ALUNOS DO TERCEIRO ANO, LEIAM ESTE TEXTO, COMPLEMENTO DO CONTEÚDO SOBRE REVOLUÇÃO RUSSA E POSTEM SEUS COMENTÁRIOS.
A REVOLUÇÃO RUSSA E A LUTA DAS MULHERES Luna Costa
Hà 100 anos, acontecia a insurreição dos Bolcheviques,
liderados por Vladimir Lênin, contra o governo provisório (25/10/17 pelo
calendário russo, e 7 de novembro pelo gregoriano).
Era um dos momentos mais marcantes da história: a
primeira revolução socialista, feita pela e para a maioria. As mulheres tiveram
importância fundamental e foram as responsáveis pelo início do processo
revolucionário, mas, apesar dos grandes direitos conquistados pós-revolução,
pouco se comenta sobre sua decisiva participação no período.
O grande estopim ocorreu justamente no dia 23 de
fevereiro no calendário juliano (08 de março no calendário gregoriano), o Dia
Internacional da Mulher. Milhares de mulheres, que viviam uma situação
precarizada e miserável, foram às ruas, em uma greve geral por seus direitos
mais básicos.
Na Rússia de 1916, as operárias se concentravam no
setor têxtil e eram a categoria mais explorada da classe operária. A média de
seus soldos chegava a menos da metade do salário dos operários do setor
metalúrgico. A porcentagem de analfabetismo era de 17% entre os metalúrgicos e subia
para 62% entre as têxteis.
O enorme impulso que as trabalhadoras russas deram à
revolução, combinado com a política revolucionária consequente dos
bolcheviques, trouxe avanços que ainda hoje articulam mulheres
internacionalmente.
Programas governamentais soviéticos investiam na
emancipação das mulheres: plena igualdade de direitos civis e políticos, o
casamento civil e o divórcio, liberdade sexual, inserção do mercado de trabalho
de forma igualitária, direito ao aborto, licença maternidade, uma política que
incentivava a socialização do trabalho doméstico e a criação dos filhos, como a
construção de creches públicas.
As trabalhadoras que se levantaram por pão, terra e
paz ainda são capazes de nos repassar importantes lições sobre o potencial
avassalador que a organização de mulheres tem nas transformações sociais.
Fundamental no momento que estamos vivendo de retirada dos nossos direitos em
todos os campos.
A
revolução russa e a luta das mulheres vivem!
Fonte - <https://jornalistaslivres.org/2017/11/revolucao-russa-e-luta-das-mulheres/>
Podemos perceber que as mulheres teve um papel muito importante e ainda tem,vejo na tv na rua e no jornal mulheres ligando pelo seu direitos trabalhistas e não so trabalhista e sim pela igualdade,minha opinião e que as mulheres não é feita pra ficar em casa só no fogão e cuida de casa,mulheres deve ter direito em varias coisas,um trabalho que eu adimiro muito que é professor deveria receber muito melhor do que hoje pois eles estudam muito pra chegar na escola e ensinar o que aprendeu para nois como eu jovem ter um futuro melhor.
ResponderExcluirNome:Ednaldo Rodrigues
Escola:anton Antonio fernandesF
Serie: 2°a
É lutando professor,escrevi errado naquele momento.
ExcluirMuito bem.. valeu pelo comentário
ExcluirPouca gente sabe que a Revolução de fevereiro de 1917, que derrubou o regime czarista existente há séculos na Rússia, foi protagonizada pelas operárias da indústria têxtil que organizaram um ato público no Dia Internacional da Mulher, de forma espontânea, insurrecional e pela base.
ResponderExcluirNome:Cristiano Morais do nascimento
Série:2°A
Escola Antônio Fernandes
Como o Professor mesmo disse em outras postagens aqui no site, as mulheres têm sim um papel muito importante na nossa sociedade hoje, graças a o que elas buscaram anteriormente, foram atrás de seus Direitos, muitas delas até morreram, como por exemplo aquelas nos EUA que foram queimadas após irem atrás de seus direitos e vamos se assim dizer “básicos” de um ser humano. Mas vemos no mundo de hoje, que algumas mulheres jogam tudo isso no lixo, como se não siguinificasse nada, e como se tivessem pedindo a desigualdade de volta, infelizmente essa pequena minoria acaba sujando a imagem da MULHER em si, por causa de algumas a Mulher novamente vem perdendo a dignidade, de que um dia foi conquistada.
ResponderExcluirEscola Antônio Fernandes
Aluno: João Victor Polatto. N• 19
Série: 3•
Neste texto trata-se de um tema muito importante na historia das mulheres, pois acredito eu que se não ouve-se essa Revolução muitas das mulheres não iam ser valorizadas como são valorizadas no nosso dia a dia, mas é triste saber de que na sociedade há vários setores que poderes da mulher não é igual a do homem.
ResponderExcluirJulio Cesar Dos Santos Costa nº 21 3ºA
Antigamente as mulheres não tinham voz como hoje,não tinham direitos como se tem hoje,essa revolução acredito que ajudou elas a serem reconhecidas como tal,até nos dias de hoje se tem desigualdade entre a mulher e o homem,tem serviço que o homem ganha mais do que a mulher,sempre tem aquele preconceito com a mulher nos dias de hoje,até mesmo em relação a qual curso a mulher tem que fazer,triste mas é a realidade!
ResponderExcluirEscola Antônio Fernandes
Renata De Moraes Brito
N°32
3°A
Foi a partir dessa Revolução Socialista que as mulheres através de grandes batalhas, alcançaram e conquistaram seus direitos. Apesar das mesmas terem suma importância no início desse processo revolucionário, pouco se comenta sobre a sua decisiva participação. Naquele período histórico, as mulheres não tinham direito algum, mas lutavam pela igualdade social e trabalhista, algo q nos dias atuais acaba que se concretizando contrário daquela época. Uma grande porcentagem das mulheres não dão valor ao que no passado foi conquistado com muito suor pelas antigas gerações das mesmas. Mesmo com grandes lutas no passado, ainda hoje, as mulheres não possuem os mesmos direitos do que os homens, como por exemplo, cargos trabalhistas iguais e salários totalmente diferentes. Algo que uma porcentagem das mulheres de hoje não lutam, não correm atrás dos seus direitos. Acabando ficando para trás na sociedade, pode se dizer. A sociedade tem que ver como a mulher, verdadeira mulher, que corre atrás e luta por seus direitos, deve ser sim valorizada. No passado essas mulheres que através de uma greve, atrás de seus direitos básicos conseguiram um dia só delas (8 de Março - Dia Internacional da Mulher) nos passam grandes lições, como o potencial absurdo que uma organização de mulheres têm nas transformações sociais.
ResponderExcluirEscola Estadual Antônio Fernandes
Aluno: Marlon Marques Garcia N°28
Série: 3º A
😂😂😂
ExcluirInfelizmente naquela época a mulher não recebia o seu devido valor, sempre tratada com desigualdade. Mas com capacidade de realizar as mesmas funções que os homens, e foi através dessa Revolução, que elas conseguiram alcançar seus direitos. E hoje em dia a mulher vem conquistando cada dia mais seu espaço na sociedade, se tornando independente e podendo ocupar o mesmo cargo que os homens em qualquer setor.
ResponderExcluirEscola Estadual Antônio Fernandes
Aluna: Ana Beatriz Pereira dos Santos N°04
Série: 3°A
Depois da Revolução Socialista as mulheres conseguiram seus direitos na sociedade. As mulheres tiveram uma importância fundamental e foram as responsáveis pelo início do processo revolucionário, mas, apesar dos grandes direitos conquistados pós-revolução, pouco se fala sobre sua decisiva participação no período. As mulheres foram as mais exploradas da classe operária é tinham um nível de analfabetismo alto, tinham salário baixo e não era valorizadas.
ResponderExcluirNome: RONAN VIEIRA BOTELHO
3 Ano
Número: 33
Algo muito importante neste período, foi a participação da mulher, pois com isso ela conseguiu aumentar ainda mais o seu espaço na sociedade, pois se não fossem por elas, o país não funcionária, por conta de que os homens estavam maioria na Guerra.
ResponderExcluirRudson da Silva Teixeira n°34 3°ano"A"
Bom como muitos falaram é resumidamente eu entendi que foi um período onde as mulheres cansaram dá exploração e resolveram lutar pelos seus direitos, esse dia que elas fizeram o protesto que hj e uma data bastante lembrada e comemorada intitulada dia das mulheres
ResponderExcluirVlw virão um abraço
Aluno: Estefânio
#pornapoleao
Primeira revolução socialista onde as mulheres tiveram importância fundamental e foram as responsáveis pelo início do processo Revolucionário.
ResponderExcluirMilhares de mulheres, que viviam uma situação precária e miserável, foram as ruas, para participar de uma greve geral por seus direitos(8 de março,que foi eleito o dia internacional da mulher, isso tudo só ocorreu por conta de que elas ficaram "substituindo"os homens enquanto eles estavam na guerra.
Daiane Camargo
N°07
3°A
As mulheres foram as responsáveis pelo início do processo revolucionário, e apesar de ter grandes direitos conquistados falam muito pouco sobre a sua participação decisiva no período.
ResponderExcluirNo dia 23 de fevereiro as mulheres que viviam em uma situação mizeravel foram as ruas fazerem greve , em busca por seus direitos mais básicos. A categoria mais explorada da classe operaria era o setor têxtil onde se concentravam as operarias. Apesar de ser o setor mas pesado elas ganhavam muito pouco e a porcentagem de analfabetismo era de 45% a mais comparada com a porcentagem de analfabetismo dos metalúrgicos.
Alguns programas governamentais investiam na emancipação das mulheres : para a plena igualdade dos direitos civis, licença maternidade, casamento civil direitos politicos entre outros.
Aluna Natália Elisbão de Souza / 3ºA / Antonio Fernandes