segunda-feira, 24 de novembro de 2025

ORIGENS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO - COM QUESTÕES

 


SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

    A Sociologia surge da desagregação da sociedade feudal e consolidação da civilização capitalista.  O Século XVIII marco importante na história do pensamento ocidental e no surgimento da sociologia. As revoluções industriais e francesas instalam a sociedade capitalista. A máquina faz o artesão se submeter à disciplina e surgem relações de trabalho diferentes.  Inglaterra muda - aldeias se transformam e cidades. A revolução industrial faz aparecer o proletariado tendo papel histórico na sociedade capitalista. Owen - William Thompson - Jeremy Bentham são sociólogos que  estudam as mudanças da revolução industrial e suas modificações. Sociologia = resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial.

 SOCIOLOGIA ESTUDA - As mudanças que ocorrem na Revolução Industrial e Francesa.  O pensador VICO afirmava: o homem quem produz a história. Os ILUMINISTAS: atacam os fundamentos da Sociedade Feudal. Montesquieu estuda a sociedade e diz que as instituições feudais eram injustas e impediam a liberdade para o ser humano. 

 

FRANÇA – antes da Revolução: Sociedade era dividida em 3 Estados: 1º Estado Clero; 2º Estado Nobreza ( privilegiados, pois não pagavam impostos) e 3º Estado o povo/camponeses/burguesia (estes deveriam pagar os impostos). A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investe contra os fundamentos da sociedade feudal. Burguesia cria Estado sem interferência  Igreja e que viesse a incentivar a empresa capitalista. Saint-Simon e Comte concentrarão suas reflexões sobre a natureza e as consequências da revolução. Burguesia, uma vez instalada no poder, se assusta com a própria revolução. Jacobinos radicalizando-a e levando-a até o fim, indo além do projeto da burguesia.

 

SOCIOLOGIA - A sociologia como ciência surge com interesses práticos e não "como que por encanto".

A jovem ciência tem a tarefa intelectual repensar o problema da ordem social, destacando a sua importância teórica para o estudo da sociedade.  COMTE - Entendo por física social (sociologia) a ciência que tem por objeto próprio o estudo dos fenômenos sociais. A oficialização da sociologia é criação do positivismo e procura realizar a legitimação intelectual do novo regime. Não será esta sociologia, criada e moldada pelo espírito positivista, que colocará em questão os fundamentos da sociedade capitalista. No socialismo que o proletariado buscará seu referencial teórico para levar adiante as suas lutas na sociedade de classes.

 

ORIGENS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

COMTE (1798 – 1857) e DURKHEIM (1858 -  1917)

POSITIVISMO - sistema criado baseado na ciência e que o conhecimento científico é o único verdadeiro.

Lei dos Três Estados: Teológico (politeísmo e monoteísmo); Metafísico (uso da razão, mas da forma abstrata)  e Positivo (leis científicas).

Religião da humanidade: Culto ao Grande Ser (Humanidade), ao Grande Meio (Universo) e ao Grande Fetiche (Terra). Altruísmo: união p/ aperfeiçoar a humanidade. ///////////////  Obra: Catecismo positivista (1852).

Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.

POSITIVISMO - pretendia estabelecer a reconciliação entre a ordem e o progresso.

Comte - Conservador postula a ordem em detrimento do progresso e os revolucionários valorizavam o progresso, mas desprezavam a ordem. /////// Uma das principais obras de Comte: Curso de Filosofia Positiva (1830-1842).

Influências marcantes do positivismo no BRASIL: Movimento Republicano (1870/1889). Primeira República (1889/1930) Cândido Rondon. Petróleo é nosso - Getúlio 1953.  Caras Pintadas - 1992 - impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. 

 

DURKHEIM E O FATO SOCIAL e SUICÍDIO:

FATO SOCIAL - Maneiras de agir, pensar e sentir que exercem força sobre os indivíduos que os obrigam a se adaptar às regras onde vivem.

Exemplo de fato social: trabalho, casamento, poder militar, crime e suicídio.

Características: Generalidade (geral) - Exterioridade (exterior) e Coercitividade (coercitivo - repressão).

Qual a função da Sociologia?  Colaborar para ter sociedade + justa; restabelecer a “saúde” da sociedade, pois ela é superior ao indivíduo e existe independente deste; difundir o dever cívico e da hierarquia e culto à sociedade e à moral.

"O suicídio" de 1897 -  A causa para todos os tipos de suicídios são sociais, de acordo com Durkheim;

Três tipos de suicídio: Egoísta: As relações entre os indivíduos e a sociedade se afrouxam fazendo com que o indivíduo não veja + sentido na vida, não tem + razão de viver. Altruísta: o indivíduo sente-se no dever de fazê-lo  p/ ajudar o grupo que pertence. Ex. kamikazes japoneses. Anômico: ocorre numa situação de anomia social, ou seja, quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos. Ex. crise financeira, com perda de riqueza. (Ocorre + países ricos)

 

 QUESTÕES


1. (UEG) O objeto de estudo da sociologia, para Durkheim, é o fato social, que deve ser tratado como “coisa” e o sociólogo deve afastar suas prenoções e preconceitos. A construção durkheimiana do objeto de estudo da sociologia pode ser considerada:

a) dialética, pois reconhece a existência de uma realidade exterior ao pesquisador.

b) positivista, pois se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade.

c) kantiana, pois trata da “coisa em si” e realiza a coisificação da realidade.

d) nietzschiana, pois coloca a “vontade de poder” como fundamento para a pesquisa.

e) weberiana, pois aborda a ação social racional atribuída por um sujeito.

 

2. (UEG) A experiência tem mostrado ser prejudicialíssima ao Estado e contrária à humanidade a remoção dos índios dos lugares onde estão acostumados a viver, para outros remotos, o que se prova com o infeliz resultado da mudança do gentio Xavante, que, habitando entre os rios Tocantins e Araguaia, e devendo formar-se lhes povoações nas suas margens, foram removidos para uma aldeia distante pouco mais de 20 léguas de Vila Boa de Goiás, aonde quase todos morreram, e outros desertaram, perdendo, desta forma, o Estado não só a grande despesa, que se havia feito no seu descimento, mas um tão grande número de vassalos.

MEMÓRIA de Francisco José Rodrigues Barata, 1806. In. PALACIN, Luiz; GARCIA, Ledonias F.; AMADO, Janaína. História de Goiás em documentos: colônia. Goiânia: Editora da UFG, 1995. p. 74. (Adaptado).

Utilizando-se os pressupostos conceituais da sociologia de Durkheim, o que aconteceu com os indígenas Xavante pode ser explicado como um exemplo de:

a) coerção do fato social, já que os indígenas foram coagidos a se mudarem contra a sua vontade.

b) alienação social, uma vez que os indígenas sucumbiram diante da alteração brusca de seus valores.

c) ausência de solidariedade social dos habitantes de Vila Boa com o sofrimento indígena.

d) inadaptação dos indígenas ao sistema de divisão social de trabalho do colonizador.

 

3. (UFU) Durkheim caracteriza o suicídio ─ até então considerado objeto de estudo da epidemiologia, da psicologia e da psiquiatria ─ como fato social e, por isso, dotado das características da coercitividade, da exterioridade, da generalidade. É tomado, pois, como objeto de estudo sociológico, em virtude do fato de:

a) variar na razão inversa ao grau de integração dos grupos sociais de que faz parte o indivíduo, ou seja, quanto maior o grau de integração ao grupo social, mais elevada é a taxa de mortalidade-suicídio da sociedade.

b) configurar-se como uma morte que resulta direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente de um ato executado pela própria vítima.

c) ser possível observar uma certa predisposição social para fornecer determinado número de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência, a despeito de variações circunstanciais.

d) depender, exclusivamente, do temperamento do suicida, de seu caráter, de seu histórico familiar, de sua biografia, uma vez que não deixa de ser um ato do próprio indivíduo.

 

4. (UPE -2021) Analise o seguinte texto: O modo como o conhecimento científico estava estruturado na época de Auguste Comte não abarcava os fatos sociais. O estudo do homem na sua relação com a sociedade ainda estava fora do teor de cientificidade almejado. Dentre as principais categorias de fenômenos naturais, que já tinham sido elevados, segundo Comte, ao estado positivista, encontramos os fenômenos astronômicos, os da física terrestre, os da química e os fisiológicos, restava uma lacuna quanto aos fenômenos sociais. De modo que se tornava necessário preencher tal lacuna para que a filosofia positiva pudesse ser edificada em sua total amplitude. BRANDÃO, Ana Rute Pinto. A postura do positivismo com relação às Ciências Humanas. Theoria – Revista Eletrônica de Filosofia, v. 3, n. 6, pp. 80-105, 2011.//////Nesse contexto, a Sociologia é uma ciência da observação e da análise dos fenômenos sociais, que Comte denominou de:

A. Ciências Sociais.       

B. Ciência Política.       

C. Filosofia Social.       

D. Ciências da Natureza.  

E. Física Social.      

 

5. (Enem – 2020) A filosofia da História que foi o 1º tema da filosofia de Comte, foi sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o objetivo de mostrar porque o pensamento positivista deve imperar entre os homens. Sobre a “Lei dos Três Estados” formulada por Comte é correto afirmar que:

a) Augusto Comte demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a teológica e a metafísica.

b) na “Lei dos Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior ao estado positivo.

c) o estado teológico, segundo está formulada na “Lei dos Três Estados”, não tem o poder de tornar a sociedade mais coesa e nenhum papel na fundamentação da vida moral.

d) o estado positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos fenômenos observáveis.

e) para Comte, o estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.


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