IDENTIDADE CULTURAL E RESISTÊNCIA
A identidade cultural é um conjunto de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, faz esse povo se reconhecer enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros. Atualmente, o maior desafio para se manter a identidade cultural dos grupos sociais é a globalização, que determina padrões culturais baseados na cultura estadunidense, que tem se tornado hegemônica no mundo.
O que um povo produz em relação a sua língua, religião, arte, ciência e moral compõe o seu conjunto de produção cultural. Esse conjunto tende a seguir padrões dentro da sociedade, isto cria uma identidade para as culturas de determinada sociedade. Portanto, a identidade cultural é o padrão que identifica uma produção cultural a certo grupo social. Por exemplo, certos tipos de roupas e um ritmo musical específico ligados com a cultura hip hop, surge nos centros urbanos na década 1980. Também, as pinturas corporais de índios das aldeias brasileiras ou as flautas feitas de bambu tocadas em certos ritmos com os nativos do território boliviano. A identidade cultural funciona, portanto, criando laços que ligam certos elementos a povos específicos.
A importância da identidade cultural no século XXI - O século XXI vivencia a globalização que começa na década de 1960, período da chamada Guerra Fria - pós 2º Guerra Mundial - essa guerra foi entre EUA e URSS. E bom lembrar que com o fim da URSS, final da década de 1980, o capitalismo estadunidense passou a dominar as relações comerciais e políticas. Com isso, houve uma invasão da cultura norte-americana em países da América do Sul, África e países orientais. Essa invasão da cultura norte-americana como modo cultural hegemônico ocasionou uma mudança de perspectiva, que colocou o hábito cultural imposto no lugar do hábito cultural tradicional.
Identidade cultural brasileira - Samba: ritmo original do Brasil, raiz nos ritmos dos povos de origem africana e surge nas favelas do Rio de Janeiro. ----- Feijoada: prato típico brasileiro, com sua variedade de ingredientes. A feijoada é um prato tipicamente brasileiro que representa a nossa identidade cultural fora do país. ------- Cultura sertaneja: o sertão do Brasil é rico em elementos culturais, sejam culinários, religiosos, linguísticos, literários, musicais e artes plásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário