domingo, 23 de novembro de 2025

RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA!

 

Kardec escreveu este livro em 1868 em Paris, França.

RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Ontem, 22 de novembro, encerramos uma experiência com o estudo do livro de Kardec, intitulado A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Recomendo a leitura para os desejos em tirar o seu véu da ignorância e compreender uma outra forma da dimensão bíblica.

Em nosso Centro Espírita Paulo e Estevão de Naviraí MS, nosso grupo de oito criaturas, muito determinadas, aos sábados, das 18h30min até as 20h30min, fizemos um estudo de aprofundamento deste livro de 411 páginas. Também foi instrutora neste estudo, a professora Roseli.

Seguindo todo o roteiro da obra foi possível compreender a dimensão da Gênese na luz do Espiritismo, entendendo que na pura versão bíblica existem muitas alegorias que exigem maior compreensão. Entenda-se que o Espiritismo tem por base a religião, mas ela precisa estar relacionada com a ciência (razão), além da filosofia que leva a profunda reflexão. Portanto, quem deseja estudar A Gênese, a origem de tudo, deve compreender desde as fases da formação da Terra, para poder chegar na Gênese espiritual e fazer uma ampla analogia da Gênese Mosaica. Entenda-se que em nenhum momento deixamos de entender que Deus é o criador de tudo, mas é necessário entender tudo na luz da razão, bem ter clareza de como ocorreu toda a criação em todas as dimensões. Aliás, neste ponto, jamais imaginei que minha formação em História e os estudos sobre as Eras Geológicas fossem estudos com tanto aprofundamento em uma Casa Espírita.  

A segunda parte do estudo é quanto aos milagres de Jesus segundo o Espiritismo. Este é um tema fascinante onde o grupo entendeu que os milagres ocorreram por Jesus ser uma criatura de natureza superior a humana. Todos os milagres de Jesus são explicáveis, para tanto é preciso entender a enorme dimensão e a natureza dos fluídos, do perispírito, além de buscar ter compreensão e explicações de fenômenos sobrenaturais. Enfim, Jesus um ser extraordinário que nos ensinou os motivos de estarmos neste mundo, sobretudo, entender que nosso maior milagre é a vida. E, como estamos agindo e conduzindo este grande milagre?

A última etapa do estudo foi a respeito das predições (as profecias) segundo o Espiritismo. Entendendo que somente os espíritos puros, como Jesus é que possuem uma visão ampla e conseguem ver muito além (como o homem da montanha, colocado por Kardec, no capítulo XVI).

Portanto, como um todo, está obra é um convite para que possamos não discutir, nem debater ou nos enfrentar a respeito de religião, bíblia, teologia ou outras questões ligadas a vida espiritual. O Importante é buscarmos melhorar, evoluir, entender qual o significado profundo de tudo. Compreendendo que nosso verdadeiro progresso é o moral. Portanto, tiremos o véu que nos ver apenas o mundo da ignorância, assim, a libertação da ignorância irá nos preparar para verdadeira evolução. Infelizmente, ainda somos pecadores, sujeitos aos erros, e isto ofusca nossa visão espiritual.

Que Jesus, sua mãe Maria e toda sua falange, bem como Francisco de Assis e todos os outros seres espirituais de grande luz, possam estar em nosso auxilio nesta árdua tarefa de aproveitar essa vida terrena para elevação do nosso campo espiritual.

Gratidão a todo o grupo que esteve presente neste semestre: Emilli, Eron, Fátima, Grasiela, Byllu, Wagner, Edina e Nelcy. Especial a Roseli, juntos conseguimos tornar este curso leve, suave e prazeroso.

Agradecimento muito especial ao casal condutor de nossa Casa Espírita: Nilton e Juliana por confiar em nosso trabalho. Gratidão eterna!  

Foto do nosso grupo que estudou A Gênese no 2º Semestre de 2025
Ficará a saudade!! Gratidão!!
Entrega de certificado aos alunos concluintes do curso: 
Grasiela

As nobres irmãs: Byllu e Fátima

Maria Edina

Obs. Não consegui colocar todas as fotos de quem recebeu o certificado.









 




JESUS E A MULHER PECADORA (JO 8,1-11)

 

JESUS E A MULHER PECADORA (JO 8,1-11)

Professor Me. Ciro José Toaldo

Quem nunca leu essa passagem de Jesus sendo confrontado pelos doutores da lei, juntamente com o povo fariseu. Nosso Mestre viveu na época em que a Lei Mosaica deveria ser levada ao pé da letra, inclusive afirmando que o adultério precisaria ser punido com o apedrejamento da vítima. 

Antes de tudo, precisamos compreender que Jesus, como um espírito muito evoluído, veio proporcionar uma visão nova da Lei Mosaica. Primeiro, afirmando que o ser humano deve estar acima de qualquer lei. Não se pode julgar e condenar uma criatura, pois, como seres humanos, todos somos pecadores.

Não tenho a menor dúvida que as leis ligadas aos direitos humanos, mesmo que não se admita, foi Jesus quem abriu este caminho, tirando o véu da ignorância humana. Quando Jesus acaba dá o veredito daquela sentença aos doutores, todos ficam sem reação, pois, sabiamente o Mestre diz: “quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra” (JO, 8,7).

Como essa passagem bíblica é atualíssima! Vive-se numa sociedade repleta de fariseus, pensando que seguir uma lei religiosa, cumprindo meramente com os preceitos da religião, pagando o dizimo, tendo padrões de vestimentas, sendo um fanático defensor de dogmas e tantas outras dimensões ligadas aos padrões da religiosidade contemporânea, imagina-se ser seguidor fiel de Jesus Cristo!

Quanta ignorância e hipocrisia! Quantos indivíduos neste exato momento estão sendo apedrejados brutalmente, não por pedras físicas, mas por calúnias, difamações, olhares de deboche causando desprezo e refutação do outro! E, devido a essas calúnias ou pelo outro ter opções pessoais divergentes, e até mesmo por divergir de opiniões, quantos são perseguidos, ou mesmo serem levados a perder seus próprios empregos, não importando a competência, dinamismo e esforço em se fazer o melhor. O importante é condenar, jogar na fogueira e apedrejar.

Todavia, há algo consolador e, podemos dizer divino que são as palavras de Jesus: “Eu também não te condeno. Pode ir, e não peque mais” (JO, 8,11). E, será que nesta sociedade do século XXI, há uma segunda chance? Ou fica somente a condenação e o estigma do ato cometido?

Antes de receber alguma pedrada, não se trata de ser contra a justiça que julga e pune quem comete delito. Este artigo trata de algo mais profundo, ou seja, relacionado com a falsa moralidade que se enraizou em nossa sociedade, uma vez que se julga o outro e o difama. A falta de humildade, do calar-se frente ao erro alheio e deixar de ter preocupação com a vida dos outros, iria ajudar o mundo ser melhorar.

Conheça exemplos de seres humanos que passaram na Terra e foram luzes, sobretudo aos marginalizados. Jesus foi o grande Mestre dos Mestres. Maria sua mãe, muito iluminada. Francisco de Assis, excelente ser que deixou seu aprendizado do viver. Humildade e vontade de se reerguer, nunca faltaram para os seguidores de Jesus. Veja também o exemplo de Irmã Dulce, que viveu assistindo tantos apedrejados. E, quem já teve a oportunidade de estar em Uberaba (MG), conhecendo a trajetória de vida de Francisco Xavier, sabe que este também viveu sendo um caminho para muitos!

Jesus e a mulher pecadora. Imaginado a energia de luz que Jesus imanou para aquela mulher, enquanto os doutores da lei e os fariseus, soltavam as pedras de suas mãos e lançando-as ao chão. Alguns como forma de arrependimento, outros, quem sabe, pela força da raiva ou do ódio.

Não importa o tamanho do seu erro, quando se entende a mensagem de Jesus, é possível perceber que nem tudo está perdido e, sempre haverá uma segunda chance, pois o grande Mestre não veio condenar, mas auxiliar todos mudar de vida, seguindo o caminho do bem.

Pense nisto. Até o próximo!

ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE!

 

ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Quando refletimos sobre o Capítulo VI, O Cristo Consolador, dentro do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 5 a 8 o Advento do Espírito da Verdade, devemos entender que este advento se refere ao surgimento da doutrina espírita no século XIX, como o Consolador prometido por Jesus, trazendo à humanidade a verdade espiritual que estava sendo obscurecida. 

Sob a orientação do Espírito de Verdade, visto por muitos como a própria identidade do Cristo, ou de um conjunto de espíritos superiores sob sua direção, a codificação Espírita foi elaborada. 

Portanto, estes itens do capítulo seis, tendo a instrução do Espírito da Verdade, Paris, em 1860, apresenta um objetivo claro que é ajudar as criaturas que estão dispostas a buscar sua evolução moral, esclarecendo que deve haver sobre a vida após a morte, o conhecimento da justiça divina, e que essa irá guiar a humanidade para o amor e a perfeição.

Assim sendo, o Espiritismo deve ser visto como o Consolador prometido por Jesus, que trouxe consolo e esclarecimento aos sofredores e fazendo desaparecer as trevas do materialismo do qual somos tão apegados. 

A chegada da verdade espiritual, é a manifestação de forma clara, acessível e completa para toda a humanidade, que se encontrava em uma fase de desenvolvimento que não permitiria a compreensão de tais ensinamentos anteriormente. 

Neste sentido, podemos nos perguntar: quais são os reais objetivos deste Espírito da Verdade: o primeiro é que nos proporciona instrução e orientação, trazendo consolo aos deserdados, incentivo a resignação e a esperança para nunca desanimar na prática do bem. Outro grande objetivo é de lembrar ao humano o combate ao materialismo que ajuda a humanidade a progredir espiritualmente. A doutrina espírita serve como um lembrete da existência de Deus e do amor divino, reunindo o bem que já existe na humanidade. Também O objetivo é que vivos e mortos se socorram mutuamente, com a vida sendo vista como um período para o desenvolvimento de virtudes, sempre destacando a CARIDADE E HUMILDADE. 

Quando buscamos instrução, especialmente com base nas obras básicas da doutrina espírita, compreendemos que o Espírito de Verdade nos apresenta luz e direção para nosso caminho.

Em nossa Casa Espirita Paulo e Estevão, situada em Naviraí MS, todos os sábados, há cursos sobre as obras básicas da doutrina Espírita, por exemplo, faço parte do grupo que estuda o livro A Gênese de Kardec, está sendo um estudo maravilhoso, e no capítulo XVII, sobre as predições do Evangelho, há explicações sobre a Anunciação do Consolador, Kardec afirma no item 40: “O Espiritismo realiza todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Essa doutrina é fruto do ensino coletivo dos espíritos, Ensino a que preside o Espirito de Verdade”.  

E, no Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo VI, item 5, temos o ensinamento que “O Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e levanta as ondas, diz: “Vinde a mim, vós que sofreis!” E, também há outro grande ensinamento: Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana. Jesus sendo um espírito puro e elevado, nos ensinou que o importante é o amor e a prática da caridade. A instrução dos espíritos neste item 5, também deixa um apelo aos Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.

No item sete, deste capítulo 7, encontramos outra magnifica lição: Eu sou o grande médico das almas, e venho trazer-vos o remédio que cura. Os fracos, sofredores e enfermos são meus filhos prediletos, e venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, vós que sofreis e que estais sobrecarregados, e sereis aliviados e consolados. 

Pergunto, amigo leitor: Quem é o grande médico das almas? E quem afirmou: Vinde a mim, vós que sofreis? Obviamente que o Espírito de Verdade, Jesus, cumpre a promessa de enviar o Consolador Prometido, de forma que Ele cuida diretamente da vinda do Espiritismo à Terra, sendo que os demais Espíritos que colaboraram na Codificação, tais como, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, Sócrates, Platão, Paulo, São João Evangelista, Erasto, e outros agiram sob a Sua inspiração direta.

Deixo a mensagem de Bezerra de Meneses: “O mundo está repleto de organizações que não resolvem o problema da humanidade. Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra, O ÚNICO REMÉDIO EFICIENTE É O EVANGELHO DE JESUS NO CORAÇÃO HUMANO.

Sejamos defensores da Doutrina Espírita que contribuiu para elevar a nova Humanidade, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela conduta e pelo exemplo e, lembrando Kardec, proclamemos aos problemas do mundo: “Fora do Cristo não há solução”.

Muita luz para todos!

 

O ESPETÁCULO CHAMADO CORPO HUMANO!

 

Homem Vitruviano (1490) - Leonardo Da Vinci

O ESPETÁCULO CHAMADO CORPO HUMANO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Fazendo minhas reflexões, deparei-me com um pequeno texto de Francisco Xavier intitulado de ‘Abençoa também’, de 2007. Estas palavras levaram-me a pensar no espetáculo gratuito recebido, as vezes sem dar o devido valor e até o sendo maltratado. Trata-se do corpo humano que possui estrutura complexa, formada por tecidos, órgãos e sistemas que trabalham de forma integrada para manter vivos o ser humano.

São 78 órgãos, como o coração que bate cerca de cem mil vezes por dia e bombeia 5 a 6 litros de sangue por minuto. O intestino delgado mede próximo de 6 a 7 metros. O estômago troca completamente seu revestimento a cada 3 a 4 dias. Nossas digitais são únicas e não mudam ao longo da vida. O nariz pode identificar mais de 1 trilhão de odores. Temos perto de 650 músculos, 206 ossos e 5 a 6 litros de sangue. O cérebro pesa aproximadamente 1,3 kg e tem 86 bilhões de neurônios, consumindo 20% do oxigênio do corpo.

Essa é uma verdadeira máquina, altamente organizada e interdependente, os órgãos trabalham juntos em sistemas garantindo nossa sobrevivência. E, nem tudo foi descoberto sobre o corpo humano, os cientistas continuam estudando sobre ele, e muito deverão ainda esclarecer e descobrir.  

Estes dados da formação do corpo deveriam estimular ao exercício da palavra esquecida: a gratidão. Infelizmente, apenas depois de certa idade, ou após chegar determinada doença, onde busca-se os especialistas que são estudiosos em cada área dos órgãos do corpo, acaba-se caindo na realidade e percebendo o valor ou o ‘ouro’ maravilhoso que foi deixado de cuidar.

Interessante que no texto de Chico Xavier, há uma comparação entre o operário que trabalha com sua máquina, ele precisa cuidar dela, caso deseje rendimento em seu trabalho, lubrificando as peças e zelando-a como um todo. Podemos também pensar no motorista com seu carro, caso deixe de lado a manutenção, seu automóvel não irá resistir por muito tempo. Portanto, cuide de sua máquina (corpo), afinal, sou convicto que não somos somente carne e ossos com a composição dos órgãos corpóreo, há também o ‘espírito’, enquanto estamos neste mundo precisamos deste elemento formado por matéria (corpo) para fazer o nosso espírito evoluir.

Vivemos na época de muita tecnologia, além de um consumismo exagerado que leva ao esquecimento com os cuidados com o corpo, inclusive esquecemos de um detalhe simples: beber água, essa falta traz enorme prejuízo aos ruins e outros órgãos.

Voltando ao texto de Chico, há o convite para não ficar meramente na gratidão ao corpo, deve-se também abençoá-lo, entendendo que cada órgãos tem sua importância. Assim, peça à Deus (em forma de oração) para saber fazer o uso correto do seu corpo e buscando sempre fazer o bem com ele. Como criaturas racionais, pense como seu corpo é usado e que substâncias estão sendo utilizadas nele.

Uma última questão, que deve ser considerada é quanto as temidas doenças, algumas altamente destruidoras, como o câncer. Nesta circunstância não se apegue em lamúrias, maledicências ou em fomentar o fogo da tensão. É salutar e benéfico que tal enfermidade também seja abençoada, pois são estes momentos que levam o encontro consigo mesmo, e onde irá encontrar conforto, força e dará significado diferente ao sofrimento, assim sendo, considere a doença como desafio que eleva o espírito, fortalece a fé e traz proximidade com Deus. O sofrimento quando entendido como elemento de evolução, torna a vida terrena mais suave, e entende-se que nada ocorre por acaso, tudo tem seu propósito. Não existe punição, Deus não é vingativo, somos nós os próprios culpados. Temos muito para agradecer, especialmente por termos um espetáculo chamado de corpo humano!     

Pense e reflita! Até o próximo!

UMA VERGONHA: COP 30!

 

                                                             Belém (capital Pará) 

UMA VERGONHA: COP 30!

Professor Me. Ciro José Toaldo 

O Brasil é anfitrião da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (Conferência das Partes – COP 30), ocorre em Belém, capital do Pará, entre 10/21 de novembro; mas, entre 6/7 de novembro, ocorreu a cúpula de chefes de Estado, deveria reunir líderes mundiais. Contudo, apenas 18 presidentes compareceram, número inferior desde a COP 25, em 20219, em Madri. Esse esvaziamento demonstra desarticulação, tanto da ONU, quanto da atual desgovernança do país, onde os devaneios do ‘casal esbanjador’, intitulados de líderes mundiais, nesta Conferência, demonstram o contraditório. A vergonha começa pela falta de líderes influentes, como dos Estados Unidos, Japão, China e Canadá.

Antes de continuar, ressalta-se que o mérito da Conferência em estabelecer metas ambiciosas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas é positivo, precisa-se discutir o futuro do planeta, porém, as críticas estão relacionadas quanto a péssima infraestrutura e gastos exagerados para aparentar e maquiar a realidade do Brasil. O ‘casal esbanjador’, recusou-se em ficar na embarcação da marinha, preferiu um iate de luxo (Ianna III), que já esteve envolvido em denúncias de crimes eleitorais, tem diárias de R$ 2.700,00 e consome 135 litros de diesel/hora, evidencia um abismo entre discurso sobre clima e sustentabilidade.

A COP 30, tornou-se ato para esbanjar, estão sendo gastos fortunas advindas do poder público, cerca de R$ 800 milhões, e tratando-se de quem comanda a nação, tudo é possível, sobretudo em relação à corrupção. Por exemplo, Janja promoveu um coquetel luxuoso que não contou com a presença de nenhum dos chefes de Estado, apenas quem usufruiu foram os próprios integrantes do desgoverno e inúmeros membros do PT, como Dilma Rousseff. E, devido ao esvaziamento do coquetel requintado, o próprio ‘casal esbanjador’ desistiu do evento após meia hora.

A ONU (Organização das Nações Unidas), responsável pela Conferência, segundo o jornalista Alexandre Gracia, encaminhou uma carta ao desgoverno reclamando que o evento é falho em segurança, arcaico em sua infraestrutura, tendo calor em excesso nos locais de sua execução, sendo precárias as instalações. Vergonha internacional, Garcia também afirma que o Brasil passa por vexame nesta Conferência, e há um alarmismo climático, entretanto, sendo apenas uma bela fonte de aquisição de dinheiro. E, a Revista Oeste foi categoria: ‘Os brasileiros minimamente lúcidos e bem informados, não pela imprensa paga e aliciada do desgoverno, sabiam que seria um desastre’.

            Os meios jornalísticos comprometidos com a verdade, destacaram: “este foi um evento que conseguiu unir caos, calor e preços exorbitantes”, além de faltar água nas torneiras dos pavilhões da Conferência, ter quedas de energia, internet instável, sistemas de ar condicionado quase sempre em colapso, e pior ainda, fornecer manifestações de hospício. Numa delas, seres fantasiados de índios carregavam uma enorme bandeira da Palestina. Belém, onde menos de 20% da população tem acesso à coleta e ao tratamento de esgoto, dois salgadinhos e um refrigerante passaram a valer R$ 99. 

            Infelizmente as lideranças da esfera federal (se podemos chamar de líderes, melhor dizer quadrilha), não estão preocupadas com clima, querem é ‘poder político’, fama, holofotes, mídia, e outros quesitos que poderiam ser chamados de ‘corrupção’, além de serem paparicadas pelos larápios do dinheiro público. 

A coluna do jornalista Cláudio Humberto (Diário do Poder) afirma: o viveiro do Palácio da Alvorada, residência do Presidente da República, entre janeiro/julho 2025, gastou R$334,4 mil só com água. E o chefe do desgoverno fala em sustentabilidade!

Brasil da vergonha! A farra é grande, sustentada por cada cidadão pagador de impostos, mas, isto pouco interessa, importa é ter aval e confiança dos togados: afinal eles são os ‘patrões’ desta dita ‘Nova República’. Vergonha!  

Até o próximo!

CELEBRANDO A VIDA!



CELEBRANDO A VIDA!

Professor Me, Ciro José Toaldo

 

Cada criatura tem sua própria história, e desenvolve sua trajetória com suas características peculiares. Neste espetáculo, para haver a formação do embrião humano é imprescindível que aconteça a fecundação, ou seja, a união de um gameta (célula sexual) masculina, o espermatozoide e um gameta feminino, o óvulo. Essa formação é estudada nas aulas de ciências e biologia, neste espaço não há como aprofundar sobre: ovação, período fértil, zigoto e as etapas do embrião.

Pense que somos criaturas únicas, advindas de um espermatozoide e um óvulo, e quiçá isto tenha sido fruto de uma relação de amor e afeto entre dois seres que irão aceitar essa espetacular e milagrosa maravilha em gerar uma nova vida. Infelizmente, nem sempre o ato sexual é realizado com essa consciência e responsabilidade, por isso, tantos abortos!

A cada ano temos a oportunidade de celebrar nossa data de nascimento, espera-se que seja momento de alegria, festa e comemoração. Para este acontecimento ter júbilo, é necessário saber como foi sua chegada neste mundo, e como foi o período de sua formação (os nove meses de gestação). Para tanto, fale com sua mãe. Quanto a minha chegada, foi em casa e por meio de uma parteira, era tia de minha mãe, seu nome era Angelina Dambrós. Gratidão a Dona Angelina!

Em cada data natalícia, além do festejo pela vida, torna-se o momento de ser grato e ter consciência em avaliar a caminhada, levando em conta pontos positivos e negativos. É preciso aprender a agradecer por estes dois aspectos, os bons, estimulam o progresso, os ruins, ajudam compreender que nem tudo são flores na existência. O crescimento humano ocorre mediante as provações e contradições que são encontradas e enfrentadas. Neste contexto a espiritualidade ajuda, sobretudo aceitando e superando as ‘provas’ e dificuldades. Afinal, ninguém pode carregar a cruz ou passar pelas mazelas do outro. Desta forma, não reclame, não culpe Deus por nenhuma atrocidade, e saiba tirar lições necessários para sua prosperidade material e espiritual. Este último é importante; lembre-se que quando seu corpo será levado ao cemitério para o sepultamento ou cremação, nenhum bem material irá dentro do caixão.

Quanto maior o número de anos vividos, compreende-se a existência como grande escola: aprende-se a cada momento! Não se vive somente do passado, apesar de ele ser necessário, deve-se focar o presente, tendo expectativas para o futuro. Estas três dimensões de tempo são fundamentais para encarar a vida na perspectiva do enfrentamento dos percalços, sempre tendo a cabeça erguida. Infelizmente, na atual sociedade do consumo e do descarte, apenas a jovialidade é valorizada, e o corpo do porte atlético fica na evidência, e as mazelas do peso da idade são refutadas, desprezadas e não compreendidas. Triste constatação!

Neste cenário somos desafiados, especialmente no sentido de viver com intensidade, e celebrando a vida, não importa o peso da idade. Como diz minha mãe: ‘olhe no espelho e sinta-se bonito’. Não deixe a rotina ser a sua tônica, siga seu estilo próprio, seja autêntico consigo mesmo, e atenção: jamais perca sua identidade e não mude por causa dos outros. A maior tristeza humana é viver na representação e sem ter autenticidade. Parte disto explica os altos índices de depressão, bem como de suicídios.

Ao fazer parte do time dos sexagenários, o viver tem outro sentido. Nesta fase é preciso muita sabedoria, sobretudo para usufruir a aposentadoria. Aliás, este é um dilema, faz-se necessário um artigo somente para essa temática. Infelizmente, aprendi muito observando meu saudoso pai, quando conquistou sua aposentadoria, por não ter se preparado para ela, não conseguiu saboreá-la. Muito triste, sendo a realidade de milhões de brasileiros que apenas aprenderam a viver em função do trabalho para os outros!

Celebre a vida, enquanto tiver tempo!

Até o próximo!

 

RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA!

  Kardec escreveu este livro em 1868 em Paris, França. RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA! Professor Me. Ciro José Toaldo   Ontem, 22 de no...