segunda-feira, 24 de novembro de 2025

HELENISMO - COM QUESTÕES

 

   Alexandre, o Grande, foi o responsável pela expansão da cultura grega no mundo antigo


FILOSOFIA HELENÍSTICA

O Helenístico foi um período da história grega que se estendeu entre os séculos IV e II a.C.

Foi quando começou a expansão macedônica e a morte de Alexandre, o Grande (um exímio conquistador) é marcado pela difusão da cultura grega pelo Oriente, dando origem a uma nova síntese cultural. Adotando o grego como língua comum, iniciou-se o processo de interpenetração cultural grega e a filosofia, a arte e a ciência são levadas para as regiões conquistadas pelos macedônicos e nas novas cidades fundadas por Alexandre. 

Houve uma forte interação cultural entre a cultura grega e a cultura dos povos orientais, levando à criação de uma nova síntese cultural helenística.  Nos séculos II e I a.C., os reinos helenísticos foram sendo conquistados pelos romanos. Os filósofos desse período buscam a prática da FILOSOFIA e seus ensinamentos objetivam ajudar as pessoas a encontrar a FELICIDADE. Para as diferentes correntes desse período, o modo de alcança-la varia bastante. A ênfase em aspectos práticos, em especial na busca da BOA VIDA, leva a filosofia helenística exercer atração contemporânea.

No Oriente Médio, os centros de cultura helenística foram Alexandria (Egito), Pérgamo (Ásia Menor) e a ilha de Rodes (mar Egeu), tendo grandes palácios de mármore, ruas amplas, escolas, bibliotecas, teatros, academias, museus e Instituto de Pesquisas.

EPICURISMO – O fundador da 1º escola rival da Academia e Liceu foi Epicuro de Samos. Em Atenas fundou a escola chamada de Jardim. Sua doutrina substitui bem pelo prazer e mal pela dor.  A felicidade consiste em assegurar-se com o máximo de prazer e o mínimo de dor, por meio da saúde do corpo e do espírito. Uma vida feliz é aquela em que o prazer é aumentado, e o sofrimento, diminuído.

Esse é enraizado no hedonismo, ou seja, deu origem a uma doutrina filosófica e moral com base no "prazer", modo de obtenção da felicidade humana, ou seja, a felicidade vem de fora de nós. Lucrécio, em Roma, foi o mais célebre continuador de Epicuro.

ESTOICISMO – Essa foi a escola + influente do helenismo. Seu fundador foi Zenão de Citío e foi muito popular no império Romano, tendo Cícero e Sêneca seus seguidores. O estoicismo é conhecido pelas suas teorias éticas, como os epicuristas acreditam que o verdadeiro papel da Filosofia era ensinar a viver uma boa vida.

Para os estoicos, é fundamental diferenciar aquilo que está sob nosso controle daquilo que não está. Podemos controlar nossas ações, pensamentos e emoções.

Os estoicos devem ter a ataraxia: imperturbabilidade/serenidade da alma para ter domínio das paixões, ou seja, a felicidade vem de dentro de nós.

CESTICISMO – fundador foi Pirro de Élis, como Sócrates não deixa escritos; ceticismo foi influente em Roma. Górgias de Leontinos também é considerado um cético. Propõe um constante estado de dúvida, defendendo a hipótese de que não é possível chegar a uma conclusão definitiva sobre a verdade ou um conhecimento específico.

É uma corrente filosófica que se opõe a crenças, opiniões e pensamentos assumidos pelo senso comum como verdades, bem como rejeita dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos.

 O movimento defendido pelos céticos de suspender o julgamento sobre as coisas é chamado de epoché, que significa "colocar entre parênteses" e representa a atitude de não aceitar nem negar uma determinada proposição ou juízo.

Atividade

  1. O que foi o Helenismo?
  2. Que ligação há entre helenismo e Alexandre Magno, o grande?
  3. Por que a filosofia do helenismo exerce atração contemporânea?
  4. Cite os nomes dos centros da cultura helenística.
  5. Em que consiste a filosofia do Epicurismo?
  6. Defina a filosofia Estoica.
  7. Como devemos compreender a corrente filosófica do ceticismo?

8.       Nos nomes colocar a corrente filosófica pertence: 

A- Cícero _____________ 

B. Pirro de Élis ______________

C- Lucrécio ______________ 

D- Górgias de Leontinos _________________ 

E- Zenão de Citío ________________ 

F – Diógenes de Enoanda ____________________ 

G- Marco Aurélio __________________.

 

1. UTFPR – 2016 - Para além das conquistas militares, um dos mais importantes feitos de Alexandre, o Grande, foi favorecer o surgimento de uma nova cultura, com forte influência grega. As cidades de Alexandria, no Egito, Pérgamo, na Antióquia, e a Ilha de Rodes, no Mar Egeu, constituíram-se em centros difusores de novos valores e de novos saberes, que se estenderam pelas artes, pelas ciências e por novas vertentes filosóficas.

O nome dado a essa expressão cultural foi: 

a) modernista. 

b) renascentista. 

c) contemporânea. 

d) realista.  

e) helenística.

 

2. UFSJ - 2012 - Sobre a ética na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:

a) o ideal ético perseguido pelo estoicismo era um estado de plena serenidade para lidar com os sobressaltos da existência.

b) os sofistas afirmavam a normatização e verdades universalmente válidas.

c) Platão, na direção socrática, defendeu a necessidade de purificação da alma para se alcançar a ideia de bem.

d) Sócrates repercutiu a ideia de uma ética intimista voltada para o bem individual, que, ao ser exercida, se espargiria por todos os homens.

 

3. UECE – 2019 -Com a morte de Alexandre, o Grande, iniciou-se a fase conhecida como Helenismo. Considerando os valores e ideais desse período, atente para os seguintes itens:

I. favorecimento da unificação entre a cultura superior e a cultura popular;

II. reforço dos elos entre o indivíduo e a comunidade, repudiando o individualismo;

III. destaque para os ideais filosóficos do epicurismo e do estoicismo.

É correto somente o que consta em:  

a) II e III.            

b) III.              

c) I e II.                

d) I.

 

4. (UFSJ - 2011) Sobre o ceticismo, é CORRETO afirmar que

a) os céticos buscaram uma mediação entre “o ser” e o “poder-ser”.

b) o ceticismo relativo tem no subjetivismo e no relativismo doutrinas manifestamente apoiadas em seu princípio maior: toda interatividade possível.

c) Protágoras (séc. V a.C.), relativista, afirmou que “o Homem só entende a natureza porque o conhecimento emana dela e nela se instala”.

d) Górgias (485-380 a.C.) e Pirro (365-275 a.C.) são apontados como possíveis fundadores do ceticismo absoluto.


 5. A biblioteca de Alexandria exerceu durante certo tempo um papel fundamental para a produção do conhecimento e memória das civilizações antigas, porque: 

A. eternizou o nome de Alexandre, o Grande, e zelou pelas narrativas dos seus grandes feitos.

B. funcionou como um centro de pesquisa acadêmica e deu origem às universidades modernas.

C. preservou o legado da cultura grega em diferentes áreas do conhecimento e permitiu sua transmissão a outros povos.

D. transformou a cidade de Alexandria no centro urbano mais importante da Antiguidade.

E. reuniu os principais registros arqueológicos até então existentes e fez avançar a museologia antiga.

 

6. Não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos grande parte dela. A vida, se bem empregada, é suficientemente longa e nos foi dada com muita generosidade para realização de importantes tarefas. Ao contrário, se desperdiçada no luxo e na indiferença, se nenhuma obra é concretizada, por fim, se não se respeita nenhum valor, não realizamos aquilo que deveríamos realizar, sentimos que ela realmente se esvai. (SÊNECA. Sobre a brevidade da vida. Porto Alegre: L&PM, 2007, p. 26.)

Tendo como base o texto acima, é correto afirmar que:

A. Grande parte da ética apresentada por Sêneca está calcada na aceitação dos valores vigentes e da vida em sociedade de Roma.

B. segundo Sêneca, a vida é breve e que temos que aproveitá-la da melhor maneira possível, inclusive com hábitos hedonistas.

C. podemos encontrar nos escritos de Sêneca a influência da filosofia estoica, principalmente nas regras de vida desenvolvidas por ele.

D. Sêneca desenvolveu seu pensamento sob os pilares da tradição Patrística latina, culminando na construção de um conjunto de regras morais.

 

7. Entre os princípios básicos do estoicismo de Sêneca é correto afirmar que:

A. suportar os limites da vida com a esperança de quem, num determinado momento, alcançará o ideal dado como inatingível

B. recusar os ideais do espírito em nome dos prazeres sensoriais, que devem ser explorados com grande arte e intensidade.

C. encarar a inevitabilidade da morte com a confiança de quem espera realizar o destino da alma na pura transcendência.

D. buscar o sentido maior da vida nas emoções mais fundas do espírito, opondo-as à ordem material do mundo.

E viver em conformidade com os limites humanos, buscando a serenidade e valorizando as experiências do cotidiano.

 

8. A conquista das cidades-Estados gregas pelo Império Macedônico, iniciando o período helenístico, ocorreu após uma guerra interna entre os gregos ter fragilizado sua defesa. Essa guerra ficou conhecida como:

a) Guerras Púnicas.   

b) Guerras Médicas.   

c) Guerra do Golfo.  

d) Guerra do Peloponeso.      

e) Guerra de Troia.

 

9. “Lá fica a casa de Afrodite. Pois tudo que existe pode ser encontrado no Egito: riquezas, esportes, poder, clima agradável, glória, espetáculos, filósofos, joias de ouro, belos jovens, templo dos deuses irmão e irmã, excelente rei, museu, vinho, todos os prazeres que desejais, mulheres em tão grande número que [...] o céu não pode se vangloriar de um igual número de estrelas: e são as mulheres tão bonitas quanto as deusas que, no passado, pediram a Páris para julgar quem era a mais bela.” Herondas, Mimo I, A alcoviteira, v. 26-35. In: SALLES, Catherine. Nos submundos da Antiguidade. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 42.

O texto acima é um dos mimos de Herondas, comédias que retratavam com detalhes a vida urbana, e refere-se à cidade de Alexandria no Egito. Há uma clara referência à mescla cultural entre o Ocidente e o Oriente, ao mostrar a presença da cultura grega em uma cidade localizada no Egito. O texto apresenta os elementos que caracterizaram na Grécia Antiga o período conhecido como:

a) Helenístico.        

b) Clássico.  

c) Minoico.             

d) Homérico.     

e) Arcaico.

10. (Enem 2016) Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo a lei e o costume, nada sendo mais isto do que aquilo. Ele levou uma vida de acordo com esta doutrina, nada procurando evitar e não se desviando do que quer que fosse, suportando tudo, carroças, por exemplo, precipícios, cães, nada deixando ao arbítrio dos sentidos. LAÉRCIO, D. Vidas e sentenças dos filósofos ilustres. Brasília: Editora UnB, 1988. O ceticismo, conforme sugerido no texto, caracteriza-se por:

a) Desprezar quaisquer convenções e obrigações da sociedade.

b) Defender a indiferença e a impossibilidade de obter alguma certeza.

c) Atingir o verdadeiro prazer como o princípio e o fim da vida feliz.

d) Aceitar o determinismo e ocupar-se com a esperança transcendente.

e) Agir de forma virtuosa e sábia a fim de enaltecer o homem bom e belo.

11. (Enem 2014) Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. EPICURO DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.  

b) valorizar os deveres e as obrigações sociais.

c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.  

d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.    

e) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

 

12. (Unisc 2012) Nas suas Meditações, o filósofo estoico Marco Aurélio escreveu: “Na vida de um homem, sua duração é um ponto, sua essência, um fluxo, seus sentidos, um turbilhão, todo o seu corpo, algo pronto a apodrecer, sua alma, inquietude, seu destino, obscuro, e sua fama, duvidosa. Em resumo, tudo o que é relativo ao corpo é como o fluxo de um rio, e, quanto á alma, sonhos e fluidos, a vida é uma luta, uma breve estadia numa terra estranha, e a reputação, esquecimento. O que pode, portanto, ter o poder de guiar nossos passos? Somente uma coisa: a Filosofia! Ela consiste em abster-nos de contrariar e ofender o espírito divino que habita em nós, em transcender o prazer e a dor, não fazer nada sem propósito, evitar a falsidade e a dissimulação, não depender das ações dos outros, aceitar o que acontece, pois tudo provém de uma mesma fonte e, sobretudo, aguardar a morte com calma, pois ela nada mais é que a dissolução dos elementos pelos quais são formados os seres vivos. Se não há nada de terrível para esses elementos em sua contínua transformação, por que, então, temer as mudanças e a dissolução do todo?”  Considere as seguintes afirmativas sobre esse texto:

I. Marco Aurélio nos diz que a morte é um grande mal.   

II. Segundo Marco Aurélio, devemos buscar a fama, a riqueza e o prazer.     

III. Segundo Marco Aurélio, conseguindo fama, podemos transcender a finitude da vida humana.

IV. Para Marco Aurélio, a filosofia é valiosa porque nos permite compreender que a morte é parte de um processo da natureza e assim evita que nos angustiemos por ela.   

V. Para Marco Aurélio, só a fé em Deus e em Cristo pode libertar o homem do temor da morte.   

VI. Para Marco Aurélio, o homem participa de uma realidade divina.                

a) Somente as afirmativas I e V estão corretas.      

b) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

c) Somente as afirmativas IV e VI estão corretas.   

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Somente a afirmativa IV está correta.


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