domingo, 23 de novembro de 2025

ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE!

 

ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Quando refletimos sobre o Capítulo VI, O Cristo Consolador, dentro do Evangelho Segundo o Espiritismo, item 5 a 8 o Advento do Espírito da Verdade, devemos entender que este advento se refere ao surgimento da doutrina espírita no século XIX, como o Consolador prometido por Jesus, trazendo à humanidade a verdade espiritual que estava sendo obscurecida. 

Sob a orientação do Espírito de Verdade, visto por muitos como a própria identidade do Cristo, ou de um conjunto de espíritos superiores sob sua direção, a codificação Espírita foi elaborada. 

Portanto, estes itens do capítulo seis, tendo a instrução do Espírito da Verdade, Paris, em 1860, apresenta um objetivo claro que é ajudar as criaturas que estão dispostas a buscar sua evolução moral, esclarecendo que deve haver sobre a vida após a morte, o conhecimento da justiça divina, e que essa irá guiar a humanidade para o amor e a perfeição.

Assim sendo, o Espiritismo deve ser visto como o Consolador prometido por Jesus, que trouxe consolo e esclarecimento aos sofredores e fazendo desaparecer as trevas do materialismo do qual somos tão apegados. 

A chegada da verdade espiritual, é a manifestação de forma clara, acessível e completa para toda a humanidade, que se encontrava em uma fase de desenvolvimento que não permitiria a compreensão de tais ensinamentos anteriormente. 

Neste sentido, podemos nos perguntar: quais são os reais objetivos deste Espírito da Verdade: o primeiro é que nos proporciona instrução e orientação, trazendo consolo aos deserdados, incentivo a resignação e a esperança para nunca desanimar na prática do bem. Outro grande objetivo é de lembrar ao humano o combate ao materialismo que ajuda a humanidade a progredir espiritualmente. A doutrina espírita serve como um lembrete da existência de Deus e do amor divino, reunindo o bem que já existe na humanidade. Também O objetivo é que vivos e mortos se socorram mutuamente, com a vida sendo vista como um período para o desenvolvimento de virtudes, sempre destacando a CARIDADE E HUMILDADE. 

Quando buscamos instrução, especialmente com base nas obras básicas da doutrina espírita, compreendemos que o Espírito de Verdade nos apresenta luz e direção para nosso caminho.

Em nossa Casa Espirita Paulo e Estevão, situada em Naviraí MS, todos os sábados, há cursos sobre as obras básicas da doutrina Espírita, por exemplo, faço parte do grupo que estuda o livro A Gênese de Kardec, está sendo um estudo maravilhoso, e no capítulo XVII, sobre as predições do Evangelho, há explicações sobre a Anunciação do Consolador, Kardec afirma no item 40: “O Espiritismo realiza todas as condições do Consolador que Jesus prometeu. Essa doutrina é fruto do ensino coletivo dos espíritos, Ensino a que preside o Espirito de Verdade”.  

E, no Evangelho Segundo o Espiritismo, no Capítulo VI, item 5, temos o ensinamento que “O Deus bom, o Deus grande, que faz germinar as plantas e levanta as ondas, diz: “Vinde a mim, vós que sofreis!” E, também há outro grande ensinamento: Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana. Jesus sendo um espírito puro e elevado, nos ensinou que o importante é o amor e a prática da caridade. A instrução dos espíritos neste item 5, também deixa um apelo aos Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.

No item sete, deste capítulo 7, encontramos outra magnifica lição: Eu sou o grande médico das almas, e venho trazer-vos o remédio que cura. Os fracos, sofredores e enfermos são meus filhos prediletos, e venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, vós que sofreis e que estais sobrecarregados, e sereis aliviados e consolados. 

Pergunto, amigo leitor: Quem é o grande médico das almas? E quem afirmou: Vinde a mim, vós que sofreis? Obviamente que o Espírito de Verdade, Jesus, cumpre a promessa de enviar o Consolador Prometido, de forma que Ele cuida diretamente da vinda do Espiritismo à Terra, sendo que os demais Espíritos que colaboraram na Codificação, tais como, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo, São Luís, Sócrates, Platão, Paulo, São João Evangelista, Erasto, e outros agiram sob a Sua inspiração direta.

Deixo a mensagem de Bezerra de Meneses: “O mundo está repleto de organizações que não resolvem o problema da humanidade. Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça, que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo, que promove a guerra, O ÚNICO REMÉDIO EFICIENTE É O EVANGELHO DE JESUS NO CORAÇÃO HUMANO.

Sejamos defensores da Doutrina Espírita que contribuiu para elevar a nova Humanidade, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela conduta e pelo exemplo e, lembrando Kardec, proclamemos aos problemas do mundo: “Fora do Cristo não há solução”.

Muita luz para todos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA!

  Kardec escreveu este livro em 1868 em Paris, França. RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA! Professor Me. Ciro José Toaldo   Ontem, 22 de no...