domingo, 23 de novembro de 2025

O ESPETÁCULO CHAMADO CORPO HUMANO!

 

Homem Vitruviano (1490) - Leonardo Da Vinci

O ESPETÁCULO CHAMADO CORPO HUMANO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Fazendo minhas reflexões, deparei-me com um pequeno texto de Francisco Xavier intitulado de ‘Abençoa também’, de 2007. Estas palavras levaram-me a pensar no espetáculo gratuito recebido, as vezes sem dar o devido valor e até o sendo maltratado. Trata-se do corpo humano que possui estrutura complexa, formada por tecidos, órgãos e sistemas que trabalham de forma integrada para manter vivos o ser humano.

São 78 órgãos, como o coração que bate cerca de cem mil vezes por dia e bombeia 5 a 6 litros de sangue por minuto. O intestino delgado mede próximo de 6 a 7 metros. O estômago troca completamente seu revestimento a cada 3 a 4 dias. Nossas digitais são únicas e não mudam ao longo da vida. O nariz pode identificar mais de 1 trilhão de odores. Temos perto de 650 músculos, 206 ossos e 5 a 6 litros de sangue. O cérebro pesa aproximadamente 1,3 kg e tem 86 bilhões de neurônios, consumindo 20% do oxigênio do corpo.

Essa é uma verdadeira máquina, altamente organizada e interdependente, os órgãos trabalham juntos em sistemas garantindo nossa sobrevivência. E, nem tudo foi descoberto sobre o corpo humano, os cientistas continuam estudando sobre ele, e muito deverão ainda esclarecer e descobrir.  

Estes dados da formação do corpo deveriam estimular ao exercício da palavra esquecida: a gratidão. Infelizmente, apenas depois de certa idade, ou após chegar determinada doença, onde busca-se os especialistas que são estudiosos em cada área dos órgãos do corpo, acaba-se caindo na realidade e percebendo o valor ou o ‘ouro’ maravilhoso que foi deixado de cuidar.

Interessante que no texto de Chico Xavier, há uma comparação entre o operário que trabalha com sua máquina, ele precisa cuidar dela, caso deseje rendimento em seu trabalho, lubrificando as peças e zelando-a como um todo. Podemos também pensar no motorista com seu carro, caso deixe de lado a manutenção, seu automóvel não irá resistir por muito tempo. Portanto, cuide de sua máquina (corpo), afinal, sou convicto que não somos somente carne e ossos com a composição dos órgãos corpóreo, há também o ‘espírito’, enquanto estamos neste mundo precisamos deste elemento formado por matéria (corpo) para fazer o nosso espírito evoluir.

Vivemos na época de muita tecnologia, além de um consumismo exagerado que leva ao esquecimento com os cuidados com o corpo, inclusive esquecemos de um detalhe simples: beber água, essa falta traz enorme prejuízo aos ruins e outros órgãos.

Voltando ao texto de Chico, há o convite para não ficar meramente na gratidão ao corpo, deve-se também abençoá-lo, entendendo que cada órgãos tem sua importância. Assim, peça à Deus (em forma de oração) para saber fazer o uso correto do seu corpo e buscando sempre fazer o bem com ele. Como criaturas racionais, pense como seu corpo é usado e que substâncias estão sendo utilizadas nele.

Uma última questão, que deve ser considerada é quanto as temidas doenças, algumas altamente destruidoras, como o câncer. Nesta circunstância não se apegue em lamúrias, maledicências ou em fomentar o fogo da tensão. É salutar e benéfico que tal enfermidade também seja abençoada, pois são estes momentos que levam o encontro consigo mesmo, e onde irá encontrar conforto, força e dará significado diferente ao sofrimento, assim sendo, considere a doença como desafio que eleva o espírito, fortalece a fé e traz proximidade com Deus. O sofrimento quando entendido como elemento de evolução, torna a vida terrena mais suave, e entende-se que nada ocorre por acaso, tudo tem seu propósito. Não existe punição, Deus não é vingativo, somos nós os próprios culpados. Temos muito para agradecer, especialmente por termos um espetáculo chamado de corpo humano!     

Pense e reflita! Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA!

  Kardec escreveu este livro em 1868 em Paris, França. RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA! Professor Me. Ciro José Toaldo   Ontem, 22 de no...