sexta-feira, 2 de março de 2018

TEXTO Nº 01 PARA ALUNOS DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO


           Este ano você começa uma nova fase de seus estudos, o Ensino Médio, etapa do preparo de sua profissão. A disciplina de História deseja contribuir nesta formação.
        No primeiro ano vamos refletir sobre a História e sua importância, bem como perceber o trabalho do historiador e suas investigações para escrever com precisão a evolução desta ciência e, como o ser humano deixou seu registro no decorrer do tempo, no passado e presente. O tempo dentro de sua dimensão: passado, presente e futuro são primordiais para se compreender esta disciplina. A questão da periodização (na visão tradicional) deve ser compreendida na visão crítica. Atualmente, não basta saber a data ou personagem heroico de determinado fato histórico, o essencial é saber o contexto do episódio e traçar uma reflexão crítica.
            O estudo a respeito das origens do ser humano apresentará o criacionismo e o evolucionismo, o importante é compreender estas teorias, longe das ideologias religiosas que às vezes cegam e a impedem de conhecer o vasto mundo da ciência. Da África ao Homo Sapiens, passando pelo paleolítico, neolítico e metalurgia há muito estudo e debate.
Na visão tradicional, o que determina o final da Pré-história (termo questionado) para a História é a escrita (chamada de cuneiforme, surgiu entre os Sumerianos - Mesopotâmia Antiga), surgiu por volta de três mil anos antes de Cristo.
       Um período de fascínio é a Idade Antiga, pois proporciona uma viagem indescritível, você irá passar pelo crescente fértil - onde surgiram as primeiras civilizações - nas margens dos grandes rios. Mesopotâmia e suas civilizações desenvolvidas as margens dos rios Tigre e Eufrates. Egito e a saga dos faraós com seus escribas, suas pirâmides e os complicados hieróglifos. Nesta civilização surge o Reino de Kush e os faraós negros. Os Fenícios e suas navegações com o desenvolvimento do alfabeto. Os Hebreus e os primórdios da religião cristã. Os Persas e sua estrada real, as satrápias e o surgimento do correio.
          Gregos e Romanos, patrimônios para a sociedade ocidental, considerados como civilizações clássicas, dado o grau de influencia ao mundo do ocidente. Democracia, mitologia, filosofia, direito, república e tantas outras grandes dádivas destas duas civilizações irão fazer parte de nosso estudo e desta fantástica viagem.
            Para quem se dispuser, desejo uma ‘boa viagem’ e uma grande aventura nesta entrada no túnel do tempo. Espero que você consiga continuar esta jornada no segundo ano do Ensino Médio.
Coragem, fé e um excelente estudo! 
Arte rupestre encontrada em Lagoa Santa MG (Brasil) 

12 comentários:

  1. Aluna:Ana Paula Oliveira Turma: 1B
    Escola: E.E Antonio Fernandes
    Eu como aluna é bom saber do conteúdo para organizar os estudos, além de tudo gosto muito dessa matéria.Vou me esforçar para tirar notas boas e aprender mais sobre história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ana Paula, a sua vontade e determinação são passos importantes para obter seus objetivos e cumprir as suas metas... bem-vinda ao mundo fascinante da História!

      Excluir
  2. Aluna: Lygia dos Reis Miranda Turma:1B
    Escola: E.E.Antonio Fernandes

    Eu como aluna sempre é bom saber do conteúdo para organizar os estudos meus e dos meus colegas da turma, saber sobre passsado antigos antes de Cristo eu gosto muito eu ficou imaginou como era, e como mudou tudo isso há história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lygia, tenho certeza que sua imaginação será ainda maior, pois verá o quanto a História Antiga é rica e quanto estamos ligada a ela!

      Excluir
  3. Aluna:Ana Luan Henrique : 1B
    Escola: E.E Antonio Fernandes
    numero:14

    como vc mesmo diz não texto que ideologias religiosas que vazes cegam isso que dizer que nem sempre a igreja colaboram na historia mesmo ela tendo um papel impor dente. sendo assim que um grupo social com poder politico eu religioso poderia atrapalhar alguns aspectos com social politico ou ate global dependendo do poder que eles tem. Mais eu estou falando nn so no com testo histórico mais e geral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luan, isto mesmo, as igrejas, em muitos casos, usam do povo e os fazem de "cobaias"; infelizmente a História está cheia destas versões ligadas a muitas Igrejas, que bem poderiam ajudar o povo, mas, usam destes para o poder ou mesmo tirar o que eles têm. Valeu!

      Excluir
  4. Aluno: Matheus Rodrigues de Oliveira.
    Turma:1B Escola: E.E Antônio Fernandes.

    Aprendi muito no ensino fundamental,maia garanto que no ensino médio aprenderei muito mais história fantástica,vou entrar nesta aventura com meus colegas de sala,que todos juntos se divertiremos cada dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Matheus, o ciclo da vida é isto mesmo, cada etapa se aprende e se inova algo, especialmente na História... Espero que possamos fazer uma grande aventura em nossas aulas de História..

      Excluir
  5. Aluna: geovana brena.1 ano B( manhã )
    Escola : Antônio Fernandes
    História é super importante na nossa vida como podemos esperar algo do futuro sem saber do nosso passado, e das coisas ao nosso redor.
    Questionar as origens das coisas nos deixam mais sábios .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passado, presente e futuro interligado com o tempo na História. Quem consegue fazer a conexão entre passado e presente, com absoluta certeza, torna-se um sábio, pois compreenderá muitos enigmas da História!

      Excluir
  6. Aluna: Geisa Gabriéla De Paula Nascimento
    E.E Antônio Fernandes Turma:1°B

    Venho por meio deste intermediário descrever e relatar minha opinião sobre o assunto.
    Tomarei como foco a importância da história e de suas características para com a idade contemporânea .Ressalto que nem todos os indivíduos capacitados na educação sabem a importância da mesma para conosco.
    Estudar história é abrir a mente para o novo .Pois a história nos revela que o mundo está em constante transformação e desenvolvimento, para compreendermos o tipo de utilidade que ela nos transmite , devemos ter o conhecimento de sua origem . Compreendo o pensamento do orador e também filósofo Marco Túlio Cícero , a história era "a mestra da vida ", ele passa para nós , que de acordo com o seu pensamento podemos extrair várias coisas do passado dentre elas , lições para a vida .
    No entanto devemos reeducar nossa percepção sobre a disciplina para podermos compreendermos sua importância para a vida.
    email:geisanascimentooh89@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nem todos conseguem entender a dimensão da História. Sim, precisamos dar a importância para a História, pois ela é a grande mestra da vida.. Valeu...

      Excluir

MEU AMIGO DORVALINO!

                                                             AO MEU AMIGO DORVALINO! Professor Me. Ciro José Toaldo                 Na...