SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A Sociologia surge da desagregação da sociedade feudal e consolidação da civilização capitalista. O Século XVIII marco importante na história do pensamento ocidental e no surgimento da sociologia. As revoluções industriais e francesas instalam a sociedade capitalista. A máquina faz o artesão se submeter à disciplina e surgem relações de trabalho diferentes. Inglaterra muda - aldeias se transformam e cidades. A revolução industrial faz aparecer o proletariado tendo papel histórico na sociedade capitalista. Owen - William Thompson - Jeremy Bentham são sociólogos que estudam as mudanças da revolução industrial e suas modificações. Sociologia = resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial.
FRANÇA – antes da
Revolução: Sociedade
era dividida em 3 Estados: 1º Estado Clero; 2º Estado Nobreza ( privilegiados,
pois não pagavam impostos) e 3º Estado o povo/camponeses/burguesia (estes
deveriam pagar os impostos). A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investe
contra os fundamentos da sociedade feudal. Burguesia cria Estado sem
interferência Igreja e que viesse a
incentivar a empresa capitalista. Saint-Simon e Comte concentrarão suas
reflexões sobre a natureza e as consequências da revolução. Burguesia,
uma vez instalada no poder, se assusta com a própria revolução. Jacobinos
radicalizando-a e levando-a até o fim, indo além do projeto da burguesia.
SOCIOLOGIA - A sociologia como ciência surge com
interesses práticos e não "como que por encanto".
A jovem ciência tem a
tarefa intelectual repensar o problema da ordem social, destacando a sua
importância teórica para o estudo da sociedade.
COMTE - Entendo por física social (sociologia) a ciência que tem por objeto
próprio o estudo dos fenômenos sociais. A oficialização da sociologia é criação
do positivismo e procura realizar a legitimação intelectual do novo regime. Não
será esta sociologia, criada e moldada pelo espírito positivista, que colocará
em questão os fundamentos da sociedade capitalista. No socialismo que o
proletariado buscará seu referencial teórico para levar adiante as suas lutas
na sociedade de classes.
ORIGENS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
COMTE (1798
– 1857) e DURKHEIM (1858 - 1917)
POSITIVISMO - sistema criado baseado na ciência
e que o conhecimento científico é o único verdadeiro.
Lei dos Três
Estados: Teológico
(politeísmo e monoteísmo); Metafísico
(uso da razão, mas da forma abstrata) e Positivo
(leis científicas).
Religião
da humanidade: Culto
ao Grande Ser (Humanidade), ao Grande Meio (Universo) e ao Grande Fetiche
(Terra). Altruísmo: união p/ aperfeiçoar a humanidade. /////////////// Obra:
Catecismo positivista (1852).
Comte:
O Amor por princípio e a Ordem por
base; o Progresso por fim.
POSITIVISMO
- pretendia
estabelecer a reconciliação entre a ordem e o progresso.
Comte - Conservador
postula a ordem em detrimento do progresso e os revolucionários valorizavam o
progresso, mas desprezavam a ordem. /////// Uma das principais obras de Comte: Curso de Filosofia Positiva
(1830-1842).
Influências
marcantes do positivismo no BRASIL: Movimento
Republicano (1870/1889). Primeira República (1889/1930) Cândido Rondon.
Petróleo é nosso - Getúlio 1953. Caras
Pintadas - 1992 - impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.
DURKHEIM
E O FATO SOCIAL e SUICÍDIO:
FATO
SOCIAL - Maneiras
de agir, pensar e sentir que exercem força sobre os indivíduos que os obrigam a
se adaptar às regras onde vivem.
Exemplo de fato social: trabalho, casamento, poder militar,
crime e suicídio.
Características: Generalidade (geral) - Exterioridade (exterior) e
Coercitividade (coercitivo - repressão).
Qual a função da Sociologia? Colaborar
para ter sociedade + justa; restabelecer a “saúde” da sociedade, pois ela é
superior ao indivíduo e existe independente deste; difundir o dever cívico e da
hierarquia e culto à sociedade e à moral.
"O
suicídio" de 1897 - A causa para todos os tipos de suicídios são
sociais, de acordo com Durkheim;
Três tipos de
suicídio: Egoísta:
As relações entre os indivíduos e a sociedade se afrouxam fazendo com que o
indivíduo não veja + sentido na vida, não tem + razão de viver. Altruísta:
o indivíduo sente-se no dever de fazê-lo
p/ ajudar o grupo que pertence. Ex. kamikazes japoneses. Anômico:
ocorre numa situação de anomia social, ou seja, quando há ausência de regras na
sociedade, gerando o caos. Ex. crise financeira, com perda de riqueza. (Ocorre
+ países ricos)
1. (UEG) O objeto de estudo da sociologia, para
Durkheim, é o fato social, que deve ser tratado como “coisa” e o sociólogo deve
afastar suas prenoções e preconceitos. A construção durkheimiana do objeto de
estudo da sociologia pode ser considerada:
a) dialética, pois reconhece a existência de uma
realidade exterior ao pesquisador.
b) positivista, pois se fundamenta na busca de
objetividade e neutralidade.
c) kantiana, pois trata da “coisa em si” e realiza
a coisificação da realidade.
d) nietzschiana, pois coloca a “vontade de poder”
como fundamento para a pesquisa.
e) weberiana, pois aborda a ação social racional
atribuída por um sujeito.
2. (UEG) A experiência tem
mostrado ser prejudicialíssima ao Estado e contrária à humanidade a remoção dos
índios dos lugares onde estão acostumados a viver, para outros remotos, o que
se prova com o infeliz resultado da mudança do gentio Xavante, que, habitando
entre os rios Tocantins e Araguaia, e devendo formar-se lhes povoações nas suas
margens, foram removidos para uma aldeia distante pouco mais de 20 léguas de
Vila Boa de Goiás, aonde quase todos morreram, e outros desertaram, perdendo,
desta forma, o Estado não só a grande despesa, que se havia feito no seu
descimento, mas um tão grande número de vassalos.
MEMÓRIA de Francisco José Rodrigues Barata, 1806. In. PALACIN, Luiz;
GARCIA, Ledonias F.; AMADO, Janaína. História de Goiás em documentos: colônia.
Goiânia: Editora da UFG, 1995. p. 74. (Adaptado).
Utilizando-se
os pressupostos conceituais da sociologia de Durkheim, o que aconteceu com os
indígenas Xavante pode ser explicado como um exemplo de:
a) coerção
do fato social, já que os indígenas foram coagidos a se mudarem contra a sua
vontade.
b) alienação
social, uma vez que os indígenas sucumbiram diante da alteração brusca de seus
valores.
c) ausência
de solidariedade social dos habitantes de Vila Boa com o sofrimento indígena.
d) inadaptação
dos indígenas ao sistema de divisão social de trabalho do colonizador.
3. (UFU)
Durkheim caracteriza o suicídio ─ até então considerado objeto de estudo da
epidemiologia, da psicologia e da psiquiatria ─ como fato social e, por isso,
dotado das características da coercitividade, da exterioridade, da
generalidade. É tomado, pois, como objeto de estudo sociológico, em virtude do
fato de:
a) variar
na razão inversa ao grau de integração dos grupos sociais de que faz parte o
indivíduo, ou seja, quanto maior o grau de integração ao grupo social, mais
elevada é a taxa de mortalidade-suicídio da sociedade.
b) configurar-se
como uma morte que resulta direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente
de um ato executado pela própria vítima.
c) ser
possível observar uma certa predisposição social para fornecer determinado
número de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência,
a despeito de variações circunstanciais.
d) depender,
exclusivamente, do temperamento do suicida, de seu caráter, de seu histórico
familiar, de sua biografia, uma vez que não deixa de ser um ato do próprio
indivíduo.
4. (UPE -2021) Analise o seguinte texto: O modo
como o conhecimento científico estava estruturado na época de Auguste Comte não
abarcava os fatos sociais. O estudo do homem na sua relação com a sociedade
ainda estava fora do teor de cientificidade almejado. Dentre as principais
categorias de fenômenos naturais, que já tinham sido elevados, segundo Comte,
ao estado positivista, encontramos os fenômenos astronômicos, os da física
terrestre, os da química e os fisiológicos, restava uma lacuna quanto aos
fenômenos sociais. De modo que se tornava necessário preencher tal lacuna para
que a filosofia positiva pudesse ser edificada em sua total amplitude. BRANDÃO, Ana Rute Pinto. A postura do positivismo com relação às
Ciências Humanas. Theoria –
Revista Eletrônica de Filosofia, v. 3, n. 6, pp. 80-105,
2011.//////Nesse contexto, a Sociologia é uma ciência da observação e da
análise dos fenômenos sociais, que Comte denominou de:
A. Ciências Sociais.
B. Ciência Política.
C. Filosofia Social.
D. Ciências da Natureza.
E. Física Social.
5. (Enem – 2020)
A filosofia da História que foi o 1º tema da filosofia de Comte, foi
sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o
objetivo de mostrar porque o pensamento positivista deve imperar entre os
homens. Sobre a “Lei dos Três Estados” formulada por Comte é correto afirmar
que:
a) Augusto Comte demonstra com essa lei que todas
as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem em três fases
distintas ao longo da história: a positiva, a teológica e a metafísica.
b) na “Lei dos Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro
plano no estado teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma
etapa posterior ao estado positivo.
c) o estado teológico, segundo está formulada na “Lei dos Três Estados”,
não tem o poder de tornar a sociedade mais coesa e nenhum papel na
fundamentação da vida moral.
d) o estado positivista
apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação
prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos
fenômenos observáveis.
e) para Comte, o estado metafísico não tem contato com o estado teológico,
pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para
os problemas do homem.
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