terça-feira, 20 de outubro de 2020

OS MILITARES NO PODER BRASILEIRO (1964 – 1985) - Com atividades

 

                                          OS MILITARES NO PODER BRASILEIRO (1964 – 1985)


     Para combater as ameaças comunistas que assolavam o Brasil, os militares com a força do povo e de autoridades constituídas, restabeleceram a ordem e um grupo formado por civis e militares, assumiram o poder, pois, João Goulart, havia deixado vago o cargo de presidente da República, isto ocorreu em 31/03/1964, quando Castelo Branco assumiu. Assim, começa o período em que o Brasil foi comandado pelos militares (1964-1985).

     Lembrando que o presidente João Goulart, até para assumir, após renúncia de Jânio Quadro, teve dificuldades e vinha propondo transformações estruturais no âmbito político e social do Brasil, que eram as reformas de base que ofereciam brechas para uma guinada comunista de teor radical.

     Os militares no início do novo governo estabeleceram-se na política brasileira em uma ocasião em que o país mergulhava numa de suas piores crises, nos primeiros meses de 1964 e tiveram que estabelecer os chamados Atos Institucionais para terem a possibilidade de governar o país.

     No dia 9 de abril foi decretado o Ato Institucional nº 1, dando poderes ao Congresso para eleger o novo presidente. O escolhido foi o general Humberto de Alencar Castelo Branco que governou de 1964 até 1967. Em seu governo foi criado o Cruzeiro e o Banco Nacional de Habitação (BNH) e também ocorreu o rompimento de relações diplomáticas com Cuba e aproximação com os EUA. Somente dois partidos passarma a existir: Arena e MDB.

     Depois assumiu Costa e Silva, governou de 1967 até 31/8/1969 (foi afastado por problemas de saúde). Foi em seu governo que passou a vigorar a Constituição de 1967 e o AI-5; nele também se criou a Embraer e a expansão da indústria pesada. No seu governo ocorreu a visita da rainha Elizabeth II ao Brasil. Quanto ao ato mais duro de Costa e Silva, o AI-5, há historiadores que defendem que ele se deveu em grande parte às pressões de ações armadas revolucionárias que já estavam em curso no país – como as da AP (Ação Popular), acusada do atentado à bomba no Aeroporto de Guararapes, em 1966).  

     Depois, assume Médici, governou de 30/10/1969 a 15/3/1974. Ele derrotou a Guerrilha do Araguaia (Dilma Rousseff foi uma destas guerrilheiras)  e criou o Departamento de Operação de Informação e também criação da Embrapa, e iniciou a construção da Hidrelétrica de Itaipu, tendo acordo com o Paraguai e Argentina. Também durante este governo, em 1970, o Brasil ganho o título de Tri-campeão mundial de futebol, na Copa do México que usou deste fato parra fazer propaganda, associando essa conquista ao regime militar.

     Na sequência assume Ernesto Geisel governou de 15/03/1974 a 15/03/1979, foi quem, em 11 de outubro de 1977, criou o nosso estado de Mato Grosso do Sul, também fez a fusão do estado da Guanabara ao Rio de Janeiro. Com Geisel chegou ao fim o AI-5 e, no exterior fez acordos sobre energia nuclear (Angra dos Reis) com a Alemanha Ocidental e reatou as relações diplomáticas com a China. Além de estabelecer o Programa Nacional do Álcool (Proálcool) em 1975. 

     O último presidente militar foi Figueiredo, governou de 15/03/1979 a 15/03/1985. Criou o estado de Rondônia, modernizou a agricultura brasileira e fez a reabertura política onde os partidos políticos se reorganizaram. No final do governo de Figueiredo, ocorre a Campanha Diretas Já, dando início ao período chamado de redemocratização do Brasil. 

     O primeiro presidente civil após o governo dos militares foi Tancredo Neves, eleito indiretamente em 1985. Todavia, ele morreu antes de assumir o cargo. O vice, Sarney, assumiu o posto. As eleições diretas efetivaram-se em 1989 e culminaram na vitória de Collor.

     Estudar a respeito deste período requer mente aberta, entendendo que o Brasil passava por uma crise grave, entretanto, as medidas autoritárias e drásticas adotadas pelos militares levaram ao esquecimento toda a dimensão da democracia e da liberdade de expressão. Estes são pontos negativos do regime. Contudo, neste período, há aspectos positivos, pois o país passou a ter infraestrutura para se desenvolver, tendo novas formas de produção de energia com as hidroelétricas (Itaipu) e a nuclear (Angra dos Reis). O Proálcool foi um projeto importante. Ocorre crescimento industrial, controle da inflação, construção da ponte Rio-Niterói e a Transamazônica, além da diminuição da mortalidade infantil.

 

ATIVIDADE

1. Cite o nome dos 5 presidentes militares do período?

 

2. Complete: 

A. Criou o MS ___________ 

B. Criou Rondônia ________

C. Criou o BNH __________ 

D. Constituição de 1967 _____________

E. Derrotou a Guerrilha do Araguaia __________ 

 

3. Que aspecto positivo e negativo pode ser descrito deste período da história do Brasil?

 

4. Faça a correção destas frases (troque só a palavra grifada) 

A. Após o regime militar, o primeiro presidente eleito por eleição direta foi Tancredo.

B. A AI 5, chegou ao fim com Médici

C. Os militares assumem o poder após tirar do poder Jânio Quadros. 

D. Foi Geisel que propôs as Reformas de Base. 

 

5. Assinale a alternativa correta: 

AO etanol é um biocombustível produzido pelo processamento da cana-de-açúcar, milho, beterraba e eucalipto. No Brasil, a produção usando a cana-de-açúcar ocorre de 1970. Trata-se de um combustível que é substituição de qual combustível tradicional?

A) Diesel.  B) Gasolina.  C) Eletricidade. D) Biodiesel. E) Carvão.

 

B. Aponte uma desvantagem verificada na produção ou utilização do etanol, biocombustível obtido pelo processamento da cana-de-açúcar no Brasil:

A) Não ser renovável.

B) Alto custo do combustível se comparado ao seu equivalente, a gasolina.

C) Necessidade de grandes áreas agricultáveis.

D) Elevado grau de poluição hídrica.

E) Cultivos de cana-de-açúcar adaptados a apenas um bioma brasileiro.


C. (FURG/2006) A Campanha das "Diretas-Já" foi um episódio marcante ocorrido na década de 1980, constituindo um dos significativos momentos do processo histórico brasileiro conhecido como:

A) republicanização   B) coligação  C) redemocratização  D) militarização  E) conciliação

D. (Fuvest) A vitória do Brasil na Copa do Mundo de 1970

a) não teve qualquer repercussão no campo político, por se tratar de um acontecimento estritamente esportivo.
b) alentou o trabalho das oposições que deram destaque à capacidade do povo brasileiro de realizar grandes proezas.
c) propiciou uma operação de propaganda do governo Médici, tentando associar a conquista ao regime autoritário.
d) favoreceu o projeto de abertura do general Geisel, ao criar um clima de otimismo pelas realizações do governo.


E.  (Fundatec – adaptado) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o primeiro e último presidente da Ditadura Militar.

a) Emílio Garrastazu Médici e Itamar Franco.

b) Ernesto Geisel e Emílio Garrastazu Médici.

c) Castelo Branco e João Baptista de Oliveira Figueiredo.

d) João Baptista de Oliveira Figueiredo e Ernesto Geisel.

e) Castelo Branco e Emílio Garrastazu Médici.


F. O presidente brasileiro destituído com o golpe civil-militar de 1964 foi:

a) Jânio Quadros  b) João Goulart   c) Getúlio Vargas   d) Juscelino Kubitschek

e) Café Filho

 

G. Que presidente do Brasil fez parte das Guerrilhas na época do Regime Militar:

a) FHC;     b) Collor;     c) Dilma;     d) Temer;    e) Lula.

 

H. A campanha popular que exigia o direito da população de votar no presidente do Brasil recebeu o nome de:

a) Marcha dos Verde Amarelo    b) Caras-pintadas    c) Jornadas de Maio  d) Diretas Já

d) Nenhuma das alternativas colocadas anteriormente. 




O CRISTIANISMO NO IMPÉRIO ROMANO E SUA ASCENSÃO

 

              CRISTIANISMO DENTRO DO IMPÉRIO ROMANO E SUA ASCENSÃO[1]

A partir do século III, o Império Romano entrou em crise e muitos romanos empobrecidos não seguiram a religião oficial e o culto ao imperador já não traziam conforto espiritual e passaram a seguir outra religião. Foi justamente nesta época que o cristianismo se expandiu e se consolidou.

Para isso, contribuíram os ensinamentos de Jesus. Segundo o Novo Testamento, Jesus, filho de Maria e José, nasceu em Belém, lugarejo próximo a Jerusalém, na Judeia, que, na época, era uma província do Império Romano, sob o governo de Otávio Augusto. Aos 30 anos, o messias esperado, Jesus começou a percorrer as aldeias e cidades da Judeia pregando o amor ao próximo, humildade e igualdade entre as pessoas, e promete aos justos o paraíso. Assim, muitas pessoas passam a seguir Jesus.

Em suas pregações, Jesus pregava: adoração a um só Deus (era o oposto em adorar vários deuses romanos); afirmava ser o messias que traria a felicidade eterna a quem merecesse; se opunha à violência e prometia a vida eterna. Por isso e pela falsa acusação de que diziam que era rei dos judeus e de pregar contra as autoridades, Jesus foi condenado à morte na cruz pelos romanos. Após sua morte, os apóstolos, com destaque para Paulo e Pedro, passaram a transmitir seus ensinamentos aos povos do Império, já que a proposta cristã era de uma religião universal.

Mas, quem eram os apóstolos? Eram seguidores que haviam conhecido Jesus, começaram a pregar espalhando a crença na vinda ao mundo do salvador e de uma Boa Nova, “Evangelho”, em grego, e começaram a converter outros judeus, em particular, os que falavam o grego, pois estes estavam mais abertos às influências de novas crenças.

E, foi desta forma que o cristianismo começou a expandir-se para além dos “pobres” que compunham a comunidade de Jerusalém e o apóstolo Paulo, o principal deles, influenciou a pregação do Evangelho para todos os homens, não apenas para os judeus, como tinha sido nos primeiros anos após a morte de Jesus.

Por mais de vinte anos, Paulo viajou e pregou, pelo Mediterrâneo Oriental, até ser preso em 58 d.C. Como Paulo tinha a cidadania romana, em 60 d.C. pediu para ser julgado em Roma.

 Com a promessa de um mundo melhor, animado pelas pregações dos apóstolos, a exemplo de Paulo, e por obras de caridade, o cristianismo começou a se expandir entre diferentes grupos sociais e povos e regiões ao redor de todo o Mar Mediterrâneo.

Por que tantas pessoas pobres se convertiam ao cristianismo? Os pobres buscavam na religião de Jesus a esperança de conseguir o paraíso. Para eles, que formavam a maioria dos primeiros cristãos, o imperador era o anti-Cristo, e Jesus era a salvação; a felicidade eterna em outra vida.

                                               A PERSEGUIÇÃO DOS CRISTÃOS

A perseguição aos cristãos teve seu começo devido ao grande crescimento do cristianismo e sua expansão, desta forma as autoridades romanas passaram a persegui-lo. A perseguição aos cristãos aconteceu por mais de dois séculos e incluiu: a) execuções públicas e crucificações; b) exposição a feras famintas para serem devorados; c) destruição de suas igrejas.

Resistindo à perseguição romana, os cristãos reuniam-se nas catacumbas, galerias subterrâneas onde oravam e sepultavam seus mortos. Apesar de perseguido pelo governo romano, o cristianismo (com sua crença na vida pós-morte) continuou atraindo pobres, remediados, ricos, homens, mulheres e, até mesmo, as autoridades romanas. E, com a crise do século III, o cristianismo se consolidou como uma religião com grande número de seguidores por todo o império.

Inicialmente, os imperadores alarmados intensificaram as perseguições aos cristãos. Posteriormente, perceberam que era melhor aliarem-se a eles, a fim de conservar seu poder. Em 313, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto aos cristãos, por meio do Édito de Milão e, antes de morrer, resolveu batizar-se.

A consagração do cristianismo deu-se no governo de Teodósio, que, em 380, transformou o cristianismo em religião oficial do Império Romano. Nascido entre os pobres, o cristianismo passava a ser agora uma das colunas de sustentação do Estado romano, que passou a ser chamado de Império Romano Cristão.



[1] Cf BOULOS, Alfredo. História sociedade e cidadania, vol 6. São Paulo: FTD, 2018. P.186/188

2025 VAI NOS DEIXAR!

  2025 VAI NOS DEIXAR! Professor Me. Ciro José Toaldo             Apesar do adeus que devemos dar ao ano que se encerra, quero fazer um ...

As mais vistas