várias orientações para a realização de seu enterro: queria um caixão de terceira classe, flores enviadas por alguém desconhecido, oculto no anonimato, sem coroas, luto ou discursos.

    ResponderExcluir
  3. Guilherme o mesmo que escrevi para o Carlos Eduardo o que mais você achou interessante nesta história deste importante matemático brasileiro?

    ResponderExcluir
  4. Aluno:Gustavo Oliveira Silva
    Escola:José Martins Flores
    Turma:6°c


    Eu entendi que Júlio César de Melo de Souza foi um importante matemático no Brasil,nasceu no Rio de Janeiro, nasceu em 06/05/1895 numa família muito difícil de criação com oitos filhos.Ele realizou estudos em Constantnopla e no Cairo com 27 anos de idade.Faleceu em 18/06/1974 depois de uma palestra é seu livro mais famoso é o "homem que calculava" após sofrer um infarto é como ele era generoso pediu para que seu enterro fosse caixão de 3°classe,flores enviadas por desconhecidos,sem coroas e lutos esse foi o maior matemático

    ResponderExcluir
  5. Ele nasceu em 1895 em uma cidadezinha chamada Queluz cresceu com seus pais com dificuldade e desde pequeno ele tinha uma imensa criatividade com isso foi escrevendo livros e o Monteiro ele morreu em 1974 e queria um caixão de 3classe não queria discurso nem luto

    ResponderExcluir
  6. Aluno : Saulo Feluipe Bispo Costa
    Escola José Martins Flores
    Série 6C

    Eu entendi que Malba Tahan que na verdade era tambem Julio César de Melo de Souza foi um importante matemático no Brasil nasceu em Rio de Janeiro,em 6/5/1895 e faleceu em 18/6/1974 de ataque cardiaco.Enfim ele era um grande matemático senão um dos maiores do mundo ,isso faz ele ser bem conhecido por todos .

    ResponderExcluir
  7. Aluno:Felipe Belmonte Camargo
    Escola Jose Martins Flores
    Série:6c

    Malba Tahan ele foi o melhor professor de matematica do mundo e que gostava de sua funsao.

    ResponderExcluir
  8. nome:Claudemir Simões Junior 6c José Martins Flores resposta:Eu entendi que Malba Tahan foi um dos mais importantes matemáticos do mundo.Ele escreveu mais de 100 livos sobre matemática,e um dos mais famosos foi o homem que calculava,o livro é muito legal é aonde aparece coisas que a gente nunca imagina que é possivel.Ele transformava sua sala em um palco onde todos os seus alunos ficavam admirados com ele.Achei muito legal isso,realmente fico impressionado.

    ResponderExcluir
  9. Lauany Vitória 6C
    Escola : José M Flores

    Eu entendi que o Júlio César foi um grande matemático brasileiro que escreveu mais de 100 livros e o mais legal é que quase metade foram sobre matemática. porém poucos conheciam seu nome pois assinava como Malba Tahan . nasceu no dia 06-05-1895 no Rio de Janeiro morava com seus pais e mais 7 irmãos . no seu livro mais conhecido o homem que calculava apresenta desafios e questões matemáticas . Monteiro Lobato foi um dos grandes escritores que se apaixonanou por esse livro Malba Tahan morreu no dia 28 do 06 de 1974 . realmente sua inteligência era inacreditável

    ResponderExcluir
  10. Lauany Vitória 6C
    Escola José M Flores

    Eu entendi que o Júlio César foi um grande matemático brasileiro que escreveu mais de 100 livros e que quase metade foram sobre matemática . porém poucos conheciam seu nome verdadeiro pois assinava como Malba Tahan .nasceu no dia 06-05-1895 no Rio de Janeiro morava com seus pais e mais 7 irmãos . Mais tarde como professor transformava sua sala de aula em um palco onde conquistava a admiração e atenção dos alunos. no seu livro mais conhecido o homem que calculava apresenta desafios e questões matemáticas . Monteiro Lobato foi um dos grandes escritores que se apaixonou por esse livro . Malba Tahan morreu no dia 18 de junho de 1974

    ResponderExcluir
  11. Aluno:KAIO Henrique P. David
    Ano:6 D

    Julio Cesar(Malba Than) foi um grande matemático.O que eu mais gostei em sua história é que ele foi um gênio da matemática em sua época e até hoje,descobrindo problemas matemáticos q outros em anos ñ conseguiam resolver , ele resolvia em minutos.

    ResponderExcluir
  12. aluno:Felipe Dos Santos Silva
    ano:6 D

    O malba tahan foi um grande matematico brasileiro ate que
    ele ja escrever 100 livros e quase todos de matematica,ele nasceu dia 06/05/1895 tinha muitos poblemas com a sua familia,julio se cresceu e uma cidade paulista.

    ResponderExcluir
  13. Nome:Carlos Henrique de Oliveira Ozorio
    Série:6D

    Julio César(malba tahan)foi um excelente matemático. Ele teve problemas na infância e quando ele morreu em 1974 ele nao queria muito luxo e sim um caixão de 3classe e nem luto

    ResponderExcluir
  14. Nome:Guilherme Silva
    O Júlio César,como na história (malba tahn)foi um gênio da matemática resolvendo problemas nunca resolvido naquela época foi muito apresiado.

    ResponderExcluir
  15. Nome:Eric Rafael
    Turma:6 ano B
    Eu vi que ele lutou muito para chegar aonde ele chegou.
    Julio Cesar foi um gênio da matemática preparado pra tudo
    Julio Cesar foi um grande homem eu dou meus parabém para ele pena que ele faleceu.

    ResponderExcluir
  16. nome leticia karoline da silva ano 6c escola jose martins flores eu entendi que malba tahan que na verdade era julio cesar de melo de souza , foi um importante matematico no brasil nasceu no rio de janeiro em 6/5/1895e faleceu em 18/6/1974 de ataque cardiaco.e o que eu achi mais importante foi que ele lutou muito para chegar aonde ele chegou

    ResponderExcluir
  17. NOME Camily Chrestani Borges
    escola Jose Martins Flores
    serie 6 B

    Eu vi que ele foi um grande escritor e foi criador de um grande livro chamado O homem que calculava.Ele foi um professor de matematica muito bom mas em 18/06/1974ele sofreu um ataque cardiaco e veio a falecer e ele falou que quando ele falece ele queria um caixao de alta qualidade flores e ficar de luto.

    ResponderExcluir
  18. Escola:José Martins Flores
    Aluno:Gustavo Silva Santos
    Turma:6ºB

    Júlio César de Melo e Sousa, professor de matemática, nasceu no Rio de Janeiro, em 6/5/1895, vindo de uma família de oito filhos. ele foi um grande matemático e um grande escritor que escreveu o livro O Homem que calculava,em 1905 ele voltou para sua terra natal para estudar e se tornar professor O Júlio César, o matemático brasileiro, e Malba Tahan, se trata mesma pessoa

    ResponderExcluir

MEU AMIGO DORVALINO!

                                                             AO MEU AMIGO DORVALINO! Professor Me. Ciro José Toaldo                 Na...