terça-feira, 18 de agosto de 2020

A QUARTA REPÚBLICA DO BRASIL (1945 - 1964) - 4ª FASE - EJA - MARECHAL RONDON 2020 - 3º BIM

 

EMEF MARECHAL RONDON – HISTÓRIA – PROF. Me. CIRO TOALDO – 4ºFASE A/B - EJA

Nome _______________________________ 3º BIM 2020 (Texto para as aulas de 18, 25/08 e 01/09)

 

    HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO – QUARTA República Brasileira – (1945 -1964)

 Para vocês lembrarem: O Brasil tem três períodos: colônia, império e república. Estamos estudando a respeito da república. A Primeira foi a da Espada (1889-1894),  a segunda foi de 1894 até 1930 (chamada de República Velha) a terceira foi de 1930 até 1945 (Era Vargas) e a quarta vamos estudar agora. A Quarta República Brasileira foi um período de 1945 até 1964, marcado por grandes crises políticas, por um grande salto nos índices de desenvolvimento econômico e industrial do Brasil, houve uma rápida urbanização, mas as desigualdades também aumentaram, foram 21 anos que durou este período. Os presidentes deste período foram: Eurico Gastar Dutra (1946/51), Getúlio Vargas (1951/54), Café Filho (1954-1955), Carlos Luz (1955), Nereu Ramos (1955-56), Juscelino Kubitschek (1956-1961), Jânio Quadros (1961), Ranieri Mazzilli (1961) e João Goulart (1961-1964).

Política e a Constituição de 1946

Durante este período da política brasileira, formaram-se os novos partidos políticos, sendo os três (03), os maiores e também mais atuantes, partidos ao longo do período da Quarta República, foram eles: União Democrática Nacional (UDN): era um partido conservador, contrário a Getúlio Vargas e ao comunismo, seu grande representante foi Carlos Lacerda. Partido Social Democrático (PSD): foi criado por Vargas  durante o período do Estado Novo (Era Vargas – 1937-45), grande nome foi Juscelino Kubitschek.

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB): foi criado pelo próprio Vargas para se aproximar dos trabalhadores e implantar medidas defendidas pela esquerda. Os grandes nomes foram Getúlio Vargas e João Goulart.

Além disso, a 4ª República era dirigida pela Constituição de 1946, promulgada Eurico Gaspar Dutra, trouxe algumas para a democracia para o Brasil, mas não permitiu o voto de analfabetos (só conquistaram esse direito na Constituição de 1988), e os trabalhadores rurais continuaram excluídos das conquistas trabalhistas que haviam trazido melhorias para a condição dos trabalhadores urbanos.

Principais acontecimentos de cada governo

*Eurico Gaspar Dutra – o destaque do seu governo foi sua política externa, onde o Brasil alinhou-se aos Estados Unidos  no contexto da Guerra Fria, os partidos de esquerda, como Partido Comunista Brasileiro foi colocado na  ilegalidade em 1947.

*Getúlio Vargas, em 1950, retorna ao cargo de presidente do Brasil, mas pelo voto (democracia), mas teve grande crise política, pois a oposição (UDN) colocou-se contra o projeto político-econômico de Vargas que levou a ter a volta da inflação e com isto ter a perca de sua popularidade. A crise tornou-se insustentável, principalmente após a nomeação de João Goulart para o Ministério do Trabalho. Carlos Lacerda (UDN) sofreu um atentado, com morte de seu guarda-costas, um major da Aeronáutica. A crise que se desdobrou disso levou Vargas ao isolamento, até que, no dia 24 de agosto de 1954, cometeu suicídio.

* Com o suicídio de Vargas, o Brasil, em 17 meses, teve três presidentes, sendo eles: café Filho, Carlos Luz e Nereu Ramos.  

* Juscelino Kubitschek (PSD/PTB), foi eleito presidente do Brasil com margem apertada sobre o candidato da UDN, Juarez Távora. No governo de Juscelino (JK) impôs um projeto intenso de modernização econômica e industrialização do Brasil. Conhecido como Plano de Metas, o projeto de JK defendia a priorização dos investimentos em algumas áreas da economia brasileira. Investiu na malha rodoviária do Brasil e ampliou a capacidade energética do país.

Também investiu na infraestrutura, trouxe indústrias estrangeiras ao país (gerou empregos). Construiu a nova capital do Brasil, a cidade de Brasília (inaugurada em 1960), mas os altos gastos de JK contribuíram para o endividamento do Brasil e para o crescimento da inflação. Outro ponto extremamente negativo foram os baixos investimentos realizados na área da educação e da produção de alimentos, o que criou graves problemas que estouraram na década de 1960.

* Jânio Quadros, era da UDN, venceu as eleições de 1960, com discurso moralista, afirmando que limparia a política brasileira da imoralidade, mas seu foi repleto de medidas desastradas. Sua postura na presidência criou atritos com o Congresso e com a própria UDN.

As medidas econômicas de Jânio levaram ao aumento no custo de vida. Mas quando abriu caminho para negociações diplomáticas com o bloco soviético, ocorreu  o desagrado dos seus aliados conservadores. Jânio, isolado, renunciou à presidência ainda em 1961.

* A sucessão presidencial foi caótica, uma vez que o exército não aceitava a posse de Jango (João Goulart), acusando-o de ser um comunista. O Brasil esteve às vias de uma guerra civil quando uma alternativa política foi adotada: Jango assumiu a presidência em um regime parlamentarista.

O parlamentarismo durou pouco tempo e, em janeiro de 1963, Jango obteve seus plenos poderes presidenciais. A partir daí, propôs a realização de mudanças estruturais no país, conhecidas como Reformas de Base, uma deles era a questão da Reforma Agrária. A UDN passou conspirar um golpe contra o Goulart que acabou tendo apoio do próprio PSD. Começaram a correr greves por todos os lados do país. Jango chegou ao final de 1963, politicamente isolado e com a situação econômica do país em descontrole. O PIB registrou 1% de crescimento e a inflação alcançou 78%. O empresariado não acreditava na capacidade do governo conter o descontrole financeiro, enquanto o aumento dos preços e o desabastecimento de mercadorias castigavam os trabalhadores.

Jango assistiu de longe sua própria derrubada, não esboçou reação e fugiu para o Uruguai, abandonando o cargo da presidência da República do Brasil, não tinha mais como continuar no poder. Em 31/03/1964, as Forças Armadas, atendendo ao clamor do povo, inicia em Juiz de Fora (MG), o movimento que culminou com o início do período em que os militares assumem o comando do governo federal do Brasil.

OBS. Este texto tem parte dele extraída da internet, parte dele é de Daniel Neves Silva, mas existem muitas complementações que são de minha autoria (Professor Me. Ciro Toaldo). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MEU AMIGO DORVALINO!

                                                             AO MEU AMIGO DORVALINO! Professor Me. Ciro José Toaldo                 Na...