domingo, 23 de novembro de 2025

RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA!

 

Kardec escreveu este livro em 1868 em Paris, França.

RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Ontem, 22 de novembro, encerramos uma experiência com o estudo do livro de Kardec, intitulado A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo. Recomendo a leitura para os desejos em tirar o seu véu da ignorância e compreender uma outra forma da dimensão bíblica.

Em nosso Centro Espírita Paulo e Estevão de Naviraí MS, nosso grupo de oito criaturas, muito determinadas, aos sábados, das 18h30min até as 20h30min, fizemos um estudo de aprofundamento deste livro de 411 páginas. Também foi instrutora neste estudo, a professora Roseli.

Seguindo todo o roteiro da obra foi possível compreender a dimensão da Gênese na luz do Espiritismo, entendendo que na pura versão bíblica existem muitas alegorias que exigem maior compreensão. Entenda-se que o Espiritismo tem por base a religião, mas ela precisa estar relacionada com a ciência (razão), além da filosofia que leva a profunda reflexão. Portanto, quem deseja estudar A Gênese, a origem de tudo, deve compreender desde as fases da formação da Terra, para poder chegar na Gênese espiritual e fazer uma ampla analogia da Gênese Mosaica. Entenda-se que em nenhum momento deixamos de entender que Deus é o criador de tudo, mas é necessário entender tudo na luz da razão, bem ter clareza de como ocorreu toda a criação em todas as dimensões. Aliás, neste ponto, jamais imaginei que minha formação em História e os estudos sobre as Eras Geológicas fossem estudos com tanto aprofundamento em uma Casa Espírita.  

A segunda parte do estudo é quanto aos milagres de Jesus segundo o Espiritismo. Este é um tema fascinante onde o grupo entendeu que os milagres ocorreram por Jesus ser uma criatura de natureza superior a humana. Todos os milagres de Jesus são explicáveis, para tanto é preciso entender a enorme dimensão e a natureza dos fluídos, do perispírito, além de buscar ter compreensão e explicações de fenômenos sobrenaturais. Enfim, Jesus um ser extraordinário que nos ensinou os motivos de estarmos neste mundo, sobretudo, entender que nosso maior milagre é a vida. E, como estamos agindo e conduzindo este grande milagre?

A última etapa do estudo foi a respeito das predições (as profecias) segundo o Espiritismo. Entendendo que somente os espíritos puros, como Jesus é que possuem uma visão ampla e conseguem ver muito além (como o homem da montanha, colocado por Kardec, no capítulo XVI).

Portanto, como um todo, está obra é um convite para que possamos não discutir, nem debater ou nos enfrentar a respeito de religião, bíblia, teologia ou outras questões ligadas a vida espiritual. O Importante é buscarmos melhorar, evoluir, entender qual o significado profundo de tudo. Compreendendo que nosso verdadeiro progresso é o moral. Portanto, tiremos o véu que nos ver apenas o mundo da ignorância, assim, a libertação da ignorância irá nos preparar para verdadeira evolução. Infelizmente, ainda somos pecadores, sujeitos aos erros, e isto ofusca nossa visão espiritual.

Que Jesus, sua mãe Maria e toda sua falange, bem como Francisco de Assis e todos os outros seres espirituais de grande luz, possam estar em nosso auxilio nesta árdua tarefa de aproveitar essa vida terrena para elevação do nosso campo espiritual.

Gratidão a todo o grupo que esteve presente neste semestre: Emilli, Eron, Fátima, Grasiela, Byllu, Wagner, Edina e Nelcy. Especial a Roseli, juntos conseguimos tornar este curso leve, suave e prazeroso.

Agradecimento muito especial ao casal condutor de nossa Casa Espírita: Nilton e Juliana por confiar em nosso trabalho. Gratidão eterna!  

Foto do nosso grupo que estudou A Gênese no 2º Semestre de 2025
Ficará a saudade!! Gratidão!!
Entrega de certificado aos alunos concluintes do curso: 
Grasiela

As nobres irmãs: Byllu e Fátima

Maria Edina

Obs. Não consegui colocar todas as fotos de quem recebeu o certificado.









 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA!

  Kardec escreveu este livro em 1868 em Paris, França. RELATO DE UMA BOA EXPERIÊNCIA! Professor Me. Ciro José Toaldo   Ontem, 22 de no...